Buscar

Trabalho AV2

Prévia do material em texto

Nome: Marlene Silva de Lima 
Psicologia, turno: Noite
1) ESCOLHER UMA DINÂMICA DE GRUPO.
Dinâmica do Círculo inverso
OBJETIVOS: Levar o grupo a despertar para a importância de sua organização, através da percepção, cooperação, união entre seus membros, com estratégias de liderança e de trabalho para melhor desempenho do grupo em determinada situação (ou tarefa).
Considerar o total de pessoas para formar o grupo(s) de modo que não ultrapasse o limite de 30 pessoas cada grupo. Neste exemplo, foram formados dois grupos.
2 ) DESENVOLVIMENTO:
1º passo: os participantes formam um círculo e se dão as mãos, com o rosto para fora.
2º passo: será dito que eles deveram encontrar uma forma de virar a roda para dentro sem soltar as mãos.
3º passo: serão lembrados de que durante a dinâmica não podem falar, nem ficar com as braços cruzadas e nem soltar as mãos. 
O grupo apresentou poucas tentativas e logo cumpriu o objetivo da tarefa, tendo todos atitude inicial de ficarem em silencio mostrando amadurecimento em seguir um dos integrantes, pois logo que este virou-se, todos foram virando paulatinamente na seqüência, mantendo a união, a estratégia proposta pelo líder e o trabalho em equipe aconteceu, se pode observar que houve integralidade, cooperação, união e participação.
Enfim, poderia haver situações contrarias como as famosas “panelinhas”, desvirtuando totalmente o grupo com resistência no desenvolvimento da tarefa, o que aconteceria algo negativo e o não comprimento da tarefa.
COMENTÁRIO:
Nesta dinâmica pode ser observada a integração e a participação das pessoas numa atividade grupal. Fazendo com que se saíssem muito bem, pois com o insight da integrante os demais participantes aderiram. 
Eles demonstraram amadurecimento cumprindo as indicações do o silencio inicial, dando a perceber que estavam compreendendo a tarefa as condições e as possíveis soluções.
Enfim, partilha-se a experiência vivenciada, no momento em que alguém fazia um movimento todos ficavam atentos, e ao mesmo tempo cada um no seu silencio buscava solução. 
Houve uma pequena dificuldade em relação ao espaço e o numero de integrantes, pois a partir da realização da tarefa o grupo não se manteve em silencio, falha inicial, a qual deixou de ser perfeita na sua integra.

Continue navegando