Buscar

Estudo Dirigido - Toxoplasma gondii, Cystoisospora belli e Cryptosporidium spp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
ICS046 – Parasitologia Humana IA
Docente: Clarissa Cunha Santana 
Discente: Maria Antônia Santos
4º Estudo Dirigido – Toxoplasma gondii, Cystoisospora belli e Cryptosporidium spp.
1. A imagem abaixo apresenta uma forma evolutiva de um dos protozoários estudados na aula anterior. Qual o parasita em questão e a forma evolutiva apresentada? Justifique sua afirmação.
O parasita presente na imagem é o Toxoplasma gondii na forma evolutiva de taquizoíto. É possível fazer essa identificação, pois possui uma extremidade mais fina e a outra arredondada, além da presença de um núcleo em posição mais ou menos central.
2. As imagens abaixo representam os oocistos de Toxoplasma gondii (A) e Cystoisospora belli (B). Quais as características morfológicas permitem distiguir entre os oocistos destas espécies? Descreva-as.
B
A
As diferenças morfológicas entre os oocistos do Toxoplasma gondii e Cystoisospora belli estão na forma elíptica do C. belli e de seu estreitamento nas extremidades, o que não ocorre com o T. Gondii. Outra diferença é que no oocisto do C. belli há a presença de uma ou duas massas citoplasmáticas granuladas – esporoblastos – quando imaturos.
3. O Cryptosporidium é considerado por alguns autores um parasita intracelular extracitoplasmático. A imagem abaixo representa bem essa afirmação. Disserte sobre as características que permitem essa classificação.
O Cryptosporidium se desenvolve, preferencialmente, nas microvilosidades de células epiteliais do trato gastrintestinal, podendo localizar-se em outras partes, como parênquima pulmonar, esôfago e faringe. Assim, ele parasita a parte externa do citoplasma da célula dando a impressão de se localizar fora dela.
4. Sobre o ciclo biológico de Toxoplasma gondii, Cystoisospora belli e Cryptosporidium spp, analise as afirmações a seguir e julgue-as como Verdadeiras ou Falsas.
( V ) Os gatos e outros felídeos configuram hospedeiros definitivos do T. gondii.
( V ) Tanto o Cystoisospora belli quanto o Cryptosporodium spp. Apresentam ciclo monoxênico e o homem como hospedeiro definitivo
( F ) Os oocistos das 3 espécies apresentam 2 esporocistos com 4 esporozoítos cada.
( V ) Apenas os oocistos de Cryptosporidum spp. são eliminados no ambiente já esporulados.
( F ) Os bradizoítos e os taquizoítos de T. gondii são muito semelhantes e ambos podem ser encontrados tanto intracelulares como livres nos líquidos orgânicos.
1

Continue navegando