Buscar

Tarefa_Prova_2_2020_1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC
CENTRO DE CIÊNCIAS RRURAIS
DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA, BIODIVERSIDADE E FLORESTAS
DISCIPLINA: ABF 7204 – CONSTRUÇÕES RURAIS
2ª Prova – Disciplina ABF7204 – Construções Rurais							Data: 12/05/2021
Aluno:________________________________________________________________	matricula: __________________
Profa. Monica A Aguiar dos Santos
Este é o cabeçalho que deverá ser escrito no material a ser enviado como Tarefa para esta semana. 
Você terá o período correspondente a nossa aula do dia, ou seja, das 9h10’ as 11h50’ para solucionar a prova. 
Para remete-la, através do Moodle da nossa disciplina, você terá das 11h50’ as 12h30’. 
NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO DE PRAZO.
NÃO SERÁ ACEITO ENVIO DE PROVAS POR QUALQUER OUTRO SISTEMA QUE NÃO SEJA O MOODLE DA DISCIPLINA.
Caso ocorra algum problema, a segunda chamada deverá ser solicitada formalmente a Secretaria Acadêmica e o motivo esclarecido no pedido. 
Os exercícios deverão ser respondidos de forma legível, em folha de papel sulfite, branca, tamanho A4.
O arquivo para envio da prova será pdf, legível, não sendo aceitos outros formatos.
Responda as questões abaixo e considere que sua interpretação também faz parte da avaliação. Boa prova!
1. Cite pelo menos 3 critérios que devem ser seguidos/considerados na execução das paredes. (valor da questão: 0,5 pontos)
2. Que critérios qualitativos e quantitativos devem ser considerados na escolha de um manancial destinado ao abastecimento de uma propriedade agrícola? (valor da questão: 0,5 pontos)
3. Dimensione uma cisterna retangular com volume suficiente para atender a uma propriedade rural onde residem 7 pessoas, que apresentam um consumo médio de 150 litros/pessoa. dia, possuem 8 vacas leiteiras (120L/cab.dia), 1 cavalo (50L/cab.dia), 10 terneiros (50L/cab.dia) e um galpão de terminação de suínos com 1400 leitões (15L/cab.dia) com um período de armazenagem de 15 dias e uma precipitação média mensal no período de 100 mm. (valor da questão: 2,5 pontos)
	Dados: 	Volume da Cisterna: Vc = (Vd x Ndia) x 1,1
		Área necessária de captação da chuva: A = (Vc /Prec_Periodo) x C
		C = 1,15
Profundidade média útil da cisterna: 1,50 m
		
Em principio existe a possibilidade de montar um sistema de coleta de água no telhado do galpão de terminação de suínos que possui 22,20 m de comprimento por 8,6 m de largura e é coberto por telhas de cimento cujo ângulo de inclinação da cobertura é de 10º e o beiral de 0,15m e outro no telhado da residência que possui 9m de comprimento e 6m de largura e é coberta por telhas de barro “tipo francesa”, com cobertura apresentando um ângulo de inclinação, de 20º e beiral de 0,50m. Teríamos as necessidades de água supridas, considerado o sistema de coleta montado nas duas edificações? Descreva.
4. Uma viga de madeira tem vão de 6,0 m, com uma carga de 450 kgf concentrada a 1/4 do vão. Existe ainda uma carga uniformemente distribuída por unidade de comprimento de 80 kgf/m (incluindo o peso próprio da viga) sobre todo o vão. Supondo a viga de Andiroba, simplesmente apoiada, determine: (valor da questão: 2,5 pontos)
a) as reações de apoio;
b) o momento fletor máximo; 
c) dimensões teóricas de sua seção transversal (considerar: seção circular)
Dados: 
f = 120 kgf/cm2
5. O volume útil total de um tanque séptico é calculado pela seguinte fórmula: V=1000 + Nx(CxT + KxLf). Visando atender a demanda da propriedade rural descrita no exercício 3, que possui uma residência rural onde moram 7 pessoas; responsáveis pela geração de 100 litros por pessoa ao dia de efluentes; e 1 litro por pessoa ao dia de lodo fresco; para um tempo de detenção de um dia ou 24 horas; e um intervalo de limpeza de dois anos, fato que resultaria numa taxa de acumulação de lodo também de 105 (temperatura média nos meses mais frios 10º≤t≥20º). Então dimensione, para o volume total obtido, um tanque séptico circular, com profundidade útil mínima de 1,2m e máxima de 2,2m. (valor da questão: 2,0 pontos)
6. Para um segundo projeto você precisará determinar as dimensões, o esforço de tração e a secção dos ferros das sapatas isoladas, para um galpão de terminação de suínos, com cobertura em telhas de barro, sustentadas por pilares de seção quadrada (0,15 x 0,15 m) e altura de 3,0 m. Ainda sobre os pilares temos uma viga em madeira que servirá para sustentar as cortinas cujo comprimento é de 4,0 m (entre pilares). A carga referente ao telhado, por pilar, será de aproximadamente 3550 Kgf; cada pilar representa uma carga de cerca de 120 Kgf e a viga, sobre cada apoio apresenta uma carga de cerca de 700 Kgf. Considere a tensão do solo igual a 1,5 kgf/cm2 e o aço que será utilizado para as sapatas um CA 32 (fyd= 2.873 kgf/cm2). (valor da questão: 2,0 pontos)
Formulário básico:
	
	
. P
. P
	
	
Mfmax = f x S
S = I/C1
S = 1,05xP/ σadm
h-h’≥(L-a)/4
H=[P(L-a)]/8(h-h’)
As=1,4H/fyd

Outros materiais