Buscar

atividade 02

Prévia do material em texto

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTUDANTE: 
MATHEUS DA SILVA RESSURREIÇÃO
COMPONENTE: UNIDADES CURRICULARES 10 
PROFESSOR: CESAR BRESOLIN SALVARO
ATIVIDADE Nº: 02 
POLO: LINHARES-ES
LOCAL E DATA: LINHARES-ES 21/03/2023 
A manutenção preventiva tem como foco principal prevenir uma falha ou quebra no equipamento. Também é útil para reduzir a velocidade de desgaste de veículos, máquinas e dispositivos em geral. Assim sendo, é uma intervenção prevista, ou seja, que deve ser preparada e programada antes que uma falha venha a acontecer.
Como exemplos de manutenção preventiva, podemos citar:
•Revisões periódicas de veículos e máquinas. 
• Lubrificações de rotina. 
• Inspeções e vistorias de equipamentos. 
• Planos de aferição e calibração de instrumentos. 
A Importância Da Manutenção preventiva
Por ser um procedimento programado, a manutenção preventiva permite o melhor controle das atividades da empresa e o conhecimento prévio dos itens ou recursos necessários para garantir a operação.
Realizando um programa de manutenção preventiva bem definido, consegue-se prever o consumo de materiais, permitindo que a empresa trabalhe com estoque reduzido e não sendo necessários equipamentos sobressalentes. 
Vantagens da manutenção preventiva 
Primeiramente, é importante saber que o custo da manutenção preventiva é muito menor quando comparado às intervenções corretivas. Isso é muito simples de entender: o que é mais em conta, inspecionar e trocar alguns itens de um equipamento quando em funcionamento ou buscar a causa e solucioná-la em caso de quebra? 
Além de ser uma prática mais em conta, a manutenção preventiva evita as quebras e, com isso, aumenta a disponibilidade dos equipamentos. Máquinas indisponíveis afetam a produção ou o funcionamento de qualquer empresa, resultando em maiores gastos e redução nos lucros. 
Outra grande vantagem da manutenção preventiva é fato dela ser programada. Dessa forma, é possível prever os gastos com peças e mão de obra, evitando qualquer surpresa. Além disso, ao conhecer melhor as despesas são possíveis montar um orçamento mais acertado. 
Garante a confiabilidade 
A manutenção preventiva é a melhor forma de garantir o pleno funcionamento de equipamentos. Todas as suas intervenções são realizadas em intervalos previamente especificados e que não impactam a operação da empresa. 
Essa prática reduz significativamente a probabilidade de falhas, visto que os componentes críticos são substituídos ou inspecionados antes que ocorram quebras. Mas é importante deixar claro que a manutenção preventiva não impede que falhas aconteçam. 
Quebras inesperadas podem ocorrer, sendo necessárias intervenções corretivas, porém a chance de elas ocorrerem reduz significativamente. De forma resumida, podemos dizer que a manutenção preventiva garante a confiabilidade do equipamento.

Mais conteúdos dessa disciplina