Buscar

HEMATOLOGIA NP2 DP 2023

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HEMATOLOGIA NP2 DP 2023
1- A infecção pelo ebv pode ocorrer durant a infância, adolescência ou idade adulta; 50% das crianças tem esta infecção antes dos 5 anos. Na maioria, a infecção é subclínica. Em adolescentes ou adultos, ela pode ser subclínica ou pode ser reconhecida como mononucleose infecciosa, dependendo dos achados clínicos. A maioria dos indivíduos já adquiriu o vírus na vida adulta, mas mesmo quando a infecção primaria pelo ebv ocorre em idoso, ela pode estar associada a sintomatologia típica de monocleose infecciosa. Esperamos encontrar no hemograma uma: 
a) eosinofilia
b)neutropenia
c)linfocitose
d)linfopenia
e)neutrofilia
2- Paciente do sexo masculino, 63 anos, foi encaminhado a um Médico Hematologista com os seguintes resultados no hemograma: hematócrito = 40%; hemoglobina = 13,2 g/dL; contagem de leucócitos = 28.000/mm3; contagem de plaquetas = 179.000/mm3; predomínio de linfócitos típicos e presença de manchas de Gumprecht. O paciente refere estar assintomático. Ao exame físico, não apresentou alterações. Neste caso, foram indicados vários exames, entre eles _______________. Os resultados mostraram ____________________da medula óssea por ________________________. Um novo hemograma mostrou leucocitose com linfocitose acentuada e presença de alguns _____________________. O resultado dos exames confirmou a suspeita inicial de _____________________________. Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.
a) biópsia de medula óssea e imunofenotipagem; infiltração nodular policlonal; linfócitos T e B; prolinfócitos; Leucemia Linfóide Crônica (LLC) 
B) biópsia de medula óssea e imunofenotipagem; infiltração blástica; mieloblastos; promielócitos; Leucemia Mielóide Aguda (LMA) 
C) biópsia de medula óssea e imunofenotipagem; infiltração nodular monoclonal; linfócitos B; prolinfócitos; Leucemia Linfóide Crônica (LLC) 
D) FISH e imunofenotipagem; infiltração nodular monoclonal; linfócitos T; prolinfócitos; Leucemia Linfóide Aguda (LLA) 
E) citogenética e imunofenotipagem; infiltração nodular monoclonal; linfócitos B; prolinfócitos; Leucemia Linfóide Crônica (LLC)
3- O heme, um comp osto quími co que transpo rta o oxigênio e confere a cor vermelha ao sangue, é um componente fundamental da s hemoproteínas, um tipo de pro teína encont rado em todos os t ecidos. A maior quantid ade do heme é sintetizad a na medula óssea para a pro dução de hemoglobina. O fígado t ambém produz gran des quant idades de heme e a maioria é utilizada co mo um compon ente dos cito cromos. Alguns citocromos no fígado oxidam sub stâncias q uímicas estranha s, incluindo medicamento s, par a que sejam eliminadas mais facilmente do organismo. Oit o enzimas diferentes intervêm nas etapas seqüenciais da síntese do heme. Quando existe deficiência de uma das enzimas que pa rticipam d a produção do heme, os precursores químicos do heme pod em acumular-se no s tecidos (especialmente na medula óssea ou no fígado). O heme tem sua prod ução dependente de alguns percussores como:
a) glicina e acido glutamico
b) acetil~coa e glutamato
c)acetil~coa e succinil~coa
d)succinil~coa e glutamato
e)succinil~coa e glicina
4- A variação do tamanho das h emácias é an alisada eletronicamente pela variação de pulsos obt idos durante a leitura. A análi se dessa variação permite a ob tenção desse índ ice, que representa a amplitude de distribuição dos glóbulos vermelhos, servindo como u m índice de anisocito se, que se altera precocemente na deficiência de ferro, mesmo antes da alt eração de outr os parâmetros. A sigla desse pa râmetro é
a)HCM
b)CHCM
c)VCM
d)RDW
e)RBC
5- Em relação aos paramentros obtidos por contadores hematológicos e seu significado, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeira, u F, se falsa.
( ) A elevação do wbc (contagem global de leucócitos) pode ser classificada em leucócitos fisiológicos, leucocitose reativa e leucocitose patológica, sendo esta ulyima associada a doenças mieloproliferativas e linfoproliferativas.
( ) O HCT (hematócrito) é um bom parâmetro para acompanhamento de pilicitemia.
( ) o HCM (hemoglobina corpuscular média) indica o tamanho médio das hemácias.
( ) o RBC (contagem global de eritocritos) tem uma correlação direta com o VCM (volume corpuscular médio), ou seja, indivíduos com VCM elevado tem contagem alta de RCB.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é: 
a) V-V-V-V
b)F-V-V-F
c)V-F-F-V
d)F-V-V-V
e)V-V-F-F
6- Uma anemia p ode ser definida c omo uma deficiência de supri mento de ox igênio para os tecid os do organismo, onde a leitura do hematocrito e a dosagem da hemoglobina con stituem métod os para determinação da mesma. O d iagnostico inicial de uma anemia qualqu er começa com a história do paciente, e xames clínicos, físicos e finalment e laborat oriais.As anemias p or deficiência de ferro cursam normalmente com anisocitose com presença de macrocitose1.A anemia com presença de HbSS em crise h emolítica, apresenta níveis de bilir rubina e reticulóc itos elevados na paciente.2.Na anemia megaloblást ica o VCM e CHCM sempre se apresentam acima dos valores de referencia, juntamente com os reticulócitos3.As anemias em geral podem ser decorrentes de falta de ác ido fólico e ferro4.Nas anemias car ênciais, seu diagn ostico lab oratorial é baseado na eletroforese de hemoglobina e depois na avaliação do s índices hematimétricos pr esentes no eritrograma da pac iente.5.Em relação a uma anemia p odemos verificar : Responda as alternativas ab aixo baseado na s afirmações acima:
a) alternativas I e v estão corretas
b) alternativas II e III estão corretas
c) alternativas II esta correta
d) alternativas IV e V estão corretas
e) alternativas V esta correta
7- A classificação mais útil dos achado laboratoriais da anemia se baseia nos indicies hemetricos, que dividem-se em anemias micorciticas, normocíticas e mecrociticas. Alem de sugerir a natureza do defeito primário, essa abordagem também pode indicar uma anomalia subjacente antes que se desenvolva a anemia. Embora os índices hemetimetricos indiquem o tipo de anemia, mais informações podem ser obtidos pelo exame de amostra inicial e distensão de sangue. Assinale a alternativa que menos se adequa ao diagnostico de tipo de anema através da distensão sanguínea.
a) podemos visualizar a diferenciação de tamanho dos eritrócitos ( macrocitose, mecrocitose, anisocitose)
b) podemos visualizar diferentes formatos eritrocitários tambem conhecidos como anomalia eritrociarias (poiquilocitose)
c) podemos encontra hemácias hipocromicas e hipercromicas então relacionadas com os níveis de hemoglobina e com o CHCM do paciente.
d) podemos encontrar a presença de matemielociticos o que irá caracterizar m tipo raro de anemia conhecida com anemia perniciosa
e) podemos encontar macrocitos/megaocitos podendo indicar problemas como anemias megaloblastica
8- Em câmera de neubauer, qual é o reagente utilizado para contagem manual de leucócitos?
a) corante azul de cresil brilhante
b) corante de leishman
c) liquido de turck
d) liquido do heyem
e) corante de papanicolau
9- Para contage m diferencial d os leucócitos d e um Hemograma, deve ser realizad a uma extensão san guínea d e modo a ob ter um esfregaço h omogêneo ocu pando até ¾ da lâmi na. Existem no mercado, d iversos corantes disponíveis n o mercado que permitem recon hecer morfologicamente os elementos sanguíneos. Em relação à coloração da s células é correto afirmar:
a)
b) O cito plasma dos eosinófilos é acidófilo e o dos linfócit os é basófilo, portanto a eosina e azul de metileno seriam respectivamente responsáveis p ela coloração de ambos
c)
10- O número de células sangüíne as (hemácias, leucóc itos e pla quetas) liberado pelos aparelhos au tomatizados é obtido por meio de:
a)citometria de fluxo
b)potenciometria
c)impedância
d)amperometria
e)condutividade

Continue navegando