Buscar

ENADE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA GEOGRAFIA 5 PERÍODO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENADE – CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA – GEOGRAFIA – 5º PERÍODO
· DURANTE SUA VISITA A LONDRES, O MINISTRO DOS ESPORTES, ALDO REBELO, IRONIZOU AS CRÍTICAS DOS INGLESES SOBRE AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE MANAUS, ONDE A SELEÇÃO DA INGLATERRA VAI JOGAR CONTRA A ITÁLIA EM SUA ESTREIA NA COPA, NO DIA 14 DE JUNHO. DURANTE ENTREVISTA COLETIVA NESTA TERÇA-FEIRA (18), REBELO REBATEU AS CRÍTICAS DO TREINADOR DA EQUIPE USANDO BOM HUMOR E DADOS HISTÓRICOS […].
 
“A CIDADE FICA NO MEIO DA SELVA AMAZÔNICA E AS TEMPERATURAS E UMIDADE SÃO MUITO ALTAS, BEM ACIMA DO QUE EM QUALQUER OUTRA REGIÃO DO PAÍS”, AFIRMOU NA ÉPOCA. DURANTE O INVERNO NA REGIÃO, A UMIDADE DO AR PODE CHEGAR A 80%, O QUE PREOCUPA AS EQUIPES.
 
O MINISTRO REBELO LEMBROU QUE O CLIMA AMAZÔNICO NÃO É TOTALMENTE ESTRANHO AOS INGLESES, JÁ QUE DURANTE O IMPÉRIO BRITÂNICO ELES CHEGARAM A CONTROLAR ATÉ A REGIÃO ONDE ESTÁ A GUIANA, HOJE UM PAÍS INDEPENDENTE. ESSE HISTÓRICO IRÁ CONTRIBUIR PARA O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO DOS JOGADORES E COMISSÃO TÉCNICA, NA OPINIÃO DO MINISTRO BRASILEIRO. “É UM CLIMA TROPICAL QUE OS SÚDITOS DA RAINHA JÁ CONHECERAM DURANTE O IMPÉRIO E ONDE O SOL NUNCA SE PÕE”, DISSE REBELO.
 
(PORTAL RFI, 19/03/2014. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PORTUGUES.RFI.FR).
 
