Buscar

Revisão temática Inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Segmento: Ensino Médio
 Turmas:1os, 2o e 3o anos
 Professora: Renilda Resende
 Data: _____/____/2023
Componente Curricular: Produção de Texto 
Conteúdo Cultural: Revisão temática – ENEM 2023
ENEM – RETA FINAL
INCLUSÃO
· Conceito
O conceito de inclusão refere-se ao ato ou processo de garantir que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças individuais, características ou origens, sejam valorizadas, respeitadas e tenham acesso igualitário a oportunidades, recursos e participação na sociedade.
· Tipos de inclusão
- social: reintegração à sociedade
- escolar/educacional: proporcionar a todos os estudantes um ambiente educacional inclusivo e adaptado.
- digital: acesso igualitário às tecnologias de informação e comunicação.
- mercado de trabalho: igualdade de emprego e desenvolvimento profissional
- financeira: todas as pessoas tenham acesso a serviços financeiros básicos, como contas bancárias e meios de pagamento eletrônico.
- política: participação ativa e igualitária de todos os cidadãos nos processos políticos.
- cultural: Envolve a valorização e promoção da diversidade cultural em todas as formas de expressão.
· Quais grupos devem ser incluídos?
- pessoas negras;
- comunidades LGBTQIAPN+;
- idosos;
- refugiados;
- mulheres;
- moradores de rua;
- ex-detentos;
- pessoas com deficiência;
- pobres;
- dependentes químicos.
· Temas relacionados à inclusão
1. Inclusão feminina e a igualdade de gênero na sociedade e na política
2. Inclusão feminina na política partidária eleitoral
3. Inclusão da população negra no mercado de trabalho
4. Inclusão de refugiados no mercado de trabalho
5. Inclusão feminina nas áreas científica e tecnológica
6. Acesso e permanência da população negra no ensino superior
7. Afro-empreendedorismo como estratégia de inclusão socioeconômica
8. Inovação, sustentabilidade e inclusão social
9. A inclusão social e laboral de pessoas com deficiência
10. Letramento digital e inclusão social do idoso
11. Caminhos para uma educação antirracista
12. Caminhos para garantir a inclusão de alunos autistas no ensino regular
· Repertórios socioculturais para abordar inclusão
→ Inclusão social:
· Sociologia: inclusão social é uma medida de controle social, ou seja, ela atua como meio de integração entre administração pública e sociedade a fim de solucionar conflitos e resolver problemas resultantes da formação da sociedade capitalista.
· Florestan Fernandes, sociólogo brasileiro: defendia a inclusão social e o desenvolvimento das classes mais pobres da sociedade, especialmente na área da educação. Para ele, grupos étnicos foram segregados ao longo da história do Brasil.
· Jessé de Souza, sociólogo brasileiro: A Ralé Brasileira – “mito da brasilidade” legitima a desigualdade e a exclusão social, através de um sentimento de pertencimento e de unidade nacional, que privilegia certos grupos.
→ Inclusão escolar/educacional
· A curta animado “Cordas” narra a amizade entre Maria, uma garotinha muito especial e Nicolás, seu novo colega de classe, que sofre de paralisia cerebral. A pequena, vendo algumas das impossibilidades do amigo, não desiste e faz de tudo para que ele se divirta e consiga brincar. 
· “Extraordinário” narra a história de Auggie Pullman, um garoto que nasceu com uma deformidade facial e encontra dificuldades para se adaptar e ser aceito no contexto escolar. 
· Maria Teresa Mantoan, pedagoga brasileira, considera que hoje as escolas para serem inclusivas devem ser espaços educativos de construção de personalidades humanas autônomas, críticas, nos quais as crianças aprendem a ser pessoas. Nesses ambientes educativos ensinam-se os alunos a valorizarem a diferença, pela convivência com seus pares, pelo ensino ministrado nas salas de aula, pelo clima socioafetivo das relações estabelecidas em toda a comunidade escolar – sem tensões, competição deforma solidária e participativa. Escolas assim concebidas não excluem nenhum aluno de suas classes, de seus programas, de suas salas, das atividades e do convívio escolar mais amplo. São contextos educacionais em que todos os alunos têm possibilidade de aprender, frequentando uma mesma e única turma
· Paulo Freire, educador brasileiro, afirma que a inclusão, enquanto forma de flexibilizar a resposta educativa de modo a fornecer uma educação básica de qualidade a todos os alunos, tem sido apontada como uma solução para o problema da exclusão educacional.
→ Inclusão digital
· Pierre Lévy acredita que a cibercultura coloca o ser humano diante de um mar de conhecimento, onde é preciso escolher, selecionar e filtrar as informações, para organizá-las em grupos e comunidades onde seja possível trocar ideias, compartilhar interesses e criar uma inteligência coletiva.
· Constituição de 1988 – acrescenta-se ao artigo 5o, em 2022, a inclusão digital como direito fundamental do cidadão, considerando-se que o acesso à internet é essencial para o pleno exercício da cidadania e para obter outros direitos sociais como educação, saúde e trabalho.
Modelo de introdução:
	Embora o filósofo francês Pierre Lévy acredite que a cibercultura coloca o ser humano diante de um mar de conhecimento, grande parte da população ainda não tem acesso aos recursos digitais disponíveis. Diante desse panorama, quando se analisa a inclusão de [...] no ambiente tecnológico, observa-se que a teoria de Lèvy não se aplica, visto que nem todo cidadão possui acesso à internet, inclusive no Brasil. Nesse contexto, [...] e [...] são fatores que impulsionam essa problemática, que merece atenção no contexto nacional. 
→ Inclusão laboral
· Friedrich Hegel, filósofo alemão acredita que o trabalho é a essência do homem e somente por ele o homem pode realizar suas habilidades em produções materiais. 
· A Encíclica Laborem Exercens do Papa João Paulo II (datada de 15-09-1981) versa, por inteiro, sobre o trabalho humano, considerando as mais diversas facetas da questão no mundo contemporâneo. O trabalho é tido como “uma das características que distinguem o homem das demais criaturas, cuja atividade, relacionada com a conservação da própria vida, não se pode chamar trabalho”.
Exemplo de introdução: 
	Segundo o filósofo alemão Friedrich Hegel, o trabalho é a essência do homem e somente por ele o homem pode realizar suas habilidades em produções materiais. No entanto, ao se analisar a inserção de [grupo de pessoas] no mercado de trabalho, observa-se que a teoria Hegeliana não se aplica, inclusive no Brasil, onde parcela da população ainda não tem alcance a um emprego digno. Diante desse cenário, [...] e [...] são fatores que impulsionam esse axioma, o qual necessita ser urgentemente solucionado. 
→ Inclusão financeira
· “Pai rico, pai pobre”, e Robert T. Kiyosaky e Sharon Lechter: concentra-se na importância de administrar e acumular patrimônio, por meio da proposta de adquirir mais ativos e menos passivos.
· Antiguidade Clássica: pólis se institui porque o homem é um animal social político, no sentido em que vive em comunidade, inclusive, pela necessidade de bens materiais, porque o homem sem a sociedade e sem bens mercantis não sobrevive.
Exemplo de introdução:
	Na Antiguidade Clássica, a pólis se institui porque o homem, vivendo em comunidade, necessita de bens materiais, ou seja, sem a sociedade e sem bens mercantis não sobrevive. Da mesma forma, hodiernamente, em meio à realidade brasileira, observa-se que é dada uma grande importância à aquisição de recursos financeiros para que o indivíduo possa, além de sobreviver – como na pólis, estar incluído no mercado de consumo. Diante desse cenário, [...] e [...] são mecanismos que alavancam esse axioma de dependência econômica em que se insere o cidadão brasileiro. 
Agentes para proposta de intervenção
· Ministério da Educação
· Ministério da Economia
· Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
· Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação· Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Modelo de Proposta de Intervenção completa: 
	Infere-se, portanto, que [retomar a problemática] deve ser mitigada do corpo social com urgência. Para isso, cabe ao [agente – de preferência um Ministério], [detalhamento – responsável por....] [ação -representada por um verbo no infinitivo – representar, criar, promover, aprimorar, aperfeiçoar, implantar, negociar, buscar combater, fomentar, promover] por meio de [parcerias com empresas privadas e/ou Ong´s e/ou famílias]. Essa ação será realizada para que [retomar as problemáticas abordadas durante o texto] sejam mitigadas da sociedade brasileira. Assim, o país estará, enfim, mais próximo de alcançar [retomar a introdução, se possível o repertório].

Outros materiais