Buscar

1679786701026Resenha Crítica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA CRÍTICA
“Títulos de crédito: uma relação entre a segurança jurídica e a justiça nas teorias da criação e emissão”
Wallace Fabrício Paiva Souza 
 Jean Carlos Fernandes
Títulos de crédito influenciam significativamente nos aspectos socioeconômicos, moldando a economia de forma direta. Um dos segmentos existentes para que esse processo ocorra de forma segura é o respaldo jurídico.
Sendo assim, a proposta do trabalho foi analisar a relação entre a segurança proposta pelo meio jurídico e a aplicação de títulos de crédito. O método utilizado foi do tipo exploratório, em que artigos científicos foram utilizados. 
A partir do referencial teórico levantado, títulos de crédito em anos anteriores eram utilizados apenas para facilitar a troca de valores monetários, bem como moedas. Anos após, o crédito passou a acompanhar os meios tecnológicos propostos, sendo assim, seu formato começou a atuar de forma mais significativa em transações bancárias, por exemplo.
E sendo assim, as transações por funcionarem em um formato mais “interno” e não tão evidentes, sugerem mais dinamismo e assertividade. Entretanto, para realizar as transações, alguns requisitos são necessários, bem como autonomia e documentos específicos necessários, além do fato de saber manusear o procedimento a ser executado. 
Tanto a legislação Constitucional como a legislação Infraconstitucional trazem ao longo de seu escopo a valorização e a preservação dos direitos do cidadão, sendo assim, toda transição que envolva questões financeiras, bem como títulos de crédito devem ser incorporadas em um formato que garanta a segurança e a transparência. Dessa forma, sua contestação só poderá ser feita a partir de documentos específicos que proponham provas claras e concludentes acerca de algo. 
O termo “justiça” possui diversos conceitos e interpretações, sendo assim, se torna difícil o direcionar de forma totalmente justa, podemos dizer que ele depende diretamente do meio jurídico baseado em decisões fundamentadas. Por isso, se torna essencial a compreensão da equidade e da coerência na tomada de decisões. 
Sendo assim, existem normais legais que tendem a direcionar todo tipo de tomada de decisão, do meio legal, entretanto, sempre haverá determinada análise que vise equidade de decisões. 
A partir disso, em uma visão crítica do artigo, toda situação ou circunstância que necessita ser questionada deve ser pautada em na segurança jurídica e na justiça. Compreender quem está agindo de boa fé e quem está agindo de má fé não é possível, entretanto, é possível utilizar o respaldo que a lei institui para averiguar as diversas situações de forma complexa e isolada afim de promover acordos e maior equidade possível durante conflitos demandados nesse processo.
REFERÊNCIA
SOUZA, W. F. P.; FERNANDES, J. C. Títulos de crédito: uma relação entre a segurança jurídica e a justiça nas teorias da criação e emissão. Revista Brasileira de Direito Empresarial, Minas Gerais, v. 02, n. 01, p. 103─129, julho/dezembro, 2015.

Outros materiais