Logo Passei Direto
Buscar

Prova de Direito Trabalhista UNAMA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os recursos trabalhistas encontram fundamento tanto na Consolidação das Leis do Trabalho quanto no Código de Processo Civil, contudo, há que observar as distinções entre o processo do trabalho e o processo civil. Uma das diferenciações refere-se aos prazos recursais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução aos recursos, assinale a afirmativa que apresenta os prazos recursais no âmbito trabalhista:
1. Regra geral, os recursos terão o prazo de 8 (oito) dias, exceto os embargos de declaração, que possui o prazo de 5 (cinco) dias.
2. Regra geral, os recursos no processo do trabalho terão os mesmos prazos dos recursos processuais civis.
3. Os recursos no processo do trabalho possuem o prazo comum de 7 (sete) dias.
4. Os recursos processuais civis têm o prazo de 8 (oito) dias e os processuais trabalhistas, 15 (quinze) dias.
5. Regra geral, os recursos terão o prazo de 15 (quinze) dias.

Considerando o conteúdo estudando qual recurso é cabível das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos do Trabalho, no prazo de 8 (oito) dias:
1. Revista.
2. Ordinário.
3. Agravo de Petição.
4. Embargos.
5. Agravo de Instrumento.

Na hipótese da disponibilização de sentença na sexta-feira, com publicação na segunda-feira e não havendo qualquer feriado ou ausência de expediente durante o prazo recursal, o último dia de prazo para a interposição de Recurso Ordinário será:
1. Segunda-feira da semana seguinte à da publicação.
2. Terça-feira da semana seguinte à da publicação.
3. Sexta-feira da semana da publicação.
4. Quarta-feira da semana seguinte à da publicação.
5. Correta: Quinta-feira da semana seguinte à da publicação.

A penhora no processo de execução trabalhista tem como conceito o investimento contra os bens do executado, sendo eles suficientes para que seja paga a dívida em favor do exequente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a penhora, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A penhora pode ser por nomeação, coerção, apreensão e averbação.
II. ( ) São bens penhoráveis os instrumentos móveis que sejam utilizados ao exercício do executado, como livros, maquinas, ferramentas etc.
III. ( ) Os automóveis e imóveis são considerados bens penhoráveis, mas aeronaves e navios são considerados bens impenhoráveis.
1. V, F, V.
2. V, V, V.
3. V, F, F.
4. F, F, F.
5. F, F, V.

O instituto dos embargos da execução consiste na possibilidade de defesa do executado após garantida a execução ou penhorados os bens, conforme estabelece o caput do art. 884 da Consolidação das Leis de Trabalho.
Considerando essas informações narradas e o conteúdo estudado sobre os embargos à execução, o prazo da impugnação aos embargos à execução, de acordo com a CLT é de:
1. dez dias.
2. 48 horas.
3. cinco dias.
4. 15 dias.
5. oito dias.

Na execução trabalhista, se o executado não conseguir realizar o pagamento de sua dívida, nem conseguir garanti-la de outro modo o próximo passo da execução será a penhora.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a penhora, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) São impenhoráveis os móveis e as utilidades domésticas do executado que estão em sua residência;
II. ( ) São impenhoráveis os instrumentos para o exercício da profissão do executado, como livros, maquinas, ferramentas etc;
III. ( ) São impenhoráveis os vencimentos, subsídios, pensões, salários, ganhos do trabalhador autônomo, até quanto bastem;
IV. ( ) São impenhoráveis as quantias que foram depositadas em caderneta de poupança até quanto bastem.
1. V, F, F, V.
2. V, F, V, F.
3. V, V, V, F.
4. F, F, V, V.
5. V, V, F, F.

Os recursos são baseados em princípios próprios que regem os procedimentos e as formas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os princípios recursais trabalhistas, pode-se afirmar que os princípios que regem os recursos são:
1. O princípio do devido processo legal, do direito de ação e da dignidade humana.
2. O princípio do duplo grau de jurisdição e da fungibilidade recursal apenas.
3. O princípio da igualdade dos particulares perante o Estado, do devido processo e da publicidade.
4. O princípio da responsabilidade objetiva e da igualdade das pessoas políticas.
5. O princípio do duplo grau de jurisdição, da taxatividade, da unirecorribilidade e da fungibilidade recursal.

