Buscar

MAPA GESP - DIREITO APLICADO À GESTÃO ESPORTIVA - 542023

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa MAPA? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
MAPA – GESP - DIREITO APLICADO À GESTÃO ESPORTIVA - 54/2023
Com bases constitucionais, especificamente no artigo 217 da CF 88, a Lei de Incentivo ao Esporte no Brasil, Lei nº 11.438/2006, é uma das principais ferramentas de fomento ao esporte pelo poder público no país. A partir dela foi possível que pessoas físicas e empresas direcionassem parte dos seus impostos diretamente para projetos esportivos de sua escolha.
Apesar desta ser uma das ferramentas mais importantes para obter recursos para uma entidade esportiva ou atleta, grande parte das pessoas e empresas ainda desconhecem os benefícios que podem vir de uma parceria desse tipo. Por isso, é importante para o gestor de esporte que conheça muito bem quais são os passos para obter este recurso
 
 SANTOS, A.; ESTEVES, D. T.; DE SOUZA, P. R. Direito aplicado à gestão esportiva. Indaial, SC: Arqué, 2023
Considerando a Lei de Incentivo ao Esporte, Lei nº 11.438/2006, e o conteúdo abordado no livro da disciplina, responda
 
1) Descreva, de forma resumida, como funciona a Lei de Incentivo ao Esporte.
 
2) Na Lei de Incentivo ao Esporte, a dedução dos tributos pode ser feita a nível federal, estadual ou municipal, dependendo do tipo de empresa e de imposto envolvido. Cite sobre quais tributos se aplica a dedução advinda da Lei de Incentivo ao Esporte em cada uma das esferas federativas (federal, estadual e municipal).
 
3) Cite e explique as formas previstas em lei para participar do incentivo ao esporte.
 
4) Descreva quais os três passos a serem seguidos caso uma pessoa física jurídica decida contribuir a um esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
 
5) Caso o proponente do projeto seja uma pessoa jurídica, de direito público ou privado, ele deve se encaixar em alguns critérios para que possa receber os recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Descreva quais são esses critérios.
 
 
Informações importantes:
- Esta atividade deve ser entregue por meio do MODELO MAPA disponível no Material da Disciplina, será aceito apenas os formatos Word (.Doc e .Docx) ou PDF.
- Se identificado plágio (cópia sem devida citação e interpretação de materiais didáticos, cópia indevida de sites, ou cópia entre colegas) a atividade poderá ser zerada, na Sala do Café você encontra mais orientações sobre as normas de plágio.
- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade.
- Não se esqueça de salvar o comprovante de finalização da atividade.
- Antes de clicar em "Finalizar", confira se enviou o arquivo correto, e no formato correto, em caso de problemas entre em contato com seu professor mediador.

Continue navegando