Buscar

EXEMPLOS DE CONCLUSÃO PARA REVISÃO

Prévia do material em texto

EXEMPLOS DE CONCLUSÃO PARA REVISÃO:
Conclusão 
Foram incluídos nesta revisão 24 estudos publicados entre 2009 e 2020. As abordagens avaliativas foram referentes à avaliabilidade, à sustentabilidade, ao processo e ao resultado. As avaliações evidenciaram que o PAS e o PAC são estratégias efetivas de promoção da saúde e de incentivo à prática de atividade física no contexto do SUS, impactando positivamente nos indicadores de saúde dos usuários e no aumento da prática de atividade física no lazer. Os resultados permitem a ampliação da compreensão sobre as avaliações que foram realizadas no PAC e no PAS, fornecem elementos sobre as abordagens avaliativas que podem ser adaptadas em futuras avaliações, além de descreverem o panorama destes programas e do seu impacto para a promoção da saúde no Brasil. Reforçam também a importância da continuidade e investimentos nos programas comunitários de atividade física, especialmente em um cenário de instabilidade política e financeira que coloca em risco a sustentabilidade de programas e políticas sociais e de saúde. Consideram-se fundamentais os estudos com revisões sistemáticas, meta-avaliação e novos estudos avaliativos, tanto locais quanto nacionais, que verifiquem a continuidade dos programas e das ações implementadas, a cobertura, o acesso, a efetividade e o impacto, bem como a avaliação da interferência do contexto político e econômico na prática de atividade física, na manutenção e investimento nos programas comunitários de atividade física, que têm se mostrado tão benéficos na promoção da saúde