Buscar

A eletroterapia na ortopedia 20

Prévia do material em texto

A eletroterapia na ortopedia é uma área da fisioterapia que utiliza correntes elétricas com finalidades terapêuticas no tratamento de lesões musculoesqueléticas e ortopédicas. Ela é aplicada por profissionais de saúde, como fisioterapeutas, e visa acelerar a recuperação de lesões, aliviar dores e melhorar a função dos músculos e articulações.
Existem diferentes tipos de eletroterapia utilizados na ortopedia, e cada um tem um objetivo específico:
1. **Estimulação Elétrica Neuromuscular (TENS - Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation):** Utiliza corrente elétrica de baixa frequência para aliviar a dor. Essa corrente é aplicada através de eletrodos na pele, onde os impulsos elétricos ajudam a bloquear a transmissão de sinais de dor para o cérebro.
2. **Estimulação Elétrica Funcional (FES - Functional Electrical Stimulation):** É usada para estimular contrações musculares em músculos paralisados ou debilitados. Isso pode ajudar na reabilitação de lesões nervosas ou musculares.
3. **Corrente Interferencial (IFC - Interferential Current):** Envolvem correntes elétricas de média frequência que se cruzam e interferem entre si. É usada para aliviar a dor e promover a cura tecidual.
4. **Corrente Galvânica (ou corrente contínua):** Utiliza corrente elétrica contínua para reduzir a inflamação, controlar a dor e promover a cicatrização de tecidos.
A aplicação desses métodos requer conhecimento técnico para determinar a intensidade, frequência e duração do tratamento, levando em consideração a condição clínica do paciente, a área a ser tratada e o objetivo terapêutico.
É importante ressaltar que a eletroterapia na ortopedia é frequentemente usada como parte de um programa de reabilitação mais amplo, que pode incluir exercícios, terapia manual e outros tratamentos específicos.
Se tiver mais perguntas sobre algum aspecto específico da eletroterapia na ortopedia ou desejar saber mais sobre um método particular, fique à vontade para perguntar.

Continue navegando