Buscar

Comunicação - Atividade 3

Prévia do material em texto

Suas particularidades são notadas através de termos e da linguagem científica, compromisso com teses e resultados, explanação do resultado de um estudo ou pesquisa, comprovadamente real. Sua circulação se dá normalmente em periódicos e revistas específicas, além de sites e portais educacional, de pesquisa e extensão. Um texto científico ou artigo científico deve conter um discurso fluido, explicativo e de caráter formal. Tanto a produção quanto a leitura de um texto científico requerem algum conhecimento teórico sobre o assunto tratado; ou seja, é importante conhecer pelo menos uma parte do que será abordado para que haja comunicação efetiva e entendimento dos significados propostos no trabalho. Como existem vários tipos de textos, é importante frisar que para um deles ser considerado de caráter científico, alguns elementos precisam figurar no trabalho. Como estrutura básica de um texto científico, temos então:
Título: geralmente curto e que introduz o tema que será abordado. É recomendado que se usem expressões concisas e sem fatores alheios ao que se propõe tratar a seguir. Para determinados assuntos, no entanto, é comum a adoção de um subtítulo, que adianta a vertente ou visão que será tratada dentro do tema. 
Capa: tida como elemento pre textual, contém o título do trabalho, subtítulo (se houver), o autor, dados como data e local de apresentação e entrega do trabalho.
Corpo: o texto em si, desenvolvido conforme a pesquisa realizada. É tido como elemento textual, mas também pode conter índices, gráficos e ilustrações que ajudem a exemplificar o que está sendo tratado. O texto é geralmente feito a partir de três pontos principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução traz em linhas gerais o objetivo do trabalho e o que ele se propõe a relatar.
- O desenvolvimento inclui todo o relato da pesquisa realizada, hipóteses e outros elementos que desenvolvam a ideia anteriormente introduzida. - A conclusão é a visão do pesquisador a respeito do tema: o que foi descoberto, comprovado e que resultado alcançou ao final do experimento ou pesquisa.

Continue navegando