Buscar

ELETROMAGNETISMOILeidaInducaodeFaradayRelatorioUnid3_20220209165820

Prévia do material em texto

LABORATÓRIO DE FÍSICA
LEI DA INDUÇÃO DE FARADAY
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
Lei da indução de Faraday
1. De acordo com os passos realizados durante o procedimento, qual a relação entre a rapidez da variação do fluxo magnético proveniente do ímã e a corrente exibida no multímetro?
R: Quanto mais rápido o imã se aproxima da bobina, maior é a sua correte. Isso é devido a força eletromotriz induzida, que gera uma corrente induzida no circuito.
2. Qual foi o comportamento do campo magnético ao aproximar e afastar o ímã? Ao inverter a polaridade do ímã, houve alguma diferença no comportamento do campo?
R: Ao aproximar a afastar o imã foi possivel ver a mudança de sinal, ou seja, o sentido da corrente mudou conforme o fluxo magnetico diminuiu.
Houve diferença sim, ao inverter o sentido do imã, invertemos também o fluxo magnético e a corrente elétrica.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
Força magnética entre fios paralelos
1. Quais são os parâmetros observados no ensaio que afetam a força magnética entre dois fios paralelos?
R: O comprimento do condutor e a distância entre eles.
2. Mantendo os demais parâmetros constantes e variando apenas a distância (d) entre os fios paralelos, construa um gráfico entre a força magnética e a distância entre os condutores. De acordo com o gráfico, qual a relação entre os parâmetros analisados? Essa relação pode ser verificada pelas equações estudadas? Justifique.
R: Sim, porque de acordo com a formula de intensidade do campo magnético é inversamente proporcional a distância entre os fios.
3. Mantendo os demais parâmetros constantes e variando apenas o comprimento
(l) dos fios, construa um gráfico entre a força magnética e o comprimento dos condutores. De acordo com o gráfico, qual a relação entre os parâmetros analisados? Essa relação pode ser verificada pelas equações estudadas? Justifique.
R: Sua relação é quanto maior o comprimento do condutor, maior é a força magnetica. Sim porque de acordo com a formula a força magnetica é diretamente proporcional ao comprimento do condutor.
4. Ao inverter a polaridade de um dos circuitos analisados, o que ocorre com a força magnética entre os dois fios paralelos? Justifique o comportamento observado.
R: não acontece nada porque o sentido da corrente não influencia na intensidade e na direção da força magnética.
5. Como a intensidade da corrente que percorre o condutor 2 (circuito da direita) afeta a força magnética sobre o condutor 1 (circuito da esquerda)?
R: A força magnética terá a mesma intensidade nos dois condutores, com isso a corrente do condutor 1 será diretamente proporcional com a corrento do condutor 2.
6. Analise como a corrente que percorre cada um dos condutores influencia o valor da força magnética entre dois fios paralelos e estabeleça qual a relação entre esses parâmetros. O sentido da corrente influencia na intensidade da força magnética? Justifique.
R: A corrente que percorre os condutores influencia diretamente a força magnética e a intensidade do campo magnético. Quanto maior a corrente maior será a força
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
Interação entre dois imãs permanentes
1. Posicione os ímãs de forma que os polos semelhantes estejam frente a frente, conforme a figura 1. Qual o tipo de interação que ocorre entre esses polos? Justifique.
2. R: por ser o mesmo polo Sul de ambos os imãs, o tipo de campo gerado entre as duas faz com que os polos se repelem, isso ocorre pois quando os polos são iguais, os mesmo se repelem.
Figura 1 – Posicionamento dos ímãs em relação à mesa projetável
3. Posicione os ímãs de forma que os polos opostos estejam frente a frente, conforme a figura 2. Qual o tipo de interação que ocorre entre esses polos? Justifique.
R: por se tratar de polos diferentes, ou seja, opostos, os mesmo tendem a se atrair.
Figura 2 – Posicionamento dos ímãs em relação à mesa projetável
4. Posicione os ímãs em 3 arranjos distintos e faça um esboço das linhas de indução magnéticas em cada um dos arranjos feitos.
R: 
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
Indução mútua entre duas bobinas
1. Existe diferença entre o valor exibido no multímetro com o interruptor S1 ligado e desligado? Em caso afirmativo, qual é essa diferença e explique o motivo dela existir.
R: Sim, quando o interruptor S1 está fechado a tensão do transformador 1 registra no multímetro a tensão de 1.3 Vca, isto com o transformador operando a vazio.
2. Qual a tensão exibida no secundário do transformador a vazio? O transformador montado com as bobinas 1 e 2 na placa de ensaio é do tipo elevador ou abaixador? Justifique.
R: A tensão registrada no secundáriodo transformador a vazio e de 1,3 Vca. Através dos registros das tensões primarias e secundaria Vp 3,1 Vca e Vs 1.3 Vca, se trata de um transformador abaixador de tensão.
3. 	Dada a relação de espiras entre o primário e o secundário, qual deveria ser a tensão exibida no multímetro caso o transformador utilizado no ensaio fosse um transformador ideal?
R: Na verdade o número de espiras primaria e secundaria teriam suas perdas eletricas, e impactariam no resultado na tensão primaria e secundaria. O transformador ideal seria aquele que todas as perdas elétricas e térmicas fossem zero.
4. Qual a tensão exibida no secundário do transformador com a carga (lâmpada) conectada nele? Explique a diferença entre a tensão no secundário do transformador a vazio e com a carga.
R: A tensão é 0,5 Vac.
A diferença é referente as perdas elétricas e termicas atraves da circulação de corrente no secundário. No vazio a corrente é menor.
5
ALGETEC – SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO
CEP: 40260-215 Fone: 71 3272-3504
E-mail: contato@algetec.com.br | Site: www.algetec.com.br

Continue navegando