Buscar

Princípios bíblicos para uma vida financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Princípios financeiros para o cristão
“Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem meios para a concluir?” (Lucas 14.28).
→ É Deus que ordena os passos dos Justos
I. De onde vem os 100%?
Tudo pertence a Deus, inclusive nós somos propriedade de Deus e somente Ele é o único provedor (Fp 4.19). De 100% Ele permitiu que seus filhos ficassem com 90%. Essa decisão é um ato de confiança, pois Ele nos vê como seus mordomos (Lc 12.42). Ele É Justo e Fiel! Ser mordomo significa administrar os bens alheios, pois tudo o que temos, na verdade não é nosso – É do Senhor! Assim, devemos colocar Deus em primeiro lugar (Mt 6.33).
II. Por que dizimar, ofertar e ajudar ao próximo?
Dizimamos e ofertamos porque não queremos ser vistos, por Deus, como ladrões (Malaquias 3.8). Todo discípulo de Jesus precisa ter a compreensão desse ato profético (Provérbios 3.9-10). Quando cumprimos essa ordenança Deus decide defender, pessoalmente o que é Seu. Ele mesmo repreende o devorador (Malaquias 3.10-11). 
Porém, não dizimamos e ofertamos para que Deus aumente nosso patrimônio, e sim como uma forma de Deus aumentar o patrimônio d’Ele, sob nossa mordomia (Mateus 25.14-30). 
Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus (1 Jo 3.17)
O que fazer com os 90%
“Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes” (1 Timóteo 6.7-8). 
· Ordene suas prioridades (Mt 6.33)
· Faça um orçamento detalhado (Lc 14.28)
· Anote tudo o que você gasta (Pv 21.5)
· Avalie criteriosamente os seus gastos (Pv 14.15)
Consumo X Consumismo 
O problema do consumismo começa quando a compra vira vício. Já comprou algo por impulso? Não usou o que comprou? Isso pode ser indício de uma compulsão. Existe um termo bíblico para isso – COBIÇA (Tiago 1.14).
Não somos o que temos
Sistemas de Créditos
“O endividamento pessoal, o crediário sem fim e as compras a prazo deturpam a condição humana. O trabalho se torna uma obrigação, a de saldar as dívidas do consumo, em vez do contrário: O consumo deveria ser a recompensa merecida pelo trabalho feito e não um novo tipo de escravidão”[footnoteRef:2]. [2: Artigo “Drowning in Debt” (afogado em dívidas) na Revista US and World Report] 
I. Fiança/Ser fiador
A Bíblia não dá conselhos favoráveis sobre isso. Portanto, devemos fugir desta situação (Provérbios 6.1-5; 11.15; 17.18).
II. Empréstimo
Nada devemos dever, a não ser o amor (Romanos 13.8). A Bíblia nos autoriza a emprestar, porém não se deve esbanjar de forma excessiva. Quando emprestamos algo temos que estar prontos para perdoar as dívidas (Deuteronômio 15.1-2 e Mt 6.12).
“Confia ao Senhor as tuas obras, 
e teus pensamentos serão estabelecidos” (Pv 16.3)
“... porque já aprendi a contentar-me com o que tenho” (Filipenses 4.11b).

Continue navegando