Buscar

exercicos farmacologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

exercicos farmcologia.rtfd/TXT.rtf
Fenilefrina está indicado para o alívio sintomático da congestão nasal e nasofaríngea decorrentes do resfriado comum, sinusite, febre ou outras alergias das vias aéreas superiores.
Dobutamina indicado quando for necessário suporte inotrópico para tratamento de pacientes em que o débito cardíaco é insuficiente para suprir a demanda circulatória.
Atropina é indicado para obtenção de midríase e cicloplegia na oftalmologia, em exames de fundo de olho, exames de refração, para prevenir aderências da íris ao cristalino nas irites, irodiclites e coroidites e nas ceratites.
Neostigmina é indicado em casos de constipação atônica, meteorismo (por exemplo, antes do exame radiológico); atonia intestinal pós- operatória e retenção urinária; miastenia gravis pseudoparalítica; antagonista dos curarizantes (para neutralizar o efeito miorrelaxante do curare e dos preparados do mesmo tipo).
Escopolamina é indicado para pessoas que sofrem com enjoo e mal-estar durante viagem prolongadas, principalmente em rodovias.
Agonistas muscarínicos são atualmente usados no tratamento de distúrbios da bexiga urinária, xerostomia e no diagnóstico de hiperatividade brônquica. Também são utilizados na oftalmologia como agentes mióticos e para o tratamento de glaucoma.
O propanalol . A resposta correta é: antagonista dos receptores adrenérgicos beta não seletivos
O potencial de membrana tem origem quando existe uma diferença na carga elétrica nos dois lados de uma membrana devido a uma divergência na distribuição de íons positivos e negativos em suas duas faces. Essas diferenças podem ocorrer por um bombeamento eletrogênico ativo e por um transporte passivo de íons, sendo os últimos de movimentos de maior contribuição para a manutenção do potencial elétrico de membrana.
bomba de sódio/potássio auxilia na manutenção do equilíbrio osmótico através da membrana celular por baixar a concentração intracelular de sódio (Na+), enquanto a manutenção do repouso da membrana se dá pelo bombeamento de potássio para dentro da célula através da Na+/K+ ATPase e pelos canais de vazamento de potássio (K+), que promovem a permeabilidade dos íons livremente do citosol para o meio extracelular
Antagonistas competitivos de receptores β adrenérgicos, ou β bloqueadores, têm recebido enorme atenção clínica devido à sua eficácia no tratamento da hipertensão arterial, doença isquêmica do coração, insuficiência cardíaca congestiva e certas arritmias, devido à redução da frequência cardíaca e da contratilidade cardíaca.
A ação vascular principal da adrenalina é exercida sobre as artérias menores e esfíncteres capilares, embora veias e grandes artérias também respondam à droga. A adrenalina injetada diminui significativamente o fluxo sanguíneo cutâneo, a constrição de vasos pré-capilares e as vênulas pequenas. Adrenalina é um poderoso estimulante cardíaco; atua diretamente nos receptores β1 predominantes do miocárdio e das células do marca-passo e dos tecidos condutores.
INTRODUÇÃO À FARMACOLOGIA cinza2.gif ¬1.Todos os fármacos novos precisam ter seus princípios ativos registrados no DCB e no DCI, sobre esses órgãos analise as afirmativas:
I. DCB (Denominação Comum Brasileira) surgiu em 1970, sendo responsável pela aprovação da denominação dos fármacos em âmbito nacional.
II. DCB não sofre atualização nacionais o que dificulta o processo de alguns novos fármacos no mercado.
III. DCI (Denominação Comum Internacional) responsável pela denominação em âmbito Internacional uniformizando as informações.
É correto o que se afirma:I, apenas.I, II e III, apenas.peq_ok.gif ¬I e III, apenas.III, apenas.I e II, apenas.Data Resp.: 29/10/2023 15:43:26
Explicação:
DCB (Denominação Comum Brasileira) surgiu em 1970, sendo responsável pela aprovação da denominação dos fármacos em âmbito nacional. Sofre constantes atualizações para ajudar a uniformizar as nomenclaturas dos fármacos.
 cinza2.gif ¬2.Adaptado de: ADM&TEC - Órgão: Prefeitura de Teotônio Vilela - AL- 2019.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os testes pré-clínicos não fornecem informações sobre os efeitos dos novos fármacos.
II. As equipes das Unidades de Saúde da Família não devem realizar o cadastramento das famílias em sua área de abrangência.
Marque a alternativa CORRETA:As duas afirmativas são verdadeiras.A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.peq_ok.gif ¬As duas afirmativas são falsas.A afirmativa II justifica a I.Data Resp.: 29/10/2023 15:43:45
Explicação:
A resposta correta é: As duas afirmativas são falsas.
PROCESSOS FARMACOCINÉTICOS cinza2.gif ¬3.A farmacocinética analisa todo caminho que o fármaco percorre até chegar seu local de ação. Para que o fármaco chegue ao seu destino ele passa por diferentes barreiras celulares. Sobre esse contexto, analise as alternativas abaixo:
 
Permeação e grau de ionização são barreiras importantes.
Na permeabilidade seletiva da bicamada lipídica existem 2 mecanismos de transporte de fármaco.
No transporte ativo do fármaco não há gasto de energia.
No transporte passivo do fármaco há gasto de energia.
 
