Buscar

1 Posturas no trabalho

Prévia do material em texto

Posturas no trabalho:
Quais problemas podem gerar e prevenção
Posturas no trabalho
O cuidado com a postura é essencial e deve ser tomado não, apenas, no trabalho, mas em qualquer ambiente e na produção de quaisquer atividades. 
Os vícios posturais podem ser responsáveis por diferentes patologias, gerando grandes desconfortos e, em muitos casos, quadros graves de saúde.
Dores nas costas
É um dos mais comuns. Independentemente da profissão, muitas são as queixas de funcionários com dores nas costas. Quando o indivíduo passa, por exemplo, muitas horas sentado, em frente ao computador e com uma má postura é natural o surgimento das dores.
Hérnia de disco
LER: Lesão por esforço repetitivo
O uso excessivo e por longo período de algumas ferramentas no trabalho, como o mouse e o teclado, somado à postura incorreta acabam provocando a lesão, geralmente, nas mãos ou nos braços.
A LER causa inflamação, dor e, dependendo do caso, há a necessidade de imobilização do membro afetado.
Lesão por esforço repetitivo
Lesão por esforço repetitivo
DORT: Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho
Lesões em tendões, músculos, articulações e nervos provocadas por esforços repetitivos, excesso de peso ou manutenção de postura inadequada durante o trabalho.
Se manifestam principalmente nos membros superiores, ombro e pescoço, mas também podem aparecer na coluna e joelho.
Cifose torácica
Ocorre, principalmente, em asmáticos que, em virtude das dificuldades respiratórias, acabam adquirindo uma postura incorreta para conseguir respirar enquanto realizam suas atividades.
Tenossinovite
Também é bastante comum e um processo inflamatório da membrana que recobre o tendão, que pode evoluir para espasmos de dor.
Posturas inadequadas no trabalho também podem gerar fadiga (reduzindo o rendimento), escoliose e hiperlordose (desvios na coluna) e dor de cabeça.
 Escoliose Hiperlordose
prevenção
Para se prevenir, é preciso praticar exercícios físicos que estimulem a correção postural, como alongamento ou Pilates, além de respeitar os próprios limites. 
Fazer pausas periódicas é essencial para quem trabalha sentado. 
É preciso se levantar de hora em hora, por uns cinco minutos, isso ativa a circulação e melhora a nutrição celular.
Prevenção

Mais conteúdos dessa disciplina