Buscar

AS III EDUCACAO INFANTIL CURRICULO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS III 
PERGUNTA 1
“O desenvolvimento cognitivo depende do envolvimento de várias outras funções e a boa desenvoltura de outras funções que o alicerçam como a linguagem, a coordenação motora e suporte afetivo-emocional. Viver em um ambiente saudável tanto do ponto de vista biológico quanto afetivo é muito importante. Disponibilizar materiais e espaços para fazer com que a criança se aproprie de estímulos que proporcionem avanços cognitivos é primordial.” (Desenvolvimento Cognitivo Infantil, Disponível em: https://neurosaber.com.br/desenvolvimento-cognitivo-infantil-percepcoes-reacoes-e-competencias/. O texto discorre sobre a importância dos estímulos e do afeto na educação infantil e no desenvolvimento cognitivo da criança. Dentro desse pensamento, é CORRETO afirmar que:
	
	a.
	Meios ricos em estímulo e afeto proporcionam uma evolução mais rápida no desenvolvimento das capacidades e habilidades da criança.
	
	b.
	Os grupos culturais, classes sociais e o ambiente em que a criança foi criada não exercem influência sobre seu desenvolvimento cognitivo.
	
	c.
	O uso constante de aparelhos eletrônicos, devido ao seu alto conteúdo de estímulos, é indicado na educação de crianças em fase de aprendizado.
	
	d.
	As crianças apresentam saltos qualitativos com relação ao desenvolvimento cognitivo sempre na mesma idade, sendo o atraso do aprendizado de alguma habilidade indicativo de algum problema.
	
	e.
	Estímulos para o desenvolvimento cognitivo das crianças nunca são demais, não existindo um limite para a sua quantidade.
PERGUNTA II
“O jogo é um instrumento pedagógico muito significativo. No contexto cultural e biológico, é uma atividade livre, alegre que engloba uma significação. É de grande valor social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais, pois favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência, contribui para a adaptação ao grupo, preparando a criança para viver em sociedade, participando e questionando os pressupostos das relações sociais tais como estão postos.” (KISHIMOTO, 1996 p. 26). A presença do lúdico e das brincadeiras apresenta contribuições importantes no processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisso, é INCORRETO afirmar que:
	
	a.
	Desde Froebel e os jardins da infância, mostrava-se a importância do uso de jogos e brinquedos na organização pedagógica do trabalho com as crianças.
	
	b.
	A introdução do conceito de brincadeiras e jogos é incapaz de propiciar um ambiente favorável à produção do conhecimento, visto que geram competição e discordâncias entre os alunos.
	
	c.
	Dentro da importância do lúdico e das brincadeiras para o processo de aprendizagem infantil, é presente nas escolas o espaço da brinquedoteca, um espaço para descobertas, desafios, decisões que auxiliam no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional.
	
	d.
	O brincar favorece uma aprendizagem significativa e prazerosa, capaz de promover a construção de aspectos reflexivos e críticos, além de possibilitar ao educador a elaboração de uma proposta didática eficaz.
	
	e.
	O brincar e o lúdico mostram o mundo da criança, acontecimentos de sua vida, trabalha conflitos e pode dar indícios dos seus sentimentos, como alegria ou sofrimento.
PERGUNTA III
1. Quando uma criança brinca de faz de conta, pode-se dizer que ela está em qual fase do desenvolvimento piagetiano?
	
	a.
	Operações neutras.
	
	b.
	Operações concretas.
	
	c.
	Pré-operatório.
	
	d.
	Sensório-motor.
	
	e.
	Operações formais.
PERGUNTA IV
O método pedagógico de Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. A educadora italiana desenvolveu materiais didáticos que tornam esse processo o mais rico possível e ainda hoje se constituem uma das partes mais conhecidas do seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, que visam provocar o raciocínio. Como, por exemplo, os objetos dourados, pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem. Pensando na aprendizagem por objetos, é correto afirmar que:
	
	a.
	Os objetos na aprendizagem têm o objetivo de criar a educação motora nas crianças, que têm, em geral, um pensamento majoritariamente mais abstrato.
	
	b.
	Os exercícios com objetos têm uma função primordialmente de educação de conceitos abstratos, sendo o desenvolvimento motor secundário à aprendizagem.
	
	c.
	Pés e mãos têm grande destaque nos exercícios, que são bastante sensoriais, fornecendo oportunidade de manipular objetos, desenvolvendo a coordenação.
	
	d.
	Os exercícios de aprendizado por objeto devem ser permeados pela interferência do educador, a fim de que os objetivos de ensino sejam atingidos.
	
	e.
	À escola e ao educador fica restrita a aprendizagem dos conceitos científicos e abstratos, enquanto à família se destina o aprendizado de conceitos concretos e de coordenação motora da criança.

Mais conteúdos dessa disciplina