É correto o que se afirma:peq_ok.gif ¬I e IIII, II, III e IVI, II e IIIpeq_nao.gif ¬III e III e IVData Resp.: 29/10/2023 15:44:30
Explicação:
A permeação dos fármacos pode ser realizada através de dois mecanismos: Mecanismos passivos sem necessidade de gasto de energia e mecanismos ativos com a necessidade de gasto de energia.
 cinza2.gif ¬4.(ITEP_RN/2021) Durante o processo de metabolismo dos fármacos, as isoformas do citocromo 450 (CYP450) podem sofrer inibição ou indução. Diante disso, caso ocorra a inibição da isoforma responsável por metabolizar um fármaco X, o que pode ocorrer?Um redirecionamento da ação do fármaco X pela inibição das isoformas do CYP450.peq_nao.gif ¬Uma diminuição da ação do fármaco X pela inibição das isoformas do CYP450.Uma estabilização da ação do fármaco X pela inibição das isoformas do CYP450.Um aumento da eliminação do fármaco X pela inibição das isoformas do CYP450.peq_ok.gif ¬Um aumento da ação do fármaco X pela inibição das isoformas do CYP450.Data Resp.: 29/10/2023 15:45:36
Explicação:
A biotransformação dos fármacos é majoritariamente realizada pelo fígado e ocorre por reações de fase 1 (oxidação, redução, hidrólise, e por ação das enzimas citocromo P450) e reações de fase 2 (conjugação). Como já relatado anteriormente, o TGI pode metabolizar fármacos, além de outros tecidos, como o pulmão, o rim e até mesmo as enzimas presentes no sangue; por isso, são chamadas de vias secundárias.
PROCESSOS FARMACODINÂMICOS cinza2.gif ¬5.Os receptores podem ser considerados como qualquer componente macromolecular funcional do organismo, normalmente sendo representado por uma proteína. Além disso, podem ser também partes de complexos lipoproteicos, (principalmente de membranas celulares), enzimas, canais transportadores, como os ácidos nucléicos, (principalmente para os quimioterápicos). Assinale a alternativa que representa o tipo de receptor que apresenta papel fundamental no sistema de transmissão de sinais intercelulares, através dos íons sinalizadores por um mecanismo de "comporta" ou "portão".Receptores nucleares.peq_nao.gif ¬Receptores antagonistas.Receptores Guanilil Ciclase.peq_ok.gif ¬Receptores de canais iônicos.Receptores enzimáticos.Data Resp.: 29/10/2023 15:46:10
Explicação:
Os canais iônicos atuam nas células como portões que, de modo seletivo, permitem a passagem de determinados íons. Existem os canais controlados por ligantes, que se abrem quando agonistas se ligam e, por isso, são propriamente classificados como receptores; e os canais controlados por voltagem, que são regulados, não por ligação de um agonista, mas por alterações no potencial transmembrana.
 cinza2.gif ¬6.De maneira geral, a ação dos fármacos se inicia com uma ligação química do fármaco com o seu receptor, e seu efeito está relacionado à alteração da velocidade ou da magnitude de uma resposta celular intrínseca, sem produzir reações diferentes das específicas
daquela célula/órgão. 

Sobre a interação fármaco-receptor, analise as afirmativas a seguir:

I. Agonista é um fármaco que se liga a receptores fisiológicos mimetizando os efeitos dos compostos endógenos (agonistas endógenos). Os fármacos desse grupo podem ser classificados como agonistas primários, quando se ligam no mesmo sítio de reconhecimento do composto endógeno, e alostéricos quando se ligam em regiões diferentes, conhecidas como sítios alostéricos.
 
II. Antagonistas são fármacos que bloqueiam ou reduzem a ação de um agonista. Os antagonistas também podem ser alostéricos, por combinação com o agonista (químico), por efeitos celulares ou fisiológicos diferentes (funcional).
 
 III. Agonistas parciais são fármacos que mostram apenas eficácia parcial, e agonistas inversos estabilizam o receptor em uma conformação inativa.
 

