Buscar

TECNOLOGIA DO TRANSPORTE DE CARGA - CARGAS INDIVISÍVEIS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ANA PAULA DA SILVA RODRIGUES
TECNOLOGIA DO TRANSPORTE DE CARGA -
CARGAS INDIVISÍVEIS
SÃO PAULO
2014
Cargas Indivisíveis 
 Definição: 
Carga Indivisível, ou Carga Especial, são cargas com elevado peso especifico que podem ter grandes dimensões. Pode ser constituída por uma única peça, máquina,
Equipamento ou conjunto estrutural, ou ainda parte pré – montada destes elementos. Carga Indivisível Unitizada, é a carga constituída de mais de uma unidade indivisível arranjada e acondicionada de modo a possibilitar a movimentação e o transporte como uma única unidade. São máquinas industriais de grande porte, como colheitadeiras, transformadores e outros tipos. 
Das Condições do Transporte
Dos Veículos, Equipamentos e Cargas
O transporte de uma Carga Indivisível devera ser feito em veículos adequados, que apresentem estruturas, estado de conservação e potencia motora, que suporte as elevadas dimensões e o peso. Sendo assim para o transporte de cargas indivisíveis é necessário à utilização de veículos especiais. O Veículo especial é aquele constituído com características de construção especial destinado ao transporte de carga indivisível e excedente em peso e/ou dimensão, incluindo-se entreesses os reboques e semirreboques dotados de mais de 03 (três) eixos com suspensão mecânica, assim como aquele dotado de equipamentos para prestação de serviços especializados, que se configurem como carga permanente, tais como: guindastes, perfuratrizes ou assemelhados. A Gôndola ou Viga: São acessórios especiais para transporte de cargas indivisíveis. Alguns tipos de veículos são: o Veículo Trator ou de Tração é o veículo automotor projetado e fabricado para tracionar ou arrastar veículo(s) reboque(s) e semirreboque (s) e/ou equipamento(s);Veículo Transportador Modular Auto Propelido é o veículo modular com plataforma de carga própria, tendo suspensão e direção hidráulica e conjunto de eixos direcionais com força motora que propicie circular pelos seus próprios meios.
Da Sinalização dos Veículos
Os conjuntos transportadores, veículos ou combinações de veículos, cujas dimensões de largura ou comprimento, com ou sem carga, excedam aos limites para
trânsito normal, serão sinalizados com placa traseira especial de advertência, conforme os critérios e especificações constantes da Resolução nº 603/82 do CONTRAN e seus Anexos.
Abaixo seguem as placas que deverão ser metálicas de boa qualidade com película refletiva, com faixas inclinadas de 45º, na direita para a esquerda e de cima para baixo, nas cores preta e laranja alternadamente. Retângulo central na cor branca.
Somente comprimento excedente: 
Somente largura excedente:
Comprimento e largura excedentes:
Fonte: Resolução 603/82 – Art. 6º CONTRAN
Da Autorização Especial de Trânsito – AET
Das Condições
	
O transporte de carga somente poderá ser efetuado mediante prévia obtenção de Autorização Especial de Trânsito – AET. Que é o documento de porte obrigatório para os veículos relacionados na portaria 93/2008 do DENATRAN, para circularem em via publica, sejam elas Federais, Estaduais ou Municipais.
Os veículos de carga necessitam portar AET para trafegar em rodovias do Estado são os que têm a largura superior a 2,60 m, tenham altura superior a 4,4 m, comprimento do conjunto superior a 19,80 m, capacidade de carga superior a 57 toneladas.
Poderá ser fornecida AET para o transporte de carga composta de mais de uma unidade indivisível no mesmo veículo ou combinação de veículos, se não forem ultrapassados os limites máximos de peso por eixo ou conjunto de eixos, estabelecidos no CTB ( código brasileiro de trânsito) e suas resoluções, desde que, devidamente comprovadas as condições de segurança do transporte a ser efetuado.
A AET referente a excesso de altura e com CG (centro de gravidade) excêntrico da
carga somente será fornecida quando ficar comprovado pelo solicitante da AET, que a combinação de veículos é adequada, tendo em vista seu equilíbrio em relação ao solo.
Dos Pedidos de Autorização Especial de Trânsito – AET
A solicitação da AET deverá ser feita através de requerimento, e deverá ser assinada por responsável ou representante credenciado do solicitante.
A solicitação poderá ser feita na UNIT com circunscrição sobre o local onde se iniciará o transporte, ou no local da matriz, filial ou do representante legal do solicitante, observando as competências estabelecidas nos artigos. 28 e 29 nos seus incisos e parágrafos desta Resolução.
A AET poderá também ser solicitada pela a Internet, através do site do DNIT .
O requerimento de solicitação de AET deverá ser acompanhado do número do
CLRV. A critério do DNIT , poderá ser solicitado também cópia deste documento.
Da Competência para Fornecer as AET’s
Compete às UNIT's com circunscrição sobre a via onde se iniciará o transporte através dos seus Setores de Operações Rodoviárias, a expedição da AET para as combinações de veículos que não excedam os limites de dimensões estabelecidos.
Transporte de Produtos Perigosos
Cargas perigosas são quaisquer cargas que, por serem explosivas, como os gases comprimidos ou liquefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosas, infecciosas, radioativas, corrosivas ou poluentes, possam representar riscos aos trabalhadores, as instalações físicas e ao meio ambiente em geral.
O pré-requisito essencial para a segurança do transporte e do manuseio de Cargas Perigosas é a sua apropriada identificação, acondicionamento, etiquetagem, empacotamento e documentação. 
 
Produtos perigosos são classificados por classes de riscos, conforme abaixo:
	1
	Explosivos
	2.1
	Gases Inflamáveis
	2.2
	Gases não-Inflamáveis
	2.3
	 Gases Tóxicos
	3
	Líquidos inflamáveis
	4.1
	Sólidos inflamáveis
	4.2
	Substâncias sujeitas a combustão espontânea
	4.3
	Substancias que em contato com água emitem gases inflamáveis
	5.1
	Oxidantes
	5.2
	Peróxidos Orgânicos
	6.1
	Sustâncias Tóxicas
	6.2
	Substâncias Infectantes
	7
	Material Radioativo
	8
	Corrosivos ou Sustâncias corrosivas
	9
	Substância Perigosas diversas ou matérias que podem causar Diversos perigos
Todos os materiais perigosos podem ser transportados desde que sejam atendidas as exigência de cada país ou localidades.

Continue navegando