Buscar

AV1 - Gestão de Projetos (EPR20)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1O planejamento estratégico é de fundamental importância em uma empresa, para que a esta possa alcançar seus objetivos. Assim, temos que as estratégias podem ser colocadas em operação através de processos e de projetos. Com base no conceito de projetos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Projetos são únicos, com início, meio e fim bem definidos. ( ) Projetos são um conjunto de atividades executadas de forma repetitiva, seguindo um fluxo básico. ( ) Projetos tratam-se de um conjunto de atividades coordenadas e se utilizam dos recursos organizacionais para alcançar um objetivo. ( ) Projetos são pontuais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - V - V - F.
C
V - F - V - V.
D
F - F - V - V.
2Ao utilizarmos o termo "projeto" em língua portuguesa, temos duas conotações, em que, nesta disciplina, podemos associar à execução de processos gerenciais a fim de alcançar um resultado. Sendo que para a execução desses processos gerenciais, um gerente de projetos necessita de algumas características inter-relacionadas. Diante do exposto, sobre as características inter-relacionadas inerentes a um gerente de projetos, analise as sentenças a seguir: I- Habilidades Gerenciais. II- Conhecimento técnico na área. III- Ser um expert na área. IV- Habilidades interpessoais. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II, III e IV estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
3Por maiores que sejam os esforços empregados no gerenciamento de projetos, se não houver um modelo a ser seguido, a empresa acaba tendo que lidar com inconsistências, retrabalhos e atrasos. Por isso, adotar um modelo de projetos proporciona maior agilidade e organização ao planejamento. A gestão eficiente de projetos compreende diversas fases: iniciação; planejamento; execução; controle; encerramento. Sobre cada fase, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Encerramento é a fase de entrega e avaliação do produto ou serviço. ( ) Execução é a fase de execução das atividades conforme planejamento prévio. ( ) Iniciação é a fase de levantamento de requisitos e análise de viabilidade. ( ) Controle é a fase de elaboração do plano do projeto, servindo de orientação para toda a gestão do projeto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
V - V - V - F.
C
F - F - V - V.
D
F - V - V - F.
4O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) nos traz um conjunto de boas práticas voltadas à área de gestão de projetos. Com base na classificação do PMBOK para o grupo de processos de planejamento, analise as sentenças a seguir: I- Ele é o maior grupo em número de processos e destina-se a um esforço cognitivo. II- Projetos com ampla base história exigem pouco esforço do grupo de processos de planejamento. III- O grupo de processos de planejamento é onde os pacotes de trabalho serão executados pelas pessoas designadas. IV- Quando falamos de projetos sem base histórica, deve haver apenas um breve esforço de planejamento, seguindo rapidamente para etapa de execução. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
Somente a sentença II está correta.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
As sentenças I e IV estão corretas.
5Em gestão de projetos, há diversas tipologias para se caracterizar um projeto de modo a determinar quais instrumentos gerenciais devem ser utilizados e em quais contextos. Dentre essas tipologias, temos com uma das principais o grau de conhecimento que temos do projeto. Com base grau de conhecimento de um projeto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Em projetos que não possuem base histórica, é possível determinar de forma análoga e comparativa quais foram os principais fatores críticos de sucesso dos projetos anteriores. ( ) Em projetos de construção civil, normalmente já possuem uma ampla base histórica, pois baseiam-se em um padrão já existente. ( ) A escolha de instrumentos gerenciais, em projetos que se têm uma ampla base histórica, normalmente é baseada no controle. ( ) Projetos de inovação tecnológica ou desenvolvimento de novos produtos normalmente não possuem uma ampla base histórica. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - V.
B
V - V - V - F.
C
F - F - V - F.
D
V - F - F - V.
6
Na gestão de projetos para dar conta dos processos aplica-se o Detalhamento da Estrutura Analítica do Projeto (EAP). Por meio do EAP consegue-se observar a interligação entre os objetivos do projeto e a dinâmica da gestão ao longo da programação deste. Para isso o EAP considera o fluxograma tanto das entradas como das saídas das atividades e processos, conforme a sequência de tempos programados, devendo se interligar todos os recursos necessários com seus respectivos custos e riscos de execução. Sobre o uso do EAP, analise as afirmativas a seguir:
I- O uso do EAP facilita entender os diferentes níveis de detalhamento que os projetos possuem ao longo da vida destes.
II- Com o uso de EAP fica mais fácil fazer mudanças nos tempos de duração das atividades conforme as demandas operacionais que na empresa possam surgir.
III- O uso do EAP é um facilitador para atribuir responsabilidades nas diversas atividades a serem feitas ao longo da vida do projeto.
IV- O EAP é um facilitador para identificar as diferentes interfaces e eventos que vão acontecendo conforme o projeto vai se executando.
V- O EAP é de grande apoio para identificar o uso de recursos necessários, mas em função de sua necessidade de se focar na estrutura analítica do projeto, não consegue identificar os riscos que possam vir acontecer.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II e III estão corretas.
B
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C
As afirmativas II e IV estão corretas.
D
As afirmativas I, III e V estão corretas.
7Quando falamos de ciclo de vida em projetos, estamos nos referindo à sequência de eventos previsto neste projeto. No que diz respeito ao ciclo de vida em projetos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O ciclo de vida iterativo é indicado para projetos com uma ampla base histórica. ( ) Quando o projeto é executado em fases, estamos nos referindo ao ciclo de vida clássico. ( ) A fase de um projeto é encerrada com um marco. ( ) O ciclo de vida clássico, em projetos, é indicado para aqueles projetos sem uma base histórica adequada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
V - V - V - F.
C
F - V - V - F.
D
F - F - V - F.
8Ao planejar um projeto, deparamos com condições que podem impedir o sucesso desse projeto. Chamamos de restrições tríplices do projeto as variáveis tempo, os recursos disponíveis e a qualidade. Se realizarmos um projeto com qualidade e com os recursos disponíveis, porém num tempo além do planejado, pode-se perder o objetivo do projeto. O mesmo ocorre se realizamos o projeto no tempo planejado com os recursos disponíveis, mas sem a qualidade definida no escopo. Quando estamos definindo o sequenciamento, o período das atividades e controle do cronograma, estamos falando de qual restrição?
A
Da variável recursos disponíveis.
B
Da variável qualidade e recursos disponíveis.
C
Da variável tempo.
D
Da variável qualidade.
9Os projetos privados podem ter diversas finalidades, desde um empreendimento para desenvolver um novo produto, com toda a análise de marketing e ampliação da produção; até projetos de curto prazo (vários meses), para implantar um novo aplicativo na área de produção. Mas todos eles devem cumprir um cronograma de execução e possuem características que conseguem definir eles. Com relação à definição de projeto, assinale a alternativa CORRETA:
A
O projeto está associado à ideia de dar conta de uma necessidade ou oportunidade; assim, por meio do projeto, pode-se desenvolver objetivos claros a serem atingidos dentro de um tempo determinado de execução de atividades.
B
O projetopode ser interpretado como um processo para executar planos de ação de cunho meramente operacionais com foco no aprimoramento da gestão.
C
O projeto determina a execução de um orçamento de ideias envolvendo um complexo leque de fatores tanto do ambiente interno como externo das empresas, lidando com tarefas cotidianas que toda empresa possui.
D
O projeto é a execução de uma série de ideias a serem determinadas conforme as necessidades ou oportunidades do cotidiano operativo das empresas.
10Normalmente, muitas pessoas confundem processos e projetos em empresas. Dizem que estão realizando ou executando um projeto, o que na verdade é um processo. Projeto é um novo desenvolvimento ou novo produto feito pela empresa. Processos são atividades regulares na empresa, que são vistas e compreendidas facilmente. Dessa forma, assinale a alternativa CORRETA:
A
Como exemplo de projeto, pode-se dizer de uma indústria automobilística que está desenvolvendo um carro novo; do contrário, se já está em linha de produção, dizemos que é um processo.
B
Como exemplo de processo, podemos dizer de uma indústria automobilística que está desenvolvendo um carro novo, do contrário se já está em linha de produção, dizemos que é um projeto.
C
São exemplos de projetos uma produção em série de refrigerantes, peças, produtos químicos.
D
Como exemplo de processo, podemos citar uma produção em série de refrigerantes, peças, produtos químicos, desenvolvimento de um novo produto.

Outros materiais