Buscar

Medicamentos sob regime especial de controle ATIVIDADES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Medicamentos sob regime especial de controle
 
1)A Portaria SVS/MS nº 344/1998 regulamenta vários parâmetros para a prescrição e para a venda de medicamentos sob regime especial de controle, determinando que a receita médica dos medicamentos com substâncias das listas A1, A2, A3, B1, B2, C2 e C3 seja acompanhada de notificação de receita (NR), que deve ser preenchida pelo profissional prescritor. Essa notificação, padronizada pela portaria, apresenta cores distintas, as quais variam conforme a lista de que faz parte a substância prescrita, sendo CORRETO afirmar que:
a) a NRde cor amarela corresponde aos entorpecentes (listas A1 e A2) e aos psicotrópicos (lista A3).
Os entorpecentes das listas A1 e A2 e os psicotrópicos lista A3, para serem dispensados, precisam da N de cor amarela, além da receita.
R:a receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional, por 10 dias a contar da data de sua emissão.
3)O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC para farmácias e drogarias é um sistema de informação de vigilância sanitária para a escrituração de dados de produção, manipulação, distribuição, prescrição, dispensação e consumo de medicamentos e insumos farmacêuticos. Com relação ao SNGPC escolha a afirmativa correta:
R: Efetivado o credenciamento no SNGPC, o Certificado de Escrituração Digital deve ser impresso e permanecer à disposição para fins de fiscalização.
4)Segundo a Resolução-RDC Nº 20, de 5 de maio de 2011, que dispõe sobre o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição, isoladas ou em associação, assinale a alternativa correta.
R:Não há limitação do número de itens contendo medicamentos antimicrobianos prescritos por receita.
.5)Segundo a Portaria Nº 6, de 29 de janeiro de 1999, que aprova a Instrução Normativa da Portaria SVS/MS nº 344/1998, que instituiu o Regulamento Técnico das substâncias e medicamentos sujeitos ao controle especial, a autorização especial (AE) será concedida aos estabelecimentos que exercerão atividades relacionadas às substâncias constantes das listas da Portaria SVS/MS nº 344/98 e de suas atualizações, bem como os medicamentos que as contenham. Qual alternativa a seguir contém somente estabelecimentos considerados isentos de AE e que possam trabalhar com os medicamentos das listas da Portaria 344 e suas atualizações?
R:Farmácia, drogaria e unidade de saúde que dispensem medicamentos em suas embalagens originais adquiridos no comércio nacional.

Outros materiais