O recurso de revista está previsto no art. 896 da Consolidação das Leis do Trabalho e é utilizado para reformar decisões proferidas pelas turmas do Tribunal Superior do Trabalho como recurso ordinário, em dissídio individual, e pelos Tribunais Regionais do Trabalho.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o recurso de revista, pode-se afirmar que o prazo do recurso de revista:
1. É comum de 5 (cinco) dias.
2. É comum de 8 (oito) dias.
3. É comum de 15 (quinze) dias.
4. É comum de 7 (oito) dias.
5. É comum de 10 (dez) dias.

Os embargos de terceiros tratam-se de instituto do Direito Processual Civil, também aplicável ao Direito Processual Trabalhista, que envolve diversas peculiaridades que refletem profundamente no contexto da prática trabalhista, especialmente no que diz respeito aos legitimados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os embargos de terceiro, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) De acordo com a previsão do Código de Processo Civil, os embargos de terceiros serão distribuídos por dependência;
II. ( ) É legitimado dos embargos de terceiro o cônjuge ou companheiro, quando defende a posse de bens próprios ou de sua meação;
III. ( ) O terceiro proprietário é considerado pelo Código de Processo Civil como legitimado para opor embargos de terceiro;
IV. ( ) É legitimado o irmão, na hipótese em que defende a posse de bens próprios, conforme dispõe a Consolidação das Leis de Trabalho.
1. V, V, V, F.
2. V, F, V, V.
3. F, V, V, F.
4. V, F, F, V.
5. F, F, V, V.

A investigação acerca do instituto da impugnação à sentença liquidação é fundamental no contexto da disciplina de Recursos e Execução Trabalhista, uma vez se relaciona não apenas com o Direito Processual Trabalhista, mas também com o constitucionalismo contemporâneo, embasado na proteção aos direitos fundamentais e no princípio da dignidade da pessoa humana.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a impugnação da sentença de liquidação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A liquidação da sentença poderá ocorrer por meio de três modalidades: cálculo, arbitramento ou artigos;
II. ( ) É facultado à liquidação modificar ou inovar a sentença liquidada, conforme expressa disposição legal;
III. ( ) É vedado à liquidação de sentença discutir matéria pertinente à causa principal;
IV. ( ) O cálculo das contribuições previdenciárias devidas trata-se de matéria que deverá ser abrangida pela liquidação.
1. F, V, V, F.
2. F, V, F, V.
3. V, V, V, F.
4. Correta: V, F, V, V.
5. V, F, F, V.

A fraude à execução está disciplinada expressamente no art. 792 do Código de Processo Civil Brasileiro. Dentre as modalidades de fraude à execução, o inciso II prevê a situação na qual “tiver sido averbada, no registro do bem, a pendência do processo de execução, na forma do artigo 828.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fraude à execução, o prazo legal para o terceiro adquirente opor embargos de terceiro é de:
1. dez dias.
2. Correta: 15 dias.
3. oito dias.
4. 48 horas.
5. cinco dias.

O recurso de revista é próprio do processo do trabalho e regulamentado somente por sua legislação, não utilizando do Código de Processo Civil como fonte subsidiária. Para que o recurso seja conhecido, é preciso que o recorrente cumpra com certos requisitos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o recurso de revista, é possível afirmar que entre os requisitos de admissibilidade estão:
1. Trecho da decisão objeto do recurso, contrariedade ao dispositivo de lei de forma generalizada e abstrata, transcendência, relevância social e econômica e procuração outorgada aos advogados.
2. Incorreta: Tempestividade, petição recursal acompanhada das razões do recurso, preparo no montante igual ao valor da causa, transcendência e relevância jurídica.
3. Contestação, parte da decisão que viola o dispositivo de lei, preparo de 50%, cópia do recurso ordinário e prequestionamento, transcendência e relevância econômica e religiosa.
4. Tempestividade, razões do recurso, petição inicial, procuração outorgada aos advogados, comprovação de depósito de 50% do preparo e declaração de hipossuficiência do reclamante.
5. Tempestividade, petição recursal acompanhada das razões do recurso com a demonstração do cabimento e trecho da decisão objeto de prequestionamento.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Os recursos trabalhistas encontram fundamento tanto na Consolidação das Leis do Trabalho quanto no Código de Processo Civil, contudo, há que observar as distinções entre o processo do trabalho e o processo civil. Uma das diferenciações refere-se aos prazos recursais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução aos recursos, assinale a afirmativa que apresenta os prazos recursais no âmbito trabalhista:
1. Regra geral, os recursos terão o prazo de 8 (oito) dias, exceto os embargos de declaração, que possui o prazo de 5 (cinco) dias.
2. Regra geral, os recursos no processo do trabalho terão os mesmos prazos dos recursos processuais civis.
3. Os recursos no processo do trabalho possuem o prazo comum de 7 (sete) dias.
4. Os recursos processuais civis têm o prazo de 8 (oito) dias e os processuais trabalhistas, 15 (quinze) dias.
5. Regra geral, os recursos terão o prazo de 15 (quinze) dias.

