Buscar

ava1 Responsabilidade Social e Governança Corporativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prezado Aluno(a),
 
Seja bem-vindo ao fórum de discussões das unidades 1 e 2. Este é o espaço onde conversaremos sobre os temas tratados nas unidades, e vamos interagir para esclarecer dúvidas e construirmos, juntos, novos conhecimentos. Esperamos que você participe ativamente, auxiliando os colegas e expondo, não somente suas dúvidas, mas também suas eventuais descobertas e suas expectativas relacionadas aos conteúdos.
 
 
Empresas não listadas pela Bolsa de Valores de São Paulo
Os níveis diferenciados de governança corporativa, criados pela Bolsa de Valores de São Paulo no final do ano 2000, possuem critérios de adesão que buscam diferenciar três segmentos especiais para listagem de ações, denominados Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado.
O que distingue cada um deles é o grau de comprometimento com as regras (e práticas) de governança. Quanto mais alto o nível (Novo Mercado), mais governança. Entretanto, as empresas familiares, de porte médio, não listadas (private capital market) não recebem estes incentivos.
É comum empresas de porte médio ou menor não se preocuparem com a responsabilidade social empresarial.
Dito isto, vamos dialogar:
Imagine você, como um consultor de uma empresa não listada, que precisa defender para o proprietário de uma empresa de médio porte o porquê de aplicar a governança corporativa e os conceitos de RSE. Como você faria isso?
Aproveite este espaço para expressar seu ponto de vista. Para fundamentar seus argumentos, utilize os conhecimentos das Unidades 1 e 2.
Você também pode indicar exemplos, enviar links de vídeos sobre o tema.
Boa tarde.
Como consultora de uma empresa não listada, recomendaria o proprietário do negócio sobre os benefícios colocando em prática da governança corporativa e da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), listadas abaixo:
· A preocupação básica da governança corporativa é criar um conjunto eficaz e eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja alinhado com os interesses dos acionistas;
· A governança corporativa eficaz e eficiente proporciona aos proprietários (acionistas ou até mesmo cotistas, no caso das sociedades por cotas de responsabilidade limitada) a gestão estratégica de sua empresa e a monitoração da direção executiva;
· Equidade: Proporcionar tratamento equalitário a todas as pessoas que integram a sociedade e a gestão;
· Transparência: Disponibilizar informações e fatos positivos e negativos aos stakeholders, como: desempenho financeiro e cumprimento das leis.
· Construção de um ambiente de cooperatividade nos negócios;
· Aumento da vantagem competitiva da empresa (fazendo frente às exigências cada vez mais específicas do público consumidor);
· Tomada de decisões pautadas no benefício mútuo, e não exclusivo;
· Retorno dos investimentos em forma de parcerias e benefícios sociais;
· Estímulo à movimentação da economia local.
Com esses pontos, podemos ver o quão benéfico é para a empresa implantar a governança corporativa e a RSE, a Responsabilidade Social Empresarial ligada às boas práticas de Governança Corporativa podem melhorar a imagem e consequentemente melhorar a reputação de uma empresa. Assim, para se manter bem no mercado, a empresa tem mais essa preocupação nos dias atuais e que vale a pena refletir sobre o assunto, pois os clientes estão cada vez mais exigentes.

Continue navegando