Buscar

Prévia do material em texto

204) Diversas modalidades de exercícios podem ser utilizadas no tratamento das afecções musculoesqueléticas dentro da prática fisioterapêutica. O tratamento por meio de exercícios é denominado “cinesioterapia”. Para que se obtenha sucesso no tratamento, é necessária uma prescrição adequada de exercícios, selecionados por meio da avaliação detalhada de cada paciente. Nesse sentido, é correto afirmar que: 
A-o exercício terapêutico isométrico é bastante utilizado em fases iniciais de reabilitação, principalmente após processos cirúrgicos envolvendo a redução de fraturas. O tipo de contração muscular envolvido no exercício isométrico é a chamada “contração isotônica”.
B-os exercícios terapêuticos realizados em cadeia cinética aberta são reconhecidos por favorecer a propriocepção e a estabilidade articular, bem como por reduzir as forças de cisalhamento nas articulações envolvidas. 
C-durante os exercícios terapêuticos realizados em cadeia cinética fechada, a extremidade distal está fixa e sustentando peso. Dessa forma, proporciona menor aceleração articular e maior estabilidade dinâmica gerada pela contração simultânea de agonistas e antagonistas. 
D-durante o exercício resistido, o intervalo de repouso tem pouca influência no ganho de força muscular. Intervalos maiores de um minuto não são recomendados. 
E-para o ganho de força muscular em pacientes iniciantes, a literatura recomenda a prescrição de séries de exercícios mais longas (10 a 15 repetições com carga em torno de 60% de 1 RM), enquanto para o ganho de resistência as séries devem ser compostas por menor número de repetições (6 a 8 repetições com carga em torno de 60% a 70% de 1 RM).

Mais conteúdos dessa disciplina