Considerando o conteúdo estudando qual recurso é cabível das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos do Trabalho, no prazo de 8 (oito) dias:
1. Revista.
2. Ordinário.
3. Agravo de Petição.
4. Embargos.
5. Agravo de Instrumento.

Na hipótese da disponibilização de sentença na sexta-feira, com publicação na segunda-feira e não havendo qualquer feriado ou ausência de expediente durante o prazo recursal, o último dia de prazo para a interposição de Recurso Ordinário será:
1. Segunda-feira da semana seguinte à da publicação.
2. Terça-feira da semana seguinte à da publicação.
3. Sexta-feira da semana da publicação.
4. Quarta-feira da semana seguinte à da publicação.
5. Correta: Quinta-feira da semana seguinte à da publicação.

A penhora no processo de execução trabalhista tem como conceito o investimento contra os bens do executado, sendo eles suficientes para que seja paga a dívida em favor do exequente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a penhora, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A penhora pode ser por nomeação, coerção, apreensão e averbação.
II. ( ) São bens penhoráveis os instrumentos móveis que sejam utilizados ao exercício do executado, como livros, maquinas, ferramentas etc.
III. ( ) Os automóveis e imóveis são considerados bens penhoráveis, mas aeronaves e navios são considerados bens impenhoráveis.
1. V, F, V.
2. V, V, V.
3. V, F, F.
4. F, F, F.
5. F, F, V.

O instituto dos embargos da execução consiste na possibilidade de defesa do executado após garantida a execução ou penhorados os bens, conforme estabelece o caput do art. 884 da Consolidação das Leis de Trabalho.
Considerando essas informações narradas e o conteúdo estudado sobre os embargos à execução, o prazo da impugnação aos embargos à execução, de acordo com a CLT é de:
1. dez dias.
2. 48 horas.
3. cinco dias.
4. 15 dias.
5. oito dias.

Na execução trabalhista, se o executado não conseguir realizar o pagamento de sua dívida, nem conseguir garanti-la de outro modo o próximo passo da execução será a penhora.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a penhora, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) São impenhoráveis os móveis e as utilidades domésticas do executado que estão em sua residência;
II. ( ) São impenhoráveis os instrumentos para o exercício da profissão do executado, como livros, maquinas, ferramentas etc;
III. ( ) São impenhoráveis os vencimentos, subsídios, pensões, salários, ganhos do trabalhador autônomo, até quanto bastem;
IV. ( ) São impenhoráveis as quantias que foram depositadas em caderneta de poupança até quanto bastem.
1. V, F, F, V.
2. V, F, V, F.
3. V, V, V, F.
4. F, F, V, V.
5. V, V, F, F.

Os recursos são baseados em princípios próprios que regem os procedimentos e as formas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os princípios recursais trabalhistas, pode-se afirmar que os princípios que regem os recursos são:
1. O princípio do devido processo legal, do direito de ação e da dignidade humana.
2. O princípio do duplo grau de jurisdição e da fungibilidade recursal apenas.
3. O princípio da igualdade dos particulares perante o Estado, do devido processo e da publicidade.
4. O princípio da responsabilidade objetiva e da igualdade das pessoas políticas.
5. O princípio do duplo grau de jurisdição, da taxatividade, da unirecorribilidade e da fungibilidade recursal.

O recurso de revista está previsto no art. 896 da Consolidação das Leis do Trabalho e é utilizado para reformar decisões proferidas pelas turmas do Tribunal Superior do Trabalho como recurso ordinário, em dissídio individual, e pelos Tribunais Regionais do Trabalho.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o recurso de revista, pode-se afirmar que o prazo do recurso de revista:
1. É comum de 5 (cinco) dias.
2. É comum de 8 (oito) dias.
3. É comum de 15 (quinze) dias.
4. É comum de 7 (oito) dias.
5. É comum de 10 (dez) dias.

