Buscar

O uso de Elasticos na fisioterapia 112

Prévia do material em texto

Os exercícios com elásticos são frequentemente usados na fisioterapia como uma forma versátil e eficaz de fortalecimento muscular, melhora da mobilidade e reabilitação. Eles oferecem resistência variável, permitindo a progressão do treino de forma personalizada. Aqui estão alguns exercícios com elásticos comuns na fisioterapia:
1. **Extensão de Quadril:** Prenda um elástico em uma perna fixa ou em uma base segura e na outra perna. Faça movimentos de extensão do quadril, afastando a perna com o elástico para trás.
2. **Flexão de Joelho:** Encaixe o elástico em uma estrutura fixa e, segurando a outra extremidade com o pé, realize a flexão do joelho contra a resistência do elástico.
3. **Abdução de Quadril:** Fixe o elástico em um ponto baixo e prenda na perna. Realize movimentos de abdução da perna, afastando-a do corpo contra a resistência do elástico.
4. **Adição de Quadril:** Fixe o elástico em um ponto fixo ao lado da perna e realize movimentos de adução da perna, puxando-a em direção ao corpo contra a resistência.
5. **Exercícios de ombro:** Fixe o elástico em uma maçaneta ou ponto alto e realize movimentos de rotação, flexão e extensão do ombro contra a resistência.
6. **Exercícios de punho e mão:** Amarre o elástico em torno dos dedos ou mãos para realizar exercícios de resistência, como flexão, extensão ou abdução dos dedos.
7. **Fortalecimento de Músculos do Core:** Amarre o elástico em volta de uma estrutura fixa e segure-o com as mãos. Realize exercícios de torção ou flexão do tronco, trabalhando os músculos do core.
8. **Fortalecimento dos Músculos das Costas:** Prenda o elástico a uma estrutura fixa e, segurando a outra extremidade, realize movimentos de remada ou puxada para fortalecer os músculos das costas.
Estes são apenas alguns exemplos de exercícios com elásticos usados na fisioterapia. É importante realizar esses exercícios com a técnica correta e a resistência adequada, de acordo com as orientações de um fisioterapeuta, para evitar lesões e obter os melhores benefícios para a reabilitação e o fortalecimento muscular.

Continue navegando