Buscar

AVALIAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PESSOAL DA ENFERMAGEM NAS ORGANIZAÇÕES
10
Toda área de conhecimento possui um foco de atenção que constitui seu objeto de estudo. Para a área de Gestão de Pessoas, pode-se dizer que os objetos de estudo são:
· As organizações e todas as questões que as relacionem com a concorrência.
· Os trabalhadores e todas as questões que os relacionem às organizações.
· Os trabalhadores e todas as questões que os relacionem com o mercado internacional.
· As organizações e todas as questões que as relacionem com o mercado consumidor.
10
O treinamento da equipe, que busca desenvolver conceitos, produz mudanças de comportamentos do colaborador que envolve
· A criação e o desenvolvimento de competências individuais alinhadas com os objetivos da organização
· A mudança de atitudes negativas para atitudes favoráveis, conscientização e sensibilidade com as pessoas, com os clientes internos e externos.
· O desenvolvimento de ideias e conceitos para ajudar a pensar em termos, globais e amplos, visando elevar o nível de abstração.
· O desenvolvimento de habilidades para a execução e a operação de tarefas, manejar equipamentos, máquinas e ferramentas, focando, portanto, em melhorar as habilidades e as destrezas individuais.
10
Treinamento e desenvolvimento constituem processos de mudança no comportamento de pessoas por meio da incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos, destrezas e competências. O treinamento diferencia-se do desenvolvimento, pois
· A sua perspectiva de tempo é diferente, o treinamento focaliza os cargos a serem ocupados futuramente na empresa.
· A sua perspectiva de tempo é diferente, o treinamento trata as novas habilidades e competências que serão requeridas.
· Representa um processo sistemático de alterar o comportamento dos empregados na direção do alcance dos objetivos econômicos da organização.
· A sua perspectiva de tempo é diferente, o treinamento é orientado para o presente.
10
Planejamento é uma função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais os objetivos que devem ser atingidos. É um modelo teórico para ação futura. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das fases do planejamento
· Determinação dos objetivos, conhecimento do sistema como um todo, estabelecimento de prioridades, estabelecimento do plano operacional, seleção dos recursos disponíveis, desenvolvimento, aperfeiçoamento e avaliação.
· Conhecimento do sistema como um todo, estabelecimento do plano operacional, estabelecimento de prioridades, determinação dos objetivos, seleção dos recursos disponíveis, desenvolvimento, aperfeiçoamento e avaliação.
· Determinação dos objetivos, estabelecimento de prioridades, conhecimento do sistema como um todo, estabelecimento do plano operacional, seleção dos recursos disponíveis, desenvolvimento, avaliação e aperfeiçoamento
· Conhecimento do sistema como um todo, determinação dos objetivos, estabelecimento de prioridades, seleção dos recursos disponíveis, estabelecimento do plano operacional, desenvolvimento, avaliação e aperfeiçoamento.
10
De acordo com Ribeiro (2009), a gestão de pessoas na contemporaneidade deve.
· Ser compreendida como um conjunto de técnicas e procedimentos descolados da ação nas políticas dos processos organizativos, visando à adaptação do indivíduo a esses processos.
· Atingir todos os empregados, terceirizados e temporários, mantendo o foco no controle e no desenvolvimento e investindo em instrumentos e ferramentas eficazes
· Apresentar um modelo que possibilite a compreensão da realidade dos processos organizativos como dinâmica, relacional, conflituosa e dialética.
· Construir políticas e estratégias que assegurem o desenvolvimento pessoal e organizacional, visando às circunstâncias do presente, dada a imprevisibilidade do futuro.
Entre os indicadores de necessidade de treinamento, a alternativa que denota um tipo de indicador a priori é a seguinte:
· Produção e comercialização de novos produtos ou serviços.
· Pouca versatilidade dos funcionários.
· Avarias frequentes em equipamentos e instalações.
· Comunicação deficiente.
10
Considerando os pressupostos de Borges‐Andrade (2006) sobre a formação do profissional de treinamento, desenvolvimento e educação, julgue os itens que se seguem.
I. Devido às rápidas e vertiginosas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais que caracterizam o atual mundo do trabalho e das organizações, as áreas de aprendizagem no trabalho, em formação profissional e TD&E têm crescido de importância. Por meio do TD&E, são adquiridos conhecimentos sobre fatos, conceitos e teorias e se desenvolvem habilidades motoras, sociais e intelectuais, estratégias cognitivas e atitudes que poderão tornar o indivíduo mais competente para desempenhar vários papéis, no presente ou no futuro, em diversas organizações. No caso de treinamento, isso será feito de uma forma mais sistemática, enquanto o desenvolvimento baseia‐se na autogestão da aprendizagem. Entretanto, em ambos os casos, a aprendizagem ocorre em contextos formais e, portanto, uma tecnologia instrucional será necessária.