Os embargos de terceiros tratam-se de instituto do Direito Processual Civil, também aplicável ao Direito Processual Trabalhista, que envolve diversas peculiaridades que refletem profundamente no contexto da prática trabalhista, especialmente no que diz respeito aos legitimados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os embargos de terceiro, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) De acordo com a previsão do Código de Processo Civil, os embargos de terceiros serão distribuídos por dependência;
II. ( ) É legitimado dos embargos de terceiro o cônjuge ou companheiro, quando defende a posse de bens próprios ou de sua meação;
III. ( ) O terceiro proprietário é considerado pelo Código de Processo Civil como legitimado para opor embargos de terceiro;
IV. ( ) É legitimado o irmão, na hipótese em que defende a posse de bens próprios, conforme dispõe a Consolidação das Leis de Trabalho.
1. V, V, V, F.
2. V, F, V, V.
3. F, V, V, F.
4. V, F, F, V.
5. F, F, V, V.

A investigação acerca do instituto da impugnação à sentença liquidação é fundamental no contexto da disciplina de Recursos e Execução Trabalhista, uma vez se relaciona não apenas com o Direito Processual Trabalhista, mas também com o constitucionalismo contemporâneo, embasado na proteção aos direitos fundamentais e no princípio da dignidade da pessoa humana.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a impugnação da sentença de liquidação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A liquidação da sentença poderá ocorrer por meio de três modalidades: cálculo, arbitramento ou artigos;
II. ( ) É facultado à liquidação modificar ou inovar a sentença liquidada, conforme expressa disposição legal;
III. ( ) É vedado à liquidação de sentença discutir matéria pertinente à causa principal;
IV. ( ) O cálculo das contribuições previdenciárias devidas trata-se de matéria que deverá ser abrangida pela liquidação.
1. F, V, V, F.
2. F, V, F, V.
3. V, V, V, F.
4. Correta: V, F, V, V.
5. V, F, F, V.

A fraude à execução está disciplinada expressamente no art. 792 do Código de Processo Civil Brasileiro. Dentre as modalidades de fraude à execução, o inciso II prevê a situação na qual “tiver sido averbada, no registro do bem, a pendência do processo de execução, na forma do artigo 828.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fraude à execução, o prazo legal para o terceiro adquirente opor embargos de terceiro é de:
1. dez dias.
2. Correta: 15 dias.
3. oito dias.
4. 48 horas.
5. cinco dias.

