Buscar

Fisioterapia em crianças com autismo 61

Prévia do material em texto

O autismo é um transtorno neurológico que afeta a interação social, comunicação e comportamento das crianças. A fisioterapia desempenha um papel significativo no tratamento de crianças com autismo, embora não seja o tratamento principal para o transtorno, pode ser parte de uma abordagem multidisciplinar.
A fisioterapia para crianças com autismo geralmente se concentra em:
**1. Aprimoramento das habilidades motoras:** Trabalha no desenvolvimento de habilidades motoras, como equilíbrio, coordenação, força muscular e postura, auxiliando a criança a realizar movimentos mais controlados e precisos.
**2. Integração sensorial:** Ajuda na regulação das sensações, auxiliando a criança a processar e responder adequadamente a diferentes estímulos sensoriais, como tato, visão, audição e movimento.
**3. Melhora na coordenação:** Trabalha para aprimorar a coordenação motora grossa e fina, ajudando a criança a melhorar sua capacidade de realizar tarefas cotidianas.
**4. Estimulação e interação:** Usa técnicas que envolvem atividades lúdicas, interativas e sensoriais para incentivar a interação social e a comunicação.
**5. Redução de comportamentos problemáticos:** Pode ajudar a reduzir comportamentos agressivos, hiperativos ou inquietos por meio de atividades físicas e exercícios específicos.
**6. Abordagem individualizada:** A fisioterapia para crianças com autismo é adaptada às necessidades específicas de cada criança, considerando o grau de funcionalidade, as dificuldades motoras e sensoriais, bem como os objetivos de tratamento.
Em resumo, a fisioterapia em crianças com autismo visa melhorar as habilidades motoras, a integração sensorial, a interação social e a comunicação, proporcionando um suporte importante para o desenvolvimento e a qualidade de vida dessas crianças. É fundamental que o tratamento seja personalizado e adaptado às necessidades individuais de cada criança.

Continue navegando