Buscar

LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E DISCURSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Todos os dias, envolvemo-nos em diversos processos comunicativos, do simples diálogo a informações complexas. Com o avanço da tecnologia, os veículos de comunicação se multiplicaram: podemos ler as notícias em jornais ou na internet; podemos desejar felicidades aos nossos amigos por cartões, e-mails ou redes sociais. O mundo não para e, consequentemente, os acontecimentos se sucedem com velocidade e, muitas vezes, não conseguimos assimilar tudo o que lemos, vemos ou ouvimos. Assim, nem sempre a comunicação se estabelece de forma adequada. É preciso que estejamos atentos aos textos que lemos, analisando seus elementos e o contexto em que eles se apresentam.
A partir dessa reflexão e tendo como base o conteúdo das aulas, propomos que seja elaborada uma análise dos textos a seguir selecionados, a fim de que sejam compreendidos os contextos de sua produção.
Texto 1:
“– Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bonita do que eu? E o espelho, que era mágico, dizia: – Não, rainha, você é a mais linda”.
(Esse é o exemplo encontrado na história de Branca de Neve e os sete anões)
Texto 2:
“– Espelho, espelho meu, existe no mundo alguém mais bonita(o) do que eu?
Algumas respostas encontradas em charges na internet:
“O espelho que não sabe mentir, não respondeu nada, mas até agora não parou de rir!”.
“Ele está falando até agora.”
“Não, só a Daniela Cicarelli, Carolina Dieckmann, Adriane Galisteu, Gisele Bundchen...”
No texto 1 podemos ver que se trata de um diálogo da história de Branca de Neve e os sete anões, fala sobre a fantasia, percebemos mais claramente a linguagem formal. Podemos observar o ego da Rainha, porém mesmo com seu ego gigantesco percebemos sua insegurança também, pois ela teve que criar um espelho mágico para exaltar sua beleza.
Já no texto 2 podemos perceber que é um texto mais atual, uma sátira, conseguimos ver o sarcasmo. Onde a mulher pergunta se há alguém mais bonita(o) que ela, o espelho reponde algumas atrizes e modelos que são consideradas mais belas. Com humor ele retrata o “conto de fadas da vida real” que a sociedade empurra sobre as mulheres.

Outros materiais