O recurso de revista é próprio do processo do trabalho e regulamentado somente por sua legislação, não utilizando do Código de Processo Civil como fonte subsidiária. Para que o recurso seja conhecido, é preciso que o recorrente cumpra com certos requisitos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o recurso de revista, é possível afirmar que entre os requisitos de admissibilidade estão:
1. Trecho da decisão objeto do recurso, contrariedade ao dispositivo de lei de forma generalizada e abstrata, transcendência, relevância social e econômica e procuração outorgada aos advogados.
2. Incorreta: Tempestividade, petição recursal acompanhada das razões do recurso, preparo no montante igual ao valor da causa, transcendência e relevância jurídica.
3. Contestação, parte da decisão que viola o dispositivo de lei, preparo de 50%, cópia do recurso ordinário e prequestionamento, transcendência e relevância econômica e religiosa.
4. Tempestividade, razões do recurso, petição inicial, procuração outorgada aos advogados, comprovação de depósito de 50% do preparo e declaração de hipossuficiência do reclamante.
5. Tempestividade, petição recursal acompanhada das razões do recurso com a demonstração do cabimento e trecho da decisão objeto de prequestionamento.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
0,5/0,5
Nota final: 0,5 pontos de 0,5 pontos possível(eis)
Os recursos trabalhistas encontram fundamento tanto na Consolidação das Leis do Trabalho quanto no Código de Processo Civil, contudo, há que observar as distinções entre o processo do trabalho e o processo civil. Uma das diferenciações refere-se aos prazos recursais. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução aos recursos, assinale a afirmativa que apresenta os prazos recursais no âmbito trabalhista:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
Regra geral, os recursos terão o prazo de 8 (oito) dias, exceto os embargos de declaração, que possui o prazo de 5 (cinco) dias.
Resposta correta
2. 
Regra geral, os recursos no processo do trabalho terão os mesmos prazos dos recursos processuais civis.
3. 
Os recursos no processo do trabalho possuem o prazo comum de 7 (sete) dias.
4. 
Os recursos processuais civis têm o prazo de 8 (oito) dias e os processuais trabalhistas, 15 (quinze) dias.
5. 
Regra geral, os recursos terão o prazo de 15 (quinze) dias.
2. Pergunta 2
0/0,5
Nota final: 0 ponto de 0,5 pontos possível(eis)
Considerando o conteúdo estudando qual recurso é cabível das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos do Trabalho, no prazo de 8 (oito) dias:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Revista.
2. 
Ordinário.
Resposta correta
3. 
Incorreta: 
Agravo de Petição.
4. 
Embargos.
5. 
Agravo de Instrumento.
3. Pergunta 3
0,5/0,5
Nota final: 0,5 pontos de 0,5 pontos possível(eis)
Na hipótese da disponibilização de sentença na sexta-feira, com publicação na segunda-feira e não havendo qualquer feriado ou ausência de expediente durante o prazo recursal, o último dia de prazo para a interposição de Recurso Ordinário será:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
Quinta-feira da semana seguinte à da publicação.
Resposta correta
2. 
Segunda-feira da semana seguinte à da publicação.
3. 
Terça-feira da semana seguinte à da publicação.
4. 
Sexta-feira da semana da publicação.
5. 
Quarta-feira da semana seguinte à da publicação.
4. Pergunta 4
0/0,5
Nota final: 0 ponto de 0,5 pontos possível(eis)
A penhora no processo de execução trabalhista tem como conceito o investimento contra os bens do executado, sendo eles suficientes para que seja paga a dívida em favor do exequente. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a penhora, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A penhora pode ser por nomeação, coerção, apreensão e averbação. 
II. ( ) São bens penhoráveis os instrumentos móveis que sejam utilizados ao exercício do executado, como livros, maquinas, ferramentas etc. 
III. ( ) Os automóveis e imóveis são considerados bens penhoráveis, mas aeronaves e navios são considerados bens impenhoráveis. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V.
2. 
V, V, V.
3. 
V, F, F.
Resposta correta
4. 
Incorreta: 
F, F, F.
5. 
F, F, V.
5. Pergunta 5
0,5/0,5
Nota final: 0,5 pontos de 0,5 pontos possível(eis)
O instituto dos embargos da execução consiste na possibilidade de defesa do executado após garantida a execução ou penhorados os bens, conforme estabelece o caput do art. 884 da Consolidação das Leis de Trabalho. Dessa forma, tal instituto busca a concretização dos direitos fundamentais estabelecidos pela Constituição Federal de 1988. 
Considerando essas informações narradas e o conteúdo estudado sobre os embargos à execução, o prazo da impugnação aos embargos à execução, de acordo com a CLT é de:
Ocultar opções de resposta 
1. 
dez dias.
2. 
48 horas.
3. 
Correta: 
cinco dias.
Resposta correta
4. 
15 dias.
5. 
oito dias.
6. Pergunta 6
0/0,5
Nota final: 0 ponto de 0,5 pontos possível(eis)