II. A noção de crescimento pessoal contínuo, inicialmente colocada como um assunto de decisão pessoal, tornou‐se um requisito organizacional que dele retirou a noção de escolha livre e pessoal, embora tenha sido mantido ou fortalecido o discurso de que se trate de autogestão da aprendizagem.
III. Em muitos casos, o desenvolvimento de competências pessoais diversificadas transformou‐se em estratégia organizacional, elaborada intencional e formalmente, cuja efetivação leva evidentemente a maiores expectativas de controle e a uma redução drástica do âmbito do que pode ser realmente considerado como autogestão. Por outro lado, um treinamento cuidadosamente formulado para resolver, em curto prazo, problemas específicos de desempenho, de um indivíduo ou uma categoria ocupacional, pode ser visto, por outros indivíduos ou categorias, como uma oportunidade de desenvolvimento.
Assinale a alternativa correta.
· Nenhum item está certo.
· Apenas os itens I e II estão certos.
· Apenas os itens I e III estão certos.
· Todos os itens estão certos.
10
Considerando as inferências de Spector (2010) a respeito dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação, julgue os seguintes itens.
I. Uma avaliação de necessidades é conduzida para determinar quais funcionários precisam de treinamento e que conteúdo ele deve ter. É comum o desperdício de recursos específicos ao se treinar pessoas que não necessitam desse procedimento ou quando se propõe um conteúdo indevido. Uma avaliação de necessidades pode garantir que os recursos de treinamento sejam bem empregados em áreas em que seja demonstrada a real necessidade de treinamento.
II. Apesar da importância da avaliação das necessidades, as organizações frequentemente não a utilizam. Nelas, é comum o desperdício de recursos de treinamento porque a avaliação de necessidades (que poderia ter redirecionado aquele trabalho) nunca foi sequer realizada.
III. A avaliação de necessidades de treinamento pode vir a determinar, com razoável eficácia, os objetivos que o treinamento deve alcançar, visto que fornece critérios como base para o projeto de treinamento organizacional.
Assinale a alternativa correta.
· Nenhum item está certo.
· Apenas os itens I e II estão certos.
· Apenas os itens I e III estão certos.
· Todos os itens estão certos.
10
Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
· Atividades privativas do enfermeiro.
· Atividades pertencentes aos auxiliares e técnicos de enfermagem.
· ( ) Prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente.
( ) Prescrição da assistência de enfermagem.
( ) Prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida.
( ) Executar ações de tratamento simples.
· 1 – 2 – 1 – 2.
· 2 – 1 – 1 – 1.
· 1 – 1 – 1 – 2.
· 2 – 1 – 1 – 2.
10
A Portaria nº 3.588 de 21 de dezembro de 2017 define a equipe técnica multiprofissional responsável pelo serviço hospitalar de referência paraatenção a pessoas com transtornos mentais e/ou com necessidades de saúde decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. A unidade de referência especializada em hospitais gerais observará a gradação do número de leitos implantados. Sendo assim, para o cuidado em enfermaria de 11 a 20 leitos, a equipe técnica multiprofissional mínima será de:
· 5 técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno diurno; 4 técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno noturno; 1 enfermeiro por turno; 2 profissionais de saúde mental de nível superior, totalizando carga horária mínima de 30h por semana; e 1 médico psiquiatra responsável pelos leitos, contabilizando carga horária mínima total de serviços de 40h por semana
· 4 técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno diurno; 3 técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno noturno; 1 enfermeiro por turno; 2 profissionais de saúde mental de nível superior, totalizando carga horária mínima de 60h por semana; 1 médico psiquiatra responsável pelos leitos, contabilizando carga horária mínima total de serviços de 20h por semana
· 3 técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno diurno; 2 técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno noturno; 2 enfermeiros por turno; 2 profissionais de saúde mental de nível superior, totalizando carga horária mínima de 60h por semana; 1 médico psiquiatra responsável pelos leitos, contabilizando carga horária mínima total de serviços de 36h por semana
· 4 técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno diurno; 3 técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno noturno; 2 enfermeiros por turno; 2 profissionais de saúde mental de nível superior, totalizando carga horária mínima de 20h por semana; 1 médico psiquiatra responsável pelos leitos, contabilizando carga horária mínima total de serviços de 30h por semana

Continue navegando

Outros materiais