Buscar

prova braile faveni

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – O SISTEMA BRAILLE
· De acordo com a apostila, sobre a leitura braille. Marque V para as alternativas verdadeiras eFpara as falsas.   (  ) Para que se consiga ler o sistema braille, a maioria dos leitores com deficiência visual, utilizam a ponta do dedo indicador de ambas as mãos, ou seja, esquerda e direita. ( ) Ainda, algumas pessoas utilizam o dedo médio ou anelar, ao invés de utilizar o indicador, de modo que os leitores mais experientes usualmente utilizam o dedo indicador da mão direita, por meio de uma leve pressão sobre os pontos em relevo, o que lhes permite uma ótima percepção, ou seja, identificação ou discriminação dos símbolos braille. (  ) A identificação acontece por meio da estimulação consecutiva dos dedos pelos pontos em relevo, e é essa estimulação que ocorre muito mais quando se movimenta a mão ou mãos sobre cada linha escrita a partir de um movimento da esquerda para a direita. ( ) Para que a leitura tátil ocorra de forma coerente, os pontos em relevo devem ser precisos bem como o seu tamanho máximo não deve exceder a área da ponta dos dedos que serão utilizados para realizar a leitura.
Resposta F, V, V, V
· De acordo com o que ensina a apostila: O sistema braille, é elaborado, por meio de um arranjo de seis pontos em relevo, os quais se encontram dispostos em duas colunas verticais de três pontos, sendo que, seis pontos formam o que se convencionou chamar:
Resposta Cela braille.
· O sistema braille foi introduzido no Brasil, no ano de 1850, por:
Resposta José Alvares de Azevedo.
· Cada sinal gráfico em Braille é definido a partir de uma matriz de 2 colunas e 3 linhas, formando uma “cela” e cada cela terá 6 casas. Em cada casa dessa matriz há exclusivamente duas opções: ou é apresentado um ponto em alto-relevo ou um ponto plano. Diante disso, de acordo com o que ensina a apostila, o alfabeto básico do sistema braille possui:
Resposta 23 caracteres, com as letras estrangeiras K, W e Y.
· O inventor do sistema Braille foi?
Resposta Louis Braille.
· São sinais que tem a função de transformar o som da letra, igualmente denominados de notações ortográficas, são os: Acentos: agudo, circunflexo, grave. Sinais: til, cedilha, trema e apóstrofo. Este conceito pertence:
Resposta Ao denominado diacríticos.
· De acordo com o que ensina a apostila, o que se entende por deficiência visual:
Resposta A deficiência visual denota um comprometimento total ou parcial na estrutura e funcionamento do sistema visual, podendo provocar no indivíduo a incapacidade de ver ou de ver bem.
· Leia os textos e julgue as alternativas.   Texto 1   A reglete de mesa é composta por uma prancheta chamada de mesa e uma reglete, ou seja, régua-guia que conta com pinos na parte inferior para que ela seja presa a prancheta. O papel é introduzido entre a parte inferior e superior da régua, permitindo a marcação dos caracteres em relevo pressionando-se o papel com o punção.  Texto 2  A reglete de bolso é um produto prático e muito fácil de ser transportado. Esse modelo funciona da mesma forma que o modelo de mesa, entretanto, ele é composto apenas da régua-guia e um punção, ou seja, não possui prancheta, conforme a ilustração acima.
Resposta O texto 1 e o texto 2 são verdadeiros, e estabelecem relações entre eles.
· Em relação a circulação dos deficientes visuais nos espaços públicos externos, como calçadas, a atenção e os cuidados com a mobilidade das pessoas com deficiência não se esgotam na instalação dos pisos táteis. A implantação de faixas livres, também devem seguir padrões de modo a favorecer o acesso e a circulação dos usuários. Sobre o assunto: I – Calçadas, passeios e vias exclusivas de pedestres devem incorporar faixa livre com largura máxima recomendável de 1,50m, sendo o máximo admissível de 1,20m e altura livre mínima de 2,10m; II – As faixas livres devem ser completamente desobstruídas e isentas de interferências, tais como vegetação, mobiliário urbano, equipamentos de infraestrutura urbana aflorada (postes, armários de equipamentos, e outros), orlas de árvores e jardineiras, rebaixamentos para acesso de veículos, bem como qualquer outro tipo de interferência ou obstáculo que reduza a largura da faixa livre.   III – A sinalização tátil no piso pode ser do tipo de alerta ou direcional. Ambas devem ter cor contrastante com a do piso adjacente, e podem ser sobrepostas ou integradas ao piso existente atendendo às seguintes condições; IV – Quando sobrepostas, o desnível entre a superfície do piso existente e a superfície do piso implantado deve ser enfado e não exceder 2 mm. Quando integradas, não deve haver desnível. A sequência CORRETA é:
Resposta II, III e IV
· O processo de aprendizagem da criança com deficiência visual, se fará por meio dos outros sentidos (tato, olfato, audição, paladar), que pode ser explorado com materiais de textura, tamanho e formas diferentes. Como a criança cega não tem a naturalidade da experiência de imitar o ato de escrever do colega de classe, ela tem certa desvantagem no momento da alfabetização. De acordo com o que diz a apostila, essa afirmação é:
Resposta Verdadeira

Continue navegando