Buscar

ATIVIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 – CIÊNCIAS DO AMBIENTE - 54/2021
O Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris são tratados internacionais ambientais que visão recuperar nosso planeta dos prejuízos causados pelas poluições. O protocolo de Kyoto em específico é um tratado internacional com objetivo de diminuir o lançamento de gases causadores do efeito estufa e aquecimento global, foi assinado na cidade de Kyoto, no Japão em 1997, criando a partir daí orientações pra reduzir o impacto desses problemas ao planeta, ao total foram 180 países que assinaram o tratado, sendo a meta individual para cada nação, possuindo três estratégias principais para que cada um chegue a sua meta, a primeira seria a parceria em as nações para elaboração dos projetos, a segunda oferece as nações desenvolvidas adquirir créditos das nações que poluem pouco, e a terceira é o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Já o Acordo de Paris foi assinado em Paris, França em 2015 com principal objetivo de combater o aumento da temperatura terrestre causado pelo aquecimento global, ao total 196 assinaram o acordo, o NDC (contribuição nacionalmente determinada) são as metas que todos os países estabeleceu para cumprir, estas foram apresentadas em 2020, com previsão de revisão dos compromissos estabelecidos a cada cinco anos. 
O Brasil participa de ambos os tratados, tem como uma das grandes prioridades a redução do desmatamento, já que o país possui 16% das florestas mundiais e com esta proteção a uma grande contribuição para controle do efeito estufa, o país já possui uma grande matriz energética renovável sendo uma das maiores do mundo e visa ações para produção de biodiesel e incentivo a energia limpa, possui também as hidroelétricas. O Brasil também esta buscando utilizar a precificação de carbono, um dos principais mecanismos destinados a manter o aumento médio no planeta na faixa de 1,5°C a 2°C.
REFERENCIAS
“Protocolo de Kyoto | história | quer que desenhe | descomplica”; Descomplica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WYRz5CAudYA. Acesso em 29 de novembro de 2021.
“Acordo de Paris para as mudanças climáticas”; WWF-Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DMGmfforM3g. Acesso em 29 de novembro de 2021.
“Países repercutem saída dos EUA do acordo de Paris”; RedeTV! Jornalismo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=u8H3HbV81eY. Acesso em 29 de novembro de 2021.
“Acordo de Paris para as mudanças climáticas”; WWF-Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TH0jk8BFKaA. Acesso em 30 de novembro de 2021.
“5 pontos do relatório da ONU sobre efeitos alarmantes das mudanças climáticas”; BBC News Brasil. Disponível em: https://youtu.be/QsvzipYa9KE. Acesso em 01 de dezembro de 2021.
"Por que 2021 é um ano decisivo para o cumprimento do Acordo de Paris. Disponível em https://revistagalileu. globo.com/Um-So-Planeta/noticia/2021/04/por-que-2021-e-um-ano-decisivo-para-o-cumprimento-do-acordo-de-paris.html. Acesso em 01 de dezembro de 2021.

Continue navegando

Outros materiais