Buscar

EXERCICIO 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Quando o analista financeiro e de orçamentos efetua as projeções de um Demonstrativo Financeiro faz uso de dados macroeconômicos como inflação, juros, câmbio e crescimento econômico. Assim sendo, é verdade afirmar que:
	
	a.
	Estes cenários econômicos servirão de base às projeções econômico-financeiras da empresa, exigindo assim um profundo conhecimento dos negócios e do setor econômico no qual a organização esteja inserida, bem como o conhecimento dos indicadores que mais impactam os negócios ou influenciam suas operações.
	
	b.
	Na elaboração dos cenários econômicos que servirão de base às projeções econômico-financeiras da empresa, será necessária a presença de um economista que entenda de custeio e rateio de despesas. Assim, este profissional contribuirá com um profundo conhecimento dos negócios sem se preocupar com o setor econômico no qual a organização esteja inserida.
	
	c.
	Na elaboração dos cenários econômicos que servirão de base às projeções econômico-financeiras da empresa, os números projetados para os itens inflação, juros e câmbio, por exemplo, podem ser feitos por qualquer profissional dado sua irrelevância no Orçamento. Isto em razão dos custos e despesas serem os itens mais importantes e significativos no resultado das operações.
	
	d.
	Apesar da administração financeira e orçamentária ser uma aliada do administrador moderno, nunca deve tratar de itens macroeconômicos. Isto, em razão destes serem temas ligados a economia e não às finanças corporativas
	
	e.
	A utilização de premissas macroeconômicas na projeção orçamentária é essencial, mas pode ser substituída por dados apresentados pelos jornais e revistas especializadas e a critério do analista de investimentos. Assim sendo, nunca será própria de análise interna da empresa dado sua irrelevância no trabalho de Budget.
  
PERGUNTA 2
1. Os custos reportados por uma empresa industrial englobam todos os gastos referentes à produção em um determinado período analisado. Nesse sentido, esses custos serão compostos pelos gastos referentes às:
	
	a.
	Matérias Primas utilizadas no processo produtivo apenas.
	
	b.
	Matérias Primas utilizadas no processo produtivo e Mão-de-Obra diretamente ligada à produção apenas.
	
	c.
	Matérias Primas utilizadas no processo produtivo, Mão-de-Obra diretamente ligada à produção, Materiais Auxiliares ligados à produção e demais Gastos Gerais de Fabricação.
	
	d.
	Apenas Matérias Primas utilizadas no processo produtivo e Gastos Gerais de Fabricação como, por exemplo, energia elétrica, gás natural, água, entre outros.
	
	e.
	Matérias Primas utilizadas no processo produtivo; Mão-de-Obra diretamente ligada à produção; Demais Materiais Auxiliares ligados à produção; Gastos Gerais de Fabricação como, por exemplo, energia elétrica, gás natural, água, entre outros.
  
PERGUNTA 3
1. Antes de você iniciar o trabalho de projeção de qualquer conta de uma Demonstração Financeira de uma empresa, é necessário cuidado especial para com alguns detalhes a respeito dos números históricos publicados, evitando assim uma análise equivocada e um trabalho de projeção impreciso.
Neste sentido, é VERDADEIRO afirmar que:
	
	a.
	Não é necessário conhecer bem o negócio no qual a empresa esteja inserida ou desempenho da produção e vendas dos produtos (ou serviços) que oferece. Mas sim, exige-se pleno domínio do desempenho de seus concorrentes no mercado de atuação, as estratégias utilizadas neste mercado e seus objetivos de curto, médio e longo prazos.
	
	b.
	É necessário conhecer bem o negócio no qual a empresa esteja inserida apenas no que se refere à produção e às vendas dos produtos (ou serviços). Ou seja, nunca devemos nos preocupar com os custos ou despesas, pois estes são sempre fixos, independentemente do nível de atividade e dos objetivos de curto, médio e longo prazo.
	
	c.
	A despeito do trabalho exigido destes profissionais, os números históricos publicados nos diversos Demonstrativos financeiros são sempre úteis, mas pouco significativos. Isto em razão de nunca servirem de base para desempenhos futuros do negócio.
	
	d.
	É necessário conhecer bem o negócio no qual a empresa esteja inserida e o desempenho da produção e das vendas dos produtos que oferece. Entretanto, nunca será necessário conhecer o desempenho de seu mercado, ou suas estratégias utilizadas no mercado e possíveis de serem levantados junto aos administradores.
	
	e.
	É necessário conhecer bem o negócio no qual a empresa esteja inserida e o desempenho da produção e das vendas dos produtos (ou serviços) que oferece. Ao mesmo tempo, exige-se pleno domínio do desempenho no seu mercado de atuação, as estratégias utilizadas neste mercado e seus objetivos de curto, médio e longo prazos possíveis de serem levantados junto aos administradores.
 
PERGUNTA 4
1. Quando pensamos no conceito “Planejamento Orçamentário” estamos nos referindo a:
	
	a.
	Um trabalho detalhado e periódico desenvolvido pelo profissional de finanças no sentido de analisar o desempenho passado, presente e futuro estimado da empresa. O Planejamento Orçamentário permite a administração eficiente do negócio, provendo a empresa dos recursos necessários para que atinja suas metas de desempenho e sempre atendendo às expectativas de desempenho financeiro dos acionistas.
	
	b.
	Um trabalho muito importante de análise de números históricos da empresa e com o objetivo de prover os acionistas e controladores de informações valiosas de seu desempenho. O Planejamento Orçamentário nunca será feito trimestralmente, de forma a permitir a análise mensal detalhada dos resultados ocorridos e reportados.
	
	c.
	Um trabalho detalhado e nunca periódico desenvolvido pelo profissional de finanças. O Planejamento Orçamentário às vezes permite a administração eficiente e eficaz do negócio, provendo a empresa dos recursos necessários para que atinja suas metas de desempenho, seus objetivos, e sempre atendendo às expectativas de desempenho financeiro dos acionistas e controladores.
	
	d.
	Um trabalho generalista e pouco detalhado a respeito dos números da empresa que permite a administração eficiente e eficaz do negócio, provendo a empresa dos recursos necessários para que atinja suas metas de desempenho, seus objetivos, e sempre atendendo às expectativas de desempenho financeiro dos acionistas e controladores.
	
	e.
	Um trabalho de Planejamento Orçamentário é aquele executado pelos contadores e auditores externos e pode permitir a administração eficiente e eficaz dos custos, provendo a empresa dos recursos necessários para que atinja suas metas de desempenho, seus objetivos, e sempre atendendo às expectativas de desempenho financeiro.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina