Buscar

2 - Anatomia e Fisiologia do Envelhecimento

Prévia do material em texto

SEXUALIDADE DOS IDOSOS.
Diferente do que muitos pensam, os idosos também podem e devem viver sua sexualidade com plenitude, porém, ocorrem algumas mudanças naturais durante o processo de envelhecimento que acarreta na diminuição da resposta aos estímulos sexuais. Vamos saber um pouco mais?!
Fases:
Mulher:
Homem:
Desejo
A fase do desejo, está relacionada a fatores sociais, psicológicos e religiosos, ou seja, não costuma mudar da juventude para a terceira idade. 
A fase do desejo, está relacionada a fatores sociais, psicológicos e religiosos, ou seja, não costuma mudar da juventude para a terceira idade.
Excitação
- Diminuição do rubor,
- Diminuição do aumento do clitóris e pequenos lábios,
- Demora e diminuição da lubrificação vaginal
- Menor elasticidade vaginal o que acarreta dor na relação sexual.
- Ereções tendem a ocorrer mais lentamente que a do homem jovem, tendo um período de detumescência (perda de ereção), porém mais tardio.
Orgasmo
- Contrações rítmicas da vagina em menor quantidade,
- Contrações retais menos frequentes.
- A ejaculação acontece num só tempo, com pronunciada diminuição da fase de inevitabilidade ejaculatória. 
- O ejaculado sofre redução na quantidade e é expelido sob pressão menor.
Resolução
- A mulher não passa por essa fase.
- O período de resolução bem maior no homem idoso. Pode durar minutos, horas ou dias. Observa-se que, quanto maior a atividade sexual do adulto, menor seria seu período de resolução na velhice.
- Há uma redução do líquido pré-ejaculatório.
Além disso, existem algumas alterações hormonais como redução da espermatozoides e testosterona após os 40 anos nos homens, chamada de andropausa. Na mulher, após a menopausa há uma considerável diminuição na produção de estrógeno e progesterona, provocando as seguintes mudanças no aparelho genital feminino”: • Os ovários diminuem progressivamente de tamanho; • As trompas de falópio se fazem filiformes; • O útero regride ao seu tamanho pré-púbere; • O endométrio e a mucosa do colo uterino se atrofiam.

Continue navegando