Assinale a alternativa correta:Apenas a I está correta.Apenas I e III estão corretas.peq_nao.gif ¬Apenas a II está correta.Apenas I e II estão corretas.peq_ok.gif ¬I, II e III estão corretas.Data Resp.: 29/10/2023 15:47:03
Explicação:
Receptores agonistas exercem uma ação similar à exercida pelo ligante endógeno no receptor. Ligando-se na mesma região que os ligantes endógenos são descritos como agonistas primários; caso a ligação seja em outra região do receptor, diferente da região de ligação do ligante endógeno, são definidos como agonistas alostéricos. Receptores antagonista normalmente apresentam ação que deriva de uma competição entre o fármaco antagonista e o agonista endógeno pelo mesmo sítio no receptor (antagonismo competitivo). Outras vezes, por ligação em um sítio diferente, em que a ligação do antagonista gera uma modificação no receptor que diminui a ligação do agonista (antagonismo alostérico).
FARMACOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO E MOTOR SOMÁTICO cinza2.gif ¬7.A adrenalina tem um efeito poderoso no corpo, aumentando a frequência cardíaca, a pressão arterial, o fluxo sanguíneo para os músculos e o nível de glicose no sangue, enquanto ao mesmo tempo diminui a atividade do sistema digestivo. Isso prepara o corpo para enfrentar situações de perigo iminente, permitindo que ele lide com as ameaças de forma mais eficaz. Qual é o principal receptor ativado pela adrenalina nos tecidos efetores?Receptor alfa-1.peq_nao.gif ¬Receptor alfa-2.Receptor nicotínico.Receptor beta-2.peq_ok.gif ¬Receptor beta-1.Data Resp.: 29/10/2023 15:47:28
Explicação:
A ação vascular principal da adrenalina é exercida sobre as artérias menores e esfíncteres capilares, embora veias e grandes artérias também respondam à droga. A adrenalina injetada diminui significativamente o fluxo sanguíneo cutâneo, a constrição de vasos pré-capilares e as vênulas pequenas. Adrenalina é um poderoso estimulante cardíaco; atua diretamente nos receptores β1 predominantes do miocárdio e das células do marca-passo e dos tecidos condutores.
 cinza2.gif ¬8.A neostigmina é um fármaco que interfere no sistema nervoso parassimpático e pode ser utilizado em situações nas quais há comprometimento da ativação da junção neuromuscular como na miastenia gravis. Esse fármaco é utilizado, pois:Age como agonista de receptores nicotínicospeq_nao.gif ¬Mimetiza a ação da acetilcolina ligando-se aos receptores muscarínicosBloqueia a ação da acetilcolinaAumenta o número de receptores de acetilcolinapeq_ok.gif ¬Tem ação anticolinesterásicaData Resp.: 29/10/2023 15:47:50
Explicação:
A resposta correta é: Tem ação anticolinesterásica
FÁRMACOS COM AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA cinza2.gif ¬9.A sinalização celular dos GC é efetuada por:Enzimas citoplasmáticas ligadas à via glicolítica.Receptores acoplados a canais iônicos.Receptores membranares ligados à proteína G.peq_ok.gif ¬Receptores intracelulares que controlam a expressão gênica.Receptores solúveis ligados à cascata do complemento.Data Resp.: 29/10/2023 15:48:05
Explicação:
A resposta correta é: Receptores intracelulares que controlam a expressão gênica.
ANTIBIÓTICOS cinza2.gif ¬10.Paciente masculino, pardo, 60 anos, portador de DPOC, há 4 dias com febre não aferida, tosse produtiva com expectoração amarelada e dispneia aos pequenos esforços. O paciente é admitido na UTI para tratamento de pneumonia comunitária grave com vancomicina e amoxicilina-clavulanato. Após 24 horas do referido tratamento o paciente apresenta quadro de intensa vermelhidão nas pernas, braços, barriga, pescoço e face; coceira nas regiões avermelhadas; inchaço aos redor dos olhos; e espasmos musculares. Assinale a opção que melhor representa hipótese diagnóstica e mecanismo:Síndrome de Johnson.peq_ok.gif ¬Síndrome do homem vermelho, degranulação mastocística.Reação anafilática à vancomicina.peq_nao.gif ¬Síndrome do homem vermelho, trombocitopenia induzida por anticorpos.Síndrome de Reye, vaso dilatação periférica.Data Resp.: 29/10/2023 15:48:36
Explicação:
A resposta correta é: Síndrome do homem vermelho, degranulação mastocística.
  
__MACOSX/exercicos farmcologia.rtfd/._TXT.rtf
exercicos farmcologia.rtfd/peq_ok.gif
__MACOSX/exercicos farmcologia.rtfd/._peq_ok.gif
exercicos farmcologia.rtfd/cinza2.gif
__MACOSX/exercicos farmcologia.rtfd/._cinza2.gif
exercicos farmcologia.rtfd/peq_nao.gif
__MACOSX/exercicos farmcologia.rtfd/._peq_nao.gif

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando