Buscar

MANDADO DE SEGURANÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA SEÇÃO JUCIÁRIA DO ESTADO ...
Maria Souza, brasileira, estado civil, professora, portadora da identidade de n°, inscrita no CPF sob N°, residente e domiciliada na Rua, Bairro, Cidade, e-mail, representada nesse ato pelo seu advogado regularmente constituído, inscrito na OAB sob o n° .., endereço profissional, email eletrônico, com base no art 5°, da lei LXXI, da Constituição Federal e Lei 12.016/2009, para propor o presente 
MANDADO DE SEGURANÇA COM PEDIDO DE LIMINAR
Em face da Universidade Federal do Estado “...”, Com endereço na Rua, pelos fatos e fundamentos que se expõe a seguir
I. GRATUIDADE DE JUSTIÇA 
Afirma a parte que a autora sendo pessoa hipossuficiente, não podendo custear as despesas referentes ao presente processo sem por em risco a subsistência sua e de sua família, razão pela qual requer o deferimento da gratuidade de justiça, conforme o art 98 e seguintes do CPC.
II. DOS FATOS 
 Marcos Silva, aluno de uma Universidade Federal, autarquia federal, inconformado com a nota que lhe fora atribuída em uma disciplina do curso de graduação, abordou a professora Maria Souza, servidora pública federal, com um canivete em punho e, em meio a ameaças, exigiu que ela modificasse sua nota.
 Nesse instante, a professora, com o propósito de repelir a iminente agressão, conseguiu desarmar e derrubar o aluno, que, na queda, quebrou um braço. Diante do ocorrido, foi instaurado Processo Administrativo Disciplinar (PAD), para apurar eventual responsabilidade da professora. 
 Ao mesmo tempo, a professora foi denunciada pelo crime de lesão corporal. Na esfera criminal, a professora foi absolvida, uma vez que restou provado ter agido em legítima defesa, em decisão que transitou em julgado. O processo administrativo, entretanto, prosseguiu, sem a citação da servidora, pois a Comissão nomeada entendeu que a professora já tomara ciência da instauração do procedimento por meio da imprensa e de outros servidores.
 Ao final, a Comissão apresentou relatório pugnando pela condenação da servidora à pena de demissão. O PAD foi encaminhado ao reitor da universidade para a decisão final, que, sob o fundamento de vinculação ao parecer emitido pela Comissão, aplicou a pena de demissão à servidora, afirmando, ainda, que a esfera administrativa é autônoma em relação à criminal. 
 Em 11/01/2017, a servidora foi cientificada de sua demissão, por meio de publicação em Diário Oficial, ocasião em que foi afastada de suas funções, e, em 22/02/2017, procurou seu escritório para tomar as medidas judiciais cabíveis, informando, ainda, que, desde o afastamento, está com sérias dificuldades financeiras. Como advogado(a), elabore a peça processual adequada para amparar a pretensão de sua cliente, analisando todos os aspectos jurídicos apresentados.
III. DA CONCESSÃO DA LIMINAR 
Como é de conhecimento, para concessão do que ora se requer faz-se necessário a presença de dois elementos, quais sejam, o fumus boni turis e o periculum in mora. O fumus boni iuris se caracteriza pela ilegalidade prática pela Autoridade coatora quando não notificou a autora acerca do PAD, descumprindo assim o preceito do artigo 50, LV da Constituição Federal e art. 22 da lei 8.112/1990. 
 Ademais, não pode ser afastado do cerne da discussão o fato da autora já ter sido absolvida na esfera criminal por não existir licitude da sua conduta em razão da legitima defesa. Frise-se que tal fato AFASTA a demissão ora aplicada, por força de aplicação do art. 132. VII da lei 8.112/1990. De outro giro, a periculum in mora reside na precariedade financeira a qual a autora se submete atualmente e permanecerá assim caso não seja desfeito o ato de demissão, visto que o labor como professora na refenda universidade consistia na sua única fonte de renda. Em sendo assim, estando presentes ambos os requisitos, é irrefutável a necessidade de concessão da liminar ora requerida.
IV. FUNDAMENTAÇÃO
 Conforme assinala o art. 59. LXIX da Constituição Federal e o art 10 da lei 12.016/2009, 0 mandado de segurança se presta a resguarda direito líquido e certo contra abuso de poder ou ato legal praticado por autoridade. Conforme esta narrado, a situação tática se adequa aos moldes da ação devendo ser concedida a segurança.
V. DO MÉRITO
 É inegável que o art. 5º, incisos LIV e LV da Constituição Federal garantem ao individuo o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa.
LIV- ninguém será privado da liberdade ou de bens sem o devido processo legal; LV- -aos litigantes em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com meios e recursos à ela inerentes;
 Ademais, ainda corroborando o direito da autora, o artigo 143 c/c o artigo 161, 5 10 da lei 8.112/90 preceitua que o PAD ou sindicância que se preste a averiguar conduta ilícita de servidor público deve garantir ao mesmo o devido processo legal.
 No entanto, como resta muito claro e delineado na tratativa dada a parte autora, a mesma somente veio tomar ciência de que estava sendo submetida à uma PAD quando da publicação da decisão do mesmo em diário oficial, após o ato de sua demissão.
 Em adição ao argumento exposto acima, o art. 65 do Código de Processo Penal bem como os arts. 125 e 126 de leis 6.112/90 são claros em definir que decisão penal vincula o conteúdo de decisão em seara administrativa. 
 Aplicando o texto ao caso concreto e sabendo que a decisão penal absolveu a parte autora.do que lhe for imputado, outra decisão não poderia se esperar, na luz da legalidade que não o arquivamento do PAD eles que, como já dito, a seara penal vincula a seara administrativa. Mas se viu que o PAD prosseguiu e aplicou sanção de demissão da parte autora ao arrepio da lei.
 Ante o exposto, presentes todas as ilegalidades acima expostas, não há outra alternativa senão a anulação do ato demissional bem como que se determine a reintegração da parte autora ao cargo público que ocupava bem como que se apure e pague o valor não pago quando da sua suspenção, na forma do artigo 25 de lei 112/90.
VI. DOS PEDIDOS 
Diante do exposto requer:
a) A concessão da gratuidade de justiça, na forma do art. 98 e seguintes do CPC;
b) a concessão da medida liminar para garantir a reintegração da parte autora ao quadro de servidores ativos da autarquia federal até que se prolate decisão definitiva, na forma do art. 90 c/c art. 701 do CPC
c) A citação do Réu para apresentar defesa, no prazo legal;
d) a confirmação da tutela de urgência, com a anulação do ato que demitiu a parte autora, condenando-se a parte Ré a reintegrar a parte autora ao quadro de servidores ativos da autarquia federal bem como ao pagamento dos valores e vantagens que faria jus caso estivesse no cargo;
e) a produção de provas admitidas em direito e especialmente as que ora se anexa ao processo;
f) a condenação do Réu ao ônus de sucumbencia;
VII. VALOR DA CAUSA
Dá-se o valor da causa de R$1.320 (mil trezentos e vinte reais)
Nestes termos, pede deferimento.
Local e data 
Advogado
OAB/UF

Outros materiais