O TEXTO ACIMA REVELA UMA POLÊMICA ENVOLVENDO A REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO NA CIDADE DE MANAUS, QUE FOI CRITICADA POR SELEÇÕES ESTRANGEIRAS EM FUNÇÃO DE SUAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS. UM DOS PRINCIPAIS PONTOS APONTADOS É A QUESTÃO DA UMIDADE DO AR, QUE TEM COMO CONSEQUÊNCIA AS TRANSFORMAÇÕES ATMOSFÉRICAS APONTADAS A SEGUIR, EXCETO:
Resposta Marcada :
interrupção prolongada do regime de chuvas
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
· O CLIMA CORRESPONDE AO COMPORTAMENTO DO TEMPO ATMOSFÉRICO DURANTE UM LONGO PERÍODO. COM RELAÇÃO AO CLIMA, ANALISE AS AFIRMATIVAS E ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
I. SÃO FATORES CLIMÁTICOS A LATITUDE, A ALTITUDE, AS MASSAS DE AR, A CONTINENTALIDADE.
II. ILHAS DE CALOR SÃO UM FENÔMENO CLIMÁTICO TÍPICO DE GRANDES AGLOMERAÇÕES URBANAS.
III. A AÇÃO DIFERENCIADA DAS MASSAS DE AR AO LONGO DO ANO É UM DOS FATORES QUE EXPLICAM A VARIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO TEMPO.
IV. A INVERSÃO TÉRMICA É UM FENÔMENO NATURAL QUE PODE OCORRER EM QUALQUER PARTE DO PLANETA E GERALMENTE ACONTECE NO FINAL DA MADRUGADA E NO INÍCIO DA MANHÃ, PRINCIPALMENTE NOS MESES DE INVERNO.
Resposta Marcada :
Todas estão corretas
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
· CIDADES INTELIGENTES SÃO CONHECIDAS POR UTILIZAR A TECNOLOGIA EM PROL DO SEU DESENVOLVIMENTO, REPENSANDO O USO DE ESPAÇOS URBANOS PARA TORNAR A REGIÃO MAIS EFICIENTE E SUSTENTÁVEL. MUITAS CIDADES NO MUNDO GANHARAM O STATUS DE INTELIGENTES E ACABARAM IMPULSIONANDO O MOVIMENTO: SONGDO, NA COREIA DO SUL, E MASDAR, EM DUBAI SÃO DOIS EXEMPLOS.
MAS, PARA JASON POMEROY, ARQUITETO RESPONSÁVEL PELA POMEROY STUDIO, EMPRESA QUE DESENVOLVEU A PRIMEIRA CASA CARBONO-ZERO DA ÁSIA, ACREDITA QUE BARCELONA E AMSTERDÃ SÃO AS CIDADES QUE DEVERIAM SERVIR DE MODELO PARA OUTRAS REGIÕES – ELAS SERIAM, INCLUSIVE, MAIS BEM-SUCEDIDAS QUE SONGDO NA OPINIÃO DO ESPECIALISTA.
PARA POMEROY AS DUAS CIDADES POSSUEM “MAIOR SENSIBILIDADE ÀS NECESSIDADES DAS PESSOAS ALI, PORQUE ELAS EXISTEM A MAIS TEMPO”, DISSE, EM ENTREVISTA À REVISTA ESPECIALIZADA EM ARQUITETURA E DESIGN DEZEEN. ALÉM DISSO, NA OPINIÃO DO ARQUITETO, SONGDO ESTÁ SE TORNANDO ULTRAPASSADA RAPIDAMENTE – APESAR DE SEUS FEITOS IMPRESSIONANTES, COMO UMA INFRAESTRUTURA PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS E SERVIÇO DE DRONES PARA EMERGÊNCIAS.
“A IDEIA ERA QUE, SE VOCÊ INCORPORAR A TECNOLOGIA NO INÍCIO, INCLUIR OPORTUNIDADES PARA BIG DATA E GRANDES TECNOLOGIAS, E COLOCAR UMA QUANTIDADE INCRÍVEL DE INVESTIMENTO GASTOS EM SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E VIGILÂNCIA, A CIDADE SERÁ MAIS INTELIGENTE E AS PESSOAS VÃO AMAR. MAS NÃO É SEMPRE ASSIM QUE ACONTECE”, RELATA.
“QUANDO VOCÊ OLHA PARA A CIDADE AGORA, MUITAS DAS TECNOLOGIAS ESTÃO OBSOLETAS”. NA OPINIÃO DO ESPECIALISTA, AS TECNOLOGIAS PRECISAM SER USADAS COM SABEDORIA, CASO CONTRÁRIO, “VOCÊ ACABARÁ EM UMA SITUAÇÃO ONDE ELA SERÁ OBSOLETA”.
BARCELONA E AMSTERDÃ, POR SUA VEZ, MOSTRAM QUE, PARA TER SUCESSO, A TECNOLOGIA DEVE SER NÃO APENAS FACILITADA PELA ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE, MAS TAMBÉM PRECISA SER ABRAÇADA E CELEBRADA PELOS CIDADÃOS. “AS CIDADES INTELIGENTES MAIS BEM-SUCEDIDAS RECONHECERAM QUE NÃO É UMA ABORDAGEM DE CIMA PARA BAIXO, TAMPOUCO DE BAIXO PARA CIMA, É UMA COMBINAÇÃO DE AMBAS”, ACRESCENTOU POMEROY.
FONTE:  BARCELONA E AMSTERDÃ: MODELOS DE CIDADES INTELIGENTES. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://WWW.TECMUNDO.COM.BR/MOBILIDADE-URBANA-SMART-CITIES/121417-BARCELONA-AMSTERDA-MODELOS-CIDADES-INTELIGENTES.HTM>. ACESSO EM: 15. JUN. 2018 (ADAPTADO).
A PARTIR DA LEITURA DO TEXTO, AVALIE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR.
I. O GRANDE DESAFIO DO MODELO URBANO APRESENTADO NO TEXTO É FAZER COM QUE A TECNOLOGIA NÃO SE TORNE OBSOLETA, BUSCANDO SEMPRE INOVAÇÕES E SUBSTITUIÇÕES COM O QUE HÁ DE PONTA NO MERCADO TECNOLÓGICO, PARA SEMPRE SE REINVENTAR E FUGIR DA OBSOLÊNCIA PROGRAMADA.
II. O GRANDE DESAFIO DO MODELO URBANO APRESENTADO NO TEXTO É FAZER COM QUE TECNOLOGIA DE PONTA UTILIZADA ATENDA ÀS NECESSIDADES E DEMANDAS ESPECÍFICAS DA POPULAÇÃO, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A PARTIR DAS QUESTÕES LOCAIS, NÃO DE MODELOS IMPOSTOS.
III. O GRANDE DESAFIO DO MODELO URBANO APRESENTADO NO TEXTO DE NÃO DEIXAR QUE A TECNOLOGIA SE TORNE OBSOLETA PODE SER RESOLVIDO COM DIÁLOGO ENTRE ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE E A POPULAÇÃO E TOMADA DE DECISÕES EM CONJUNTO ACERCA DO PROJETO TECNOLÓGICO A SER IMPLANTADO.
É CORRETO O QUE SE AFIRMA EM:
Resposta Marcada :
II e III, apenas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
· EM RELAÇÃO AO USO DE SENSORIAMENTO REMOTO EM CLIMATOLOGIA E METEOROLOGIA, É INCORRETO AFIRMAR QUE 
Resposta Marcada :
devido a uma série de fatores que afetam o desempenho dos radares meteorológicos, como o fenômeno conhecido como propagação anômala, as medidas de precipitação por radares meteorológicos não apresentam, quando aplicadas aos modelos de simulação de drenagem urbana, qualidade de resultados superior à obtida com os dados fornecidos por postos meteorológicos por meio de pluviômetros e pluviógrafos.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
Total20 / 20

Continue navegando