Buscar

Relatório de Prática_Fisiologia e Biofísica_Profa Juliana Gonçales

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: FISIOLOGIA HUMANA E BIOFÍSICA 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Carla Sabrina Da Silva Porto
	MATRÍCULA:47017179
	CURSO: Ciências Biológicas
	POLO: UNIFAEL
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Juliana Gonçales
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
RELATÓRIO:
1. A homeostase é um processo importante para diversas funções do corpo. Como a dinâmica ocorre entre o meio interno e externo das células?
A homeostasia pode ser definida como a capacidade do organismo de manter o meio interno em equilíbrio apesar das alterações é garantida por um conjunto de processos que previne a variações na fisiologia de um organismo um estado de equilíbrio interno, que se mantém relativamente constante independente das alterações que ocorrem no meio externo. Como meio interno entende-se o líquido intersticial, ou seja, o líquido que circula em nossas células.
Se as condições do ambiente externo sofrem variações constantes, os mecanismos homeostáticos são que garante que os efeitos dessas mudanças para organismos sejam mínimos.
2. Os reflexos neurológicos são importantes para verificar as atividades e tempo de resposta, bem como, a relação do SNC e o SNP. Qual teste pode ser realizado para verificar esse reflexo? Qual mecanismo fisiológico conseguimos verificar? E quais doenças podem estar relacionadas a alteração dessa função.
O movimento de reflexo é aquele, que quando provocado, apresenta resposta involuntária a excitação. O reflexo é uma das etapas utilizadas no exame neurológico que envolve a reação automática à estimulação. Sem envolver ordens do cérebro as respostas aos reflexos seguem por nervos sensitivos até a medula espinhal, lugar onde são transmitidas a um nervo motor.
Adultos e idosos, esses reflexos são emitidos eventualmente para que seja observada a existência uma possível degeneração neuro motora.
As doenças mais comuns são: mal de Alzheimer, mal de Parkinson, Distrofia muscular e outras. 
3. A aferição da glicose pode indicar diversos aspectos fisiológicos, descreva como foi realizada essa medição e sua aplicabilidade para o paciente
 Os procedimentos da aferição ocorrem através de um aparelho ( GLICOSIMETRO). Deve-se inserir uma fita de teste no aparelho, espetar o dedo com uma agulha estéril, encostar fita no dedo para que haja contato com o sangue, pode haver um resultado esperado.
4. A pressão arterial é um dos mecanismos homeostáticos mais conhecidos, explique como foi realizada a medição, sua importância e associação com fisiologia cardíaca.
A Pressão Arterial(PA) é aquela que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos sanguíneos, gerada através da contração cardíaca que bombeiam o sangue para todo o corpo pelo sistema circulatório. Ela é denominada arterial porque se refere à pressão específica das grandes artérias, que é inferida quando o médico avalia a pressão sanguínea de um paciente.
A medição da Pressão Arterial é realizada através de milímetros de Mercúrio (mmHg), Onde é apresentado o valor correspondente à Pressão Arterial no momento do bombeamento do sangue pelo coração (sistólico) e o valor correspondente ao relaxamento do coração após o bombeamento do sangue (diastólico). Normalmente, utiliza se a medição de 120/80 mmHg para considerar a pressão normal. A primeira numeração corresponde à pressão sistólica enquanto a segunda numeração corresponde à pressão diastólica.
REFERÊNCIAS:
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/glicose.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/pressao-arterial.htm
https://blog.maconequi.com.br/reflexos-neurologicos/

Outros materiais