Buscar

Garantias ao empregado acidentado

Prévia do material em texto

Garantias ao empregado acidentado
artigo 118 da Lei nº 8.213/91
	O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo de 12 meses, a manutenção de seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independente de percepção de auxílio-acidente. 
	Vale lembrar, que o empregado com estabilidade acidentária só pode ser despedido se cometer uma falta grave, ou seja, ele só pode ser dispensado por justa causa, lá do artigo 482 da CLT.
Requisitos para obter a estabilidade no trabalho
	Para ter direito à garantia de emprego, é obrigatório que o acidentado tenha ficado mais de 15 dias afastado do trabalho, e que tenha dado entrada e receba o benefício acidentário do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). (B91)
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC-ND
Emissão da CAT (Comunicação de Acidente de trabalho)
Todo acidente de trabalho ou doença profissional deverá ser comunicado pela empresa ao INSS. Vale esclarecer que, na negativa de abertura da CAT pelo empregador, ela pode ser aberta pelo médico que atendeu o colaborador, pelo sindicato profissional e, ainda, por próprio trabalhador, através do site do Ministério da Previdência.
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC
Acidente de trajeto é acidente de trabalho?
Art. 21 da Lei nº 8.213 de 24 de julho de 1991. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei: IV – O acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho: d) no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.
Essa lei na prática, equipara o acidente de trajeto aos acidentes de trabalho fora do horário de trabalho. Então, o colaborador teria direito aos mesmos benefícios que são dados a quem sofre acidente de trabalho. (acidente atípico).

Continue navegando