Buscar

Prévia do material em texto

61) Após a ocorrência de um acometimento muscular, o paciente poderá ter um leque bastante amplo de sinais e sintomas. O músculo Quadrado Lombar pode ser considerado um dos protetores da região lombar, agindo sobre a pelve e o tronco. O espasmo desse músculo poderá causar quadro álgico de forte intensidade na região dos flancos e, por estar localizado na região do plexo lombossacro, faz com que haja a possibilidade de ocorrer uma compressão de alguns nervos. Dessa forma, o fisioterapeuta deverá ter habilidade, no que diz respeito ao cruzamento de dados entre a anamnese e o exame funcional, para se atingir um diagnóstico fidedigno, ou, ao menos, plausível. Em relação a palpação do músculo quadrado lombar, pode-se afirmar que: 
A- com o paciente em decúbito lateral e o fisioterapeuta em pé, à frente dele. O fisioterapeuta irá posicionar as suas mãos cruzadas, da seguinte maneira: mão cefálica na crista ilíaca e mão caudal inferiormente à 12ª costela, lateralmente à musculatura extensora da coluna vertebral. Deverá aprofundar, vagarosamente, a palpação da mão cefálica e solicitar ao paciente que aproxime a crista ilíaca do gradil costal, impondo resistência com a sua mão caudal. Na profundidade, sentirá a tensão do quadrado lombar. 
B- paciente em decúbito lateral, fisioterapeuta posicionado atrás solicita que o paciente faça uma abdução de braço, uma das mãos do fisioterapeuta estará localizada na mão do paciente e a outra posteriormente à axila e será realizado uma adução vencendo a resistência.
C- paciente em decúbito dorsal com a coxa homolateral à palpação abduzida e a perna pendente. O fisioterapeuta em pé, de frente para a coxa homolateral à palpação. Nesse posicionamento, o músculo quadrado lombar é mais facilmente palpável. Em indivíduos obesos, nem sempre será possível encontrar com facilidade o músculo quadrado lombar
D- paciente em decúbito lateral, fisioterapeuta em pé́, posicionado atrás ou à frente do paciente. O fisioterapeuta palpará o ápice da crista ilíaca e deslocará o seu dedo dorsalmente, acompanhando seu formato de arco, até́ o momento em que perceber seu espessamento; sentirá a superfície domúsculo quadrado lombar. 
E- paciente em pé, com um dos pés apoiado em um banco ou na maca. O fisioterapeuta também estará de pé, atrás do paciente, e palpará a massa glútea com uma de suas mãos, deslocando-a em sentido caudal, até encontrar o músculo quadrado lombar.

Mais conteúdos dessa disciplina