Buscar

2 Relatório prática_ Bacteriologia Clínica_02

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 02
	
	
	DATA:
07/05/2022
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS 2: Bacteriologia Clínica 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME:JÉSUA SUÉD REY DA ROSA
	MATRÍCULA:04095618
	CURSO:BIOMÉDICINA
	POLO:ANANINDEUA - BR
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):ANDREY SIQUEIRA
		TEMA DE AULA: MICOBACTÉRIAS, UROCULTURA E COPROCULTURA 
RELATÓRIO:
1. COLORAÇÃO DE ZIEHL-NEELSEN
O Principio dessa coloração tem se este que as micobactérias apresentam uma grande quantidade de lipídeos em suas paredes celulares e que ao serem tratadas pelo corante Fucsina Fenicada, elas coram-se de vermelho e persistem ao descoramento seguido pela solução diferenciadora o Álcool-ácido forte, conhecidas como Bacilos Alcool-Acido Resistentes quando passam por esse processo, mais as demasi bacterias que não apresentam em suas paredes celulares lipidios elas pela Fucsina são coloridas e descoram se pelo Álcool-ácido e em azul pela coloração de fundo do Azul de Metileno que é o contra-corante. A plicabilidade dessa técnica deve se realizar a fixação do esfregaço na lamina, por uso da chama do bico de Bunsen , e em seguida cobrir o esfregaço com a fucsina, e levar para aquecer manter atenção e não deixar ferver de 3 a 4 vezes po um periodo de 5 minutos, em seguida lavar com agua corrente e então fazer o descoramento com o alcool-acido até que haja a remoção de todo corante por tempo de 2 minutos e fazer a cobertura do esfregaço com azul de metileno pelo tempo de 2 min; e novamente lavar com agua e deiaxar agora secar ao ar agora se for usado papel de filtro para secar a lâmina, deve se desprezar em lixo apropriado e usar um papel para cada lâmina e em seguida ler em microscopio optico comum em objetiva e no oleo de imersão na lente de 100x.
 
2. UROCULTURA E IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS AGENTES 
O Processamento da amostra deve ser feito por uso da primeira urina matinal, mas evitando a coleta do primeiro jato e assim colhendo-se o jato médio, por uso de uma antissepsia anterior por uso de água e sabão; pois por uso dessa medida haverá a redução para que ocorra o risco de contaminação da urina com bactérias que estejam presentes na microbiota genital. A urina deve ser processada em um tempo de até 2 horas isso se caso esteja em temperatura ambiente, mas se esteja refrigerada (2-8º C) ela pode ser processada em tempo de até 24 horas.
3. COPROCULTURA E IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS AGENTES 
Para o processamento da amostra deve se o paciente deve levar as fezes coletadas em recipiente próprio fornecido pela instituição laboratorial onde responsavel em realizar o exame, coleta deve ser recente e mantida refrigerada entre 2º e 8º graus por, no máximo, 24 horas isso pelo prazo para resultados é de 3 a 4 dias úteis. Ao chegar no laboratório é feita uma análise para vir a identificar bactérias invasoras, e toxigênicas que são responsáveis por alterações gastrointestinais. Quando for realizar o exame Parasitológico, o paciente deve levar as fezes ao laboratório em até 2 dias após a coleta onde deve estar em recipiente próprio, e em temperatura refrigerada entre 2ºC e 8ºC; coom o prazo para resultados é de 2 a 3 dias úteis. Por indicação recomenda-se que sejam feitas coletadas de três amostras durante o perioido de dias alternados, porque os parasitas apresentam certas variações durante seu ciclo de vida.
Obs: Encontrasse impossibilitada a descrição e exemplificação das provas bioquimicas como esta sendo direcionado nas questões 2 B e 3 B; pois as mesmas não foram explanadas e executadas pelo Docente orientador e ajuntamente aos alunos. Estando apenas mencionadas pelo Docente orientador nas atas que foram assinadas pelo discentes, mas sem evidencias visuais auditivas, e fisicas para confrimação da realização das provas bioqiumicas referentes as analises de UROCULTURA e COPROCULTURA. Foram consultadas outras fontes na internet, e no sistema da disciplina portal para realizar a complementação de respostas sobre as formas de processamento das refereidas acima descritas. Para que assim busque que haja o prejuizo para eu aluno em não realizar a entrega do relatorio 2 da disciplina Bacteriologia Clinica.
REFERENCIAS
https://saoc.com.br/saude-ocupacional/coprocultura-e-parasitologico/
https://kasvi.com.br/urocultura-no-diagnostico-de-infeccoes-do-trato-urinario-itu/

Continue navegando