A liquidação de sentença ocorre na fase após o trânsito em julgado do processo de conhecimento, a saber, entre a fase de conhecimento e a fase de execução. Tal fase pressupõe a decisão que foi exarada na fase do conhecimento buscando transformar o que foi decidido em valor. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a liquidação de sentença, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Na liquidação busca-se transformar todo o direito que foi decidido anteriormente; 
II. ( ) Na liquidação busca-se modificar o direito da fase do conhecimento; 
III. ( ) Na liquidação busca-se rediscutir toda a matéria de direito da fase executiva; 
IV. ( ) A liquidação tem como formas o cálculo, o artigo e o arbitramento; 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Incorreta: 
F, F, V, V.
2. 
F, V, V, F.
3. 
V, V, F, F.
4. 
V, F, F, V.
Resposta correta
5. 
V, F, V, V.
7. Pergunta 7
0/0,5
Nota final: 0 ponto de 0,5 pontos possível(eis)
Na execução trabalhista, se o executado não conseguir realizar o pagamento de sua dívida, nem conseguir garanti-la de outro modo o próximo passo da execução será a penhora. Na penhora os bens do executado serão nomeados quanto bastem até o pagamento do valor da condenação, que seguirão uma ordem preferencial para o pagamento. Todavia, alguns bens não poderão ser incorporados a esse rol de penhora para o pagamento da dívida do executado, são os bens inalienáveis. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a penhora, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) São impenhoráveis os móveis e as utilidades domésticas do executado que estão em sua residência; 
II. ( ) São impenhoráveis os instrumentos para o exercício da profissão do executado, como livros, maquinas, ferramentas etc; 
III. ( ) São impenhoráveis os vencimentos, subsídios, pensões, salários, ganhos do trabalhador autônomo, até quanto bastem; 
IV. ( ) São impenhoráveis as quantias que foram depositadas em caderneta de poupança até quanto bastem. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V.
2. 
V, F, V, F.
3. 
Incorreta: 
V, V, V, F.
4. 
F, F, V, V.
5. 
V, V, F, F.
Resposta correta
8. Pergunta 8
0,5/0,5
Nota final: 0,5 pontos de 0,5 pontos possível(eis)
Os recursos são baseados em princípios próprios que regem os procedimentos e as formas. Parte dos princípios encontram fundamento constitucional, enquanto outros surgiram junto com a lei trabalhista. O profissional que deseja atuar na esfera trabalhista deve se atentar para os princípios que regem os procedimentos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os princípios recursais trabalhistas, pode-se afirmar que os princípios que regem os recursos são:
Ocultar opções de resposta 
1. 
O princípio do devido processo legal, do direito de ação e da dignidade humana.
2. 
O princípio do duplo grau de jurisdição e da fungibilidade recursal apenas.
3. 
O princípio da igualdade dos particulares perante o Estado, do devido processo e da publicidade.
4. 
O princípio da responsabilidade objetiva e da igualdade das pessoas políticas.
5. 
Correta: 
O princípio do duplo grau de jurisdição, da taxatividade, da unirecorribilidade e da fungibilidade recursal.
Resposta correta
9. Pergunta 9
0,5/0,5
Nota final: 0,5 pontos de 0,5 pontos possível(eis)
O recurso de revista está previsto no art. 896 da Consolidação das Leis do Trabalho e é utilizado para reformar decisões proferidas pelas turmas do Tribunal Superior do Trabalho como recurso ordinário, em dissídio individual, e pelos Tribunais Regionais do Trabalho. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o recurso de revista, pode-se afirmar que o prazo do recurso de revista:
Ocultar opções de resposta 
1. 
É comum de 5 (cinco) dias.
2. 
Correta: 
É comum de 8 (oito) dias.
Resposta correta
3. 
É comum de 15 (quinze) dias.
4. 
É comum de 7 (oito) dias.
5. 
É comum de 10 (dez) dias.
10. Pergunta 10
0/0,5
Nota final: 0 ponto de 0,5 pontos possível(eis)
Leia o excerto a seguir: 
Os embargos de terceiros tratam-se de instituto do Direito Processual Civil,também aplicável ao Direito Processual Trabalhista, que envolve diversas peculiaridades que refletem profundamente no contexto da prática trabalhista, especialmente no que diz respeito aos legitimados. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os embargos de terceiro, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) De acordo com a previsão do Código de Processo Civil, os embargos de terceiros serão distribuídos por dependência; 
II. ( ) É legitimado dos embargos de terceiro o cônjuge ou companheiro, quando defende a posse de bens próprios ou de sua meação; 
III. ( ) O terceiro proprietário é considerado pelo Código de Processo Civil como legitimado para opor embargos de terceiro; 
IV. ( ) É legitimado o irmão, na hipótese em que defende a posse de bens próprios, conforme dispõe a Consolidação das Leis de Trabalho. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, V, F.
Resposta correta
2. 
V, F, V, V.
3. 
Incorreta: 
F, V, V, F.
4. 
V, F, F, V.
5. 
F, F, V, V.
1. O agravo de instrumento trabalhista possui objetivo totalmente diverso do agravo de instrumento processual civil. Os dois se diferem, principalmente, porque o processo do trabalho rege-se pela irrecorribilidade imediata das decisões interlocutórias, enquanto o processo civil admite recurso em decisões interlocutórias. 
Com base nessas informações e o conteúdo estudado sobre o agravo de instrumento, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
o agravo é julgado por tribunal diverso e o agravante pode juntar cópias da decisão agravada, conforme disposto no art. 897 da CLT em conjunto com o art. 1.015 do CPC.
2. 
o agravo de instrumento é cabível contra despacho que receber agravo de petição que suspende a execução da sentença, com prazo de 8 (oito) dias, conforme art. 1.015 do CPC.
3. 
 as provas que fundamentem o agravo de instrumento são admitidas, sejam orais e fatuais, conforme dispõe o art. 897 da CLT e suas alíneas.
4. 
o agravo de instrumento cabe no prazo de 8 (oito) dias, das decisões do juiz ou presidente nas execuções, dos despachos que denegarem a interposição de recursos, entre outros casos.
Resposta correta
5. 
Incorreta: 
o agravo de instrumento deve ser acompanhado somente das razões recursais, conforme o art. 897, b, da CLT, que trata sobre os requisitos de admissibilidade do recurso.
2. Pergunta 2
0/0,5
Nota final: 0 ponto de 0,5 pontos possível(eis)
Sobre os recursos do processo do trabalho e de acordo o conteúdo estudado, analise as afirmativas e associe com suas respectivas características: 
1. Recurso Ordinário; 
2. Recurso de Revista; 
3. Embargos de Declaração; 
4. Agravo de Instrumento. 
( ) Esse procedimento é destinados a corrigir qualquer decisão judicial, seja omissa, contraditória ou obscura. 
( ) É interposto em face de decisões que denegam seguimento a recursos da linha principal, de um grau para outro de jurisdição, tais como: da Vara do Trabalho para o Tribunal Regional do Trabalho. 
( ) Para que o recurso seja conhecido, é preciso que o recorrente cumpra com os requisitos de tempestividade, petição recursal acompanhada das razões do recurso com a demonstração do cabimento e trecho da decisão objeto de prequestionamento. 
( ) Por meio deste, é possível a impugnação das decisões definitivas ou terminativas proferidas em reclamações individuais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Incorreta: 
3, 1, 4 e 2.
2. 
1, 2, 3 e 4.
3. 
1, 4, 3 e 2.
4. 
3, 4, 2 e 1.
Resposta correta
5. 
4, 2, 1 e 3.
3. Pergunta 3
0/0,5
Nota final: 0 ponto de 0,5 pontos possível(eis)
Considerando o conteúdo estudando qual recurso é cabível das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos do Trabalho, no prazo de 8 (oito) dias:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Ordinário.
Resposta correta
2. 
Incorreta: 
Revista.
3. 
Agravo de Petição.
4. 
Embargos.
5. 
Agravo de Instrumento.
4. Pergunta 4
0/0,5
Nota final: 0 ponto de 0,5 pontos possível(eis)
Os embargos à execução é um instituto previsto não apenas no âmbito do Direito Processual Civil Brasileiro, mas também no âmbito do Direito Processual Trabalhista. Por outro lado, a Consolidação das Leis de Trabalho disciplina especificamente acerca das matérias que poderão ser alegadas em sede de embargos à execução. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os embargos à execução, as matérias que poderão ser alegadas nos embargos à execução são:
Ocultar opções de resposta 
1. 
restritas às hipóteses em que restar configurada situação de nulidade da execução trabalhista.
2. 
extensivas às alegações que o exequente entender pertinentes, incluindo a exposição dos pedidos.
3. 
restritas às hipóteses de flagrante situação de litispendência ou coisa julgada na execução trabalhista.
4. 
restritas às alegações de cumprimento da decisão ou do acordo, quitação ou prescrição da dívida.
Resposta correta
5. 
Incorreta: 
restritas às alegações referentes à exposição das preliminares, assim como à exposição do mérito.
5. Pergunta 5
0,5/0,5
Nota final: 0,5 pontos de 0,5 pontos possível(eis)
Leia o excerto a seguir: 
Os embargos de terceiros tratam-se de instituto do Direito Processual Civil, também aplicável ao Direito Processual Trabalhista, que envolve diversas peculiaridades que refletem profundamente no contexto da prática trabalhista, especialmente no que diz respeito aos legitimados. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os embargos de terceiro, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) De acordo com a previsão do Código de Processo Civil, os embargos de terceiros serão distribuídos por dependência; 
II. ( ) É legitimado dos embargos de terceiro o cônjuge ou companheiro, quando defende a posse de bens próprios ou de sua meação; 
III. ( ) O terceiro proprietário é considerado pelo Código de Processo Civil como legitimado para opor embargos de terceiro; 
IV. ( ) É legitimado o irmão, na hipótese em que defende a posse de bens próprios, conforme dispõe a Consolidação das Leis de Trabalho. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V.
2. 
V, F, V, V.
3. 
V, F, F, V.
4. 
F, V, V, F.
5. 
Correta: 
V, V, V, F.
Resposta correta
6. Pergunta 6
0,5/0,5
Nota final: 0,5 pontos de 0,5 pontos possível(eis)
A investigação acerca do instituto da impugnação à sentença liquidação é fundamental no contexto da disciplina de Recursos e Execução Trabalhista, uma vez se relaciona não apenas com o Direito Processual Trabalhista, mas também com o constitucionalismo contemporâneo, embasado na proteção aos direitos fundamentais e no princípio da dignidade da pessoa humana. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a impugnação da sentença de liquidação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A liquidação da sentença poderá ocorrer por meio de três modalidades: cálculo, arbitramento ou artigos; 
II. ( ) É facultado à liquidação modificar ou inovar a sentença liquidada, conforme expressa disposição legal; 
III. ( ) É vedado à liquidação de sentença discutir matéria pertinente à causa principal; 
IV. ( ) O cálculo das contribuições previdenciárias devidas trata-se de matéria que deverá ser abrangida pela liquidação. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F.
2. 
F, V, F, V.
3. 
V, V, V, F.
4. 
Correta: 
V, F, V, V.
Resposta correta
5. 
V, F, F, V.
7. Pergunta 7
0,5/0,5
Nota final: 0,5 pontos de 0,5 pontos possível(eis)
Na hipótese da disponibilização de sentença na sexta-feira, com publicação na segunda-feira e não havendo qualquer feriado ou ausência de expediente durante o prazo recursal, o último dia de prazo para a interposição de Recurso Ordinário será:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Segunda-feira da semana seguinte à dapublicação.
2. 
Terça-feira da semana seguinte à da publicação.
3. 
Sexta-feira da semana da publicação.
4. 
Quarta-feira da semana seguinte à da publicação.
5. 
Correta: 
Quinta-feira da semana seguinte à da publicação.
Resposta correta
8. Pergunta 8
0/0,5
Nota final: 0 ponto de 0,5 pontos possível(eis)
Sabe-se que as espécies de liquidação de sentença são as formas pelas quais transforma-se a fase do conhecimento, o direito exarado na decisão judicial, em valores, para futuramente esses valores serem objetos da execução trabalhista. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre liquidação de sentença, analise as afirmativas a seguir: 
I. A liquidação por arbitramento é a forma de liquidação quando se reconhece salário e horas extras por meio de cálculos; 
II. A liquidação por artigos é a forma de liquidação que ocorre quando há um fato novo que será colocado na sentença; 
III. A liquidação por cálculos é a forma de liquidação mais utilizada por ser a averiguação de valores contidos na sentença; 
IV. Na liquidação por arbitramento o juiz nomeará um árbitro para averiguar a falta de informações para compor a fixação do valor liquidado; 
Está correto apenas o que se afirmar em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV.
Resposta correta
2. 
I e III.
3. 
Incorreta: 
II e III.
4. 
I e II.
5. 
II e IV.
9. Pergunta 9
0,5/0,5
Nota final: 0,5 pontos de 0,5 pontos possível(eis)
A fraude à execução está disciplinada expressamente no art. 792 do Código de Processo Civil Brasileiro. Dentre as modalidades de fraude à execução, o inciso II prevê a situação na qual “tiver sido averbada, no registro do bem, a pendência do processo de execução, na forma do artigo 828.” 
Fonte: BRASIL. Código de Processo Civil. Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm>. Acesso em: 10 fev. 2021. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fraude à execução, o prazo legal para o terceiro adquirente opor embargos de terceiro é de:
Ocultar opções de resposta 
1. 
dez dias.
2. 
Correta: 
15 dias.
Resposta correta
3. 
oito dias.
4. 
48 horas.
5. 
cinco dias.
10. Pergunta 10
0/0,5
Nota final: 0 ponto de 0,5 pontos possível(eis)
O recurso de revista é próprio do processo do trabalho e regulamentado somente por sua legislação, não utilizando do Código de Processo Civil como fonte subsidiária. Para que o recurso seja conhecido, é preciso que o recorrente cumpra com certos requisitos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o recurso de revista, é possível afirmar que entre os requisitos de admissibilidade estão:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Trecho da decisão objeto do recurso, contrariedade ao dispositivo de lei de forma generalizada e abstrata, transcendência, relevância social e econômica e procuração outorgada aos advogados.
2. 
Incorreta: 
Tempestividade, petição recursal acompanhada das razões do recurso, preparo no montante igual ao valor da causa, transcendência e relevância jurídica.
3. 
Contestação, parte da decisão que viola o dispositivo de lei, preparo de 50%, cópia do recurso ordinário e prequestionamento, transcendência e relevância econômica e religiosa.
4. 
Tempestividade, razões do recurso, petição inicial, procuração outorgada aos advogados, comprovação de depósito de 50% do preparo e declaração de hipossuficiência do reclamante.
5. 
Tempestividade, petição recursal acompanhada das razões do recurso com a demonstração do cabimento e trecho da decisão objeto de prequestionamento.
Resposta correta

Mais conteúdos dessa disciplina