Buscar

A4 GESTÃO DE ENFERMAGEM IBMR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A qualidade sempre foi discutida em relação a serviços industriais e produtos, mas com o passar do tempo começou a ser exigida em outros setores, como os serviços de saúde. A qualidade, hoje, que é exigida nos serviços de saúde visa buscar meios de atender os pacientes com qualidade em relação aos profissionais qualificados, técnicas dos procedimentos atualizadas, equipamentos e tecnologia de ponta.
Diante disso, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta. 
Resposta correta
A busca pela qualidade nos serviços de saúde passa hoje por mudanças constantes, sempre atualizando o serviço e renovando os equipamentos.
A farmácia de um hospital recebeu ao final da tarde uma medicação que exige refrigeração. O novo funcionário recebeu a medicação, porém não se atentou que ela necessitava de resfriamento e a manteve na prateleira convencional junto com outros medicamentos. Ao final do plantão, o funcionário da noite chegou e foi conferir se havia chegado alguma medicação que estava sem estoque e viu o erro cometido, abrindo um chamado, pois a medicação estaria perdida devido à falta de resfriamento.
Diante disso, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
1 - ( ) O funcionário que cometeu o erro deveria ter passado por treinamento, não podendo ficar sozinho no setor até que o treinamento acabasse.
2 - ( ) A responsabilidade é apenas da transportadora que não avisou que o material era refrigerado.
3 - ( ) A transportadora, junto com o funcionário que recebeu a medicação, deveria ter verificado a nota fiscal e as recomendações de armazenamento juntos, evitando o erro.
4 - ( ) A unidade de saúde deveria ter um sistema que diferenciasse as medicações especiais que necessitam de armazenamento específico das outras que são inespecíficas.
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta: 
Resposta correta
V, F, V, V.
Alguns instrumentos são desenvolvidos com a finalidade de dar suporte ao gestor a probabilidade de mensurar, avaliar e recomendar soluções aos problemas que intervêm na performance e no resultado das empresas. Além disso, aumentar a qualidade dos serviços prestados, a partir da identificação de problemas. Essas ferramentas são primordiais para o Controle de Qualidade
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
1 - ( ) O histograma é capaz de identificar a frequência que um certo dado aparece em um grande conjunto de dados.
2 - ( ) O diagrama de correlação estabelece correlação entre duas variáveis.
3 - ( ) O diagrama de causa-efeito faz o levantamento das possíveis soluções dos problemas (causas dos problemas).
4 – ( ) O fluxograma é uma forma de organizar e descreve o processo de forma simplificada e visual.
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta: 
Resposta correta
V, V, F, V.
Os serviços de saúde necessitam de uma avaliação constante para realizar a mensuração das metas e também dos principais objetivos estabelecidos pela instituição de saúde. A avaliação fornece informações que têm relação direta com o poder de decisão, permitindo que as decisões sejam mais assertivas. Diante disso, há necessidade de padronização do processo de acreditação e, para isso, são estabelecidas diversas diretrizes e um fluxo para facilitar esse processo.
Sobre essas diretrizes, podemos afirmar: 
Resposta correta
A Instituição responsável pela acreditação precisa de coletar informações sobre a instituição de saúde, analisando os dados e liberando a acreditação, que tem um prazo de validade e deve ser renovada periodicamente.
As instituições de prestação de serviços de saúde pública precisam de realizar a acreditação para que possa funcionar na prestação de serviços à população. Mas as empresas particulares também podem realizar a solicitação, sendo avaliadas e se atenderem a todos os critérios necessários recebem a acreditação, devendo também passar por validação periódica como as instituições públicas. Quando essas instituições são aprovadas elas devem respeitar algumas premissas.
Sobre essas premissas, analise as afirmativas a seguir:
I - A Instituição acreditadora deve enviar para a instituição que deseja ser acreditada um questionário para coleta preliminar de informações e solicitar a documentação mínima exigida.
II - A instituição de saúde necessita realizar o pagamento de uma taxa de inscrição junto à ONA, no valor de 50% do valor total a ser a ser pago para a Instituição Acreditadora contratada.
III - A empresa que realiza a acreditação deve, primeiramente, realizar a análise e após ser concluída a validação, evoluir para o processo contratual.
IV - A Organização Prestadora de Serviços de Saúde opta por uma Instituição Acreditadora, não sendo necessária uma instituição respaldada pela ONA.
Está correto o que se afirma em: 
Resposta correta
I e III.
Resposta correta: o processo de acreditação é iniciado com o pedido da instituição que quer ser creditada. Ela recebe um formulário que tem as informações mínimas necessárias e também deve enviar os documentos mínimos como o alvará de funcionamento da Organização Prestadora de Serviços de Saúde; a licença sanitária e o registro do responsável técnico no Conselho Regional de Medicina para a empresa que irá realizar a acreditação. O processo se dá por análise de todos os documentos e quando concluído que a validação está pertinente, então, segue para o processo contratual da acreditação da instituição de saúde. 
A acreditação hospitalar fornece informações sobre a qualidade da instituição de saúde, uma vez que são realizadas algumas exigências mínimas para que a unidade hospitalar receba a acreditação, mas essa acreditação pode ser tanto brasileira, quanto internacional. Normalmente, as instituições de excelência passam pelo processo de acreditação nacional e buscam a aprovação também internacional, passando, assim, a integrar uma rede que visa um padrão de alta qualidade tanto nas práticas, na administração, nos cuidados e na tecnologia oferecida aos pacientes.
Sobre as empresas de acreditação hospitalar internacional, podemos afirmar: 
Resposta correta
Joint Commission Internacional é uma empresa americana, sendo um dos mais importantes órgãos de acreditação de serviços de saúde no mundo, estando presente em mais de 90 países.
Resposta correta: a Joint Commission International é uma empresa americana presente em vários países e que busca compartilhar práticas internacionais, aumentando o nível de qualidade nas unidades hospitalares creditadas. 
Quando pensamos em programas de qualidade, necessitamos de algumas ferramentas que auxiliam as transformações no ambiente de trabalho. Dente essas ferramentas, temos o programa 5S, que tem como base cinco conceitos que buscam mudanças nas práticas e rotinas, a fim de manter a ordem e a limpeza no ambiente de trabalho. O nome 5S é creditado aos cinco sensos que compreendem o programa.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
1 - ( ) Seiri é um dos 5S atribui aquilo que pode ser eliminado, ou seja, priorizar aquilo que é útil e eliminar o desnecessário, com o objetivo de potencializar o aproveitamento do espaço físico disponível e reduzir o manuseio do dispensável.
2 - ( ) Seiton é a arrumação relativa à organização física das coisas em seus respectivos lugares, visando evitar o desperdício.
3 - ( ) Seiketsu é o senso de saúde, relacionado a contemplação do Seiso, Seiton e Seiri.
4 - ( ) Shitsuke é o quinto S, estando relacionado à disciplina, que visa buscar hábito constante, sem realizar a aplicação na prática dos outros 4S.
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta. 
V V V F
Resposta incorreta: a alternativa 1 está correta, pois o seiri é atribuído aquilo que pode ser eliminado, sendo que o que não é desnecessário pode ser eliminado. A alternativa 2 é correta, pois o seiton corresponde à arrumação relativa do espaço físico, evitando o desperdício de tempo, materiais, espaço e aumentando a segurançapara o trabalho dos profissionais. A afirmativa 3 é correta, pois o seiketsu é a descrição de saúde, relacionado a contemplação dos 3S (Seiso, Seiton e Siiri). A afirmativa 4 está incorreta, pois ela relaciona a disciplina dos outros 4S, visando colocar eles como um hábito constante, nos programas de gerência e organização do serviço de saúde. 
A administração de riscos agrupa atuações ajustadas que buscam conservar e evitar que a instituição seja atingida pelas divergências que surgem durante seu percurso. O ISO 31000 define risco como a incerteza sobre algo e a gestão dos riscos como as atividades destinadas a sistematizar e organizar as atividades, no que se refere aos riscos existentes. A norma ISO 31000 coloca princípios mínimos que precisam ser adotados pelas organizações com a finalidade de operacionalizar a gestão de riscos de maneira aceitável.
Sobre esses princípios, podemos afirmar que: 
Resposta correta
A gestão de riscos não é uma forma isolada de ação.
Resposta correta: a gestão de riscos é de um conjunto de processos organizacionais, não sendo algo isolado, mas, sim, uma forma integrada com outras atividades. Nessa gestão é importante que os colaboradores se sintam responsáveis pelos cuidados e mudanças necessárias. 
A segurança do paciente é tema central em todos os serviços de saúde, pois ela faz parte do atendimento de qualidade. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 36/2013, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que estabelece ações sobre a segurança do paciente em serviços de saúde, a fim de termos uma padronização e um norteamento para os profissionais de saúde que realizam o atendimento direto aos pacientes.
De acordo com a RDC nº 36/2013 (ANVISA, 2013), analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
1 - ( ) Elaborar mecanismos e verificar não conformidades em procedimentos e processos, visando propor ações preventivas e corretivas.
2 - ( ) Elaborar, estabelecer e promover o Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, sempre atualizado.
3 - ( ) Não estabelecer nenhuma barreira de prevenção de incidentes nos serviços de saúde.
4 - ( ) Ignorar os dados sobre incidentes e eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde, pois eles não têm informações relevantes.
ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº. 36 de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. DOU. Nº 143 (jul. 2013), Seção I, p.32-33. Brasília: ANVISA, 2013.
Assinale a alternativa com a sequência correta. 
Resposta correta
V, V, F, F.

Outros materiais