Buscar

Esmalte Dentário ED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Esmalte Dentário
Nome: Mayara Magalhães Brito
 l Unidade - Histologia Oral
Responda as perguntas abaixo:
1. Cite as características do esmalte dental 
 O esmalte dentário ele corresponde a estrutura que recobre a coroa dos dentes, ele se caracteriza por ser um tecido mais mineralizado do nosso organismo. O esmalte ele não é formado pelas células do tecido conjuntivo, o esmalte ele se caracteriza por ser um tecido que se origina a partir de células epiteliais que se originam do ectoderma. Ele possui como característica ser um tecido completamente livre de células quando ele está completamente formado e quando o dente está erupcionado. O esmalte é caracterizado por ser um tecido acelular, avascular e também por ser um tecido não inervado. 
2. Qual a composição do esmalte dentário?
 O esmalte dentário ele tem na sua composição cerca de 97% do seu constituinte inorgânico composto por sais de cálcio e fosfato que em conjunto forma Cristal de hidroxiapatitas, e essa quantidade extremamente grande é que faz o esmalte dentário ser o tecido mais duro do corpo humano. 2% água, 1% material orgânico. 
3. Cite as fases do ciclo de vida dos ameloblastos.
 As células que sintetizam o esmalte passam por um ciclo que compreende as seguintes etapas: morfogénica (pré-ameloblasto), diferenciação (ameloblasto jovem), secreção (ameloblasto secretor ou maduro), maturação e proteção.
4. O que acontece na fase morfogenética? 
 As células que estão compondo o epitélio interno do órgão do esmalte são células cúbicas, entre o epitélio e o ectomesênquima existe uma lâmina basal que é a estrutura que separa todo o tecido conjuntivo de todo o tecido epitelial.
 A fase de morfogenética se inicia quando as células a depender de que grupo de dentes vai se formar, porém se dividir. As células na fase da morfogenética ela tem o formato cúbico, o núcleo dela está próximo a estrutura da lâmina basal que separa o conjuntivo do epitélio, em baixo a papila dentária. 
 Com a parada de mitose as dobras do epitélio interno do órgão do esmalte se constitui na morfodiferenciação, estabelecimento a futura forma da coroa do dente. Quando as células do epitélio interno do órgão do esmalte iniciar o processo de especialização elas entram na segunda fase de vida do ameloblasto.
5. O que acontece na fase de diferenciação?
 Na fase de diferenciação a célula vai sofrer modificação na forma que está cúbica e ela vai iniciar eventos de aumento de tamanho ela vai se transformar numa célula cilíndrica, suas estruturas internas vão mudar de posição de forma que o núcleo agora é numa célula cilíndrica que tem um formato mais elíptico, essa célula é chamada de pré ameloblasto. As células do pé ameloblastos vão produzir no polo distal sinalizadores vai atravessar a lâmina basal e vai atingir as células que estão localizadas abaixo, que são as células que compõem a camada mais externa da papila dentária. As células da papila dentária têm receptores para esses sinalizadores que são produzidos pelo pré ameloblastos. Essas sinalizações para as células da papila dentária vão induzir ela a se aproximarem da lâmina basal e se diferenciarem em odontoblastos. O pré odontoblasto ele é uma célula não totalmente diferenciada, ele é capaz de sintetizar matriz orgânica na dentina. O pré odontoblasto começa a produzir a primeira dentina que se estabelece no dente que a dentina do manto. A dentina do manto possui sinalizadores que vão contra sinalizar para o pré ameloblasto, e isso vai produzir um aumento ainda maior de altura, a célula vai se transformar em uma célula cilíndrica alta.
6. O que acontece na fase secretora?
 O ameloblasto vai começar a produzir esmalte, antes dele secretar o esmalte ele vai lançar enzimas líticas que vai degradar a lâmina basal. Vai gerar um espaço para ele sintetizar o esmalte. Primeiro momento da fase secretora, a célula vai destruir a lâmina basal e vai começar a depositar a primeira camada do esmalte dentário, a primeira camada de esmalte é orgânica composta de proteínas e água.
 Depois que a célula deposita a parte orgânica que são amelogeninas e as não amelogeninas, ele vai começar a lançar para essa região os cristais de hidroxiapatita. Para que o ameloblasto produza a segunda camada da fase secretora, ele vai recuar de dentro para fora, quando eu recuar a primeira camada de esmalte foi depositada, depositou os cristais de hidroxiapatita, amelogeninas e não amelogeninas.
 Quando ele recuar o polo distal dele vai mudar. O nome desse novo formato é processo de tomes, o processo de tomes é uma estrutura cônica na superfície distal do ameloblasto, ele vai determinar uma estrutura cônica sendo que um lado dela é reto e o outro lado é côncavo.
 A reta superfície S – secretora, a côncava superfície N - não secretora. Na superfície N os cristais vão estar bagunçados, só vai ter organização na S.
 Todas as vezes que o ameloblasto recuar até a última camada ele vai manter o processo de Tomes, virando um cilíndrico longo.
7. O que acontece na fase de maturação?
 O ameloblasto perdeu o processo de tomes, apresentando na sua superfície distal plana intercalada com uma superfície ondulada. O esmalte vai tirar a parte orgânica e água e vai começar a bombear cálcio-fosfato para matriz, para os cristais se desenvolverem aumentando o seu tamanho. Tem mais Matriz orgânica do que cristais, na maturação vai inverter onde tinha mais parte orgânica agora tem mais inorgânica. As partes onduladas bombeiam para repor os cristais dentro da Matriz na reta retiram água e matriz orgânica.
 Na fase de maturação vai ter a modificação da característica, ela vai deixar de ser orgânico e se tornar mais inorgânica, crescimento dos cristais, quem produz os dois é o ameloblastos (o liso e ondulado).
8. O que acontece na fase protetora?
 Os ameloblastos vão reduzir significamente a sua altura, as células cilíndricas vão ficar cúbicas. Todas as outras células que são: estrada intermediário, retículo estrelado, epitélio interno do órgão do esmalte, vai coobar, vai virar uma camada de células bem menores só recobrindo as células que vão formar o ameloblasto que estão nessa fase.
 Ameloblasto protetores junto com as outras células vão formar o epitélio reduzido do órgão do esmalte.
 As células cúbicas, quando o dente começa a erupção, elas se transformam em Células pavimentosas. O último momento da vida do ameloblasto, elas são as células pavimentosas. Quando o dente erupcionar, vai aparecer na cavidade oral e esse epitélio reduzido do órgão do esmalte vai se descamar na cavidade oral, vai se perder e o esmalte vai ficar em contato com a saliva.
 Quando o esmalte entra em contato com a saliva, a maturação pode se repetir.
9. O que são estrias de Retzius?
 As estrias de Retzius são linhas incrementais refletindo o crescimento aposicional do esmalte, são visíveis em cortes longitudinais e transversos, caracterizando a superfície externa.
10. O que é a linha neo natal?
 A linha neonatal (LNN) é uma linha evidente em cortes de dentes preparados por desgaste e há relatos de que ela existe na maior parte do esmalte e dentina dos dentes decíduos
11. O que são tufos de esmalte?
 Os tufos do esmalte são grupamentos de prismas do esmalte hipomineralizados (com baixa quantidade de mineração) ricos em proteínas do esmalte. Partem da junção amelodentinária.
12. O que são fusos de esmalte?
 Fusos do esmalte: São prolongamentos que atravessam a JAD, observados sob as cúspides e margens incisais dos dentes, aspecto retilíneo. Lamelas: áreas com maior concentração de matéria orgânica, se estende da junção com a dentina até a superfície do esmalte. São mais estreitas e mais longas que os tufos do esmalte.
13. O que são lamelas de esmalte?
	As lamelas do esmalte são regiões hipomineralizadas que chegam a superfície externa do dente, possuem formade fitas longas.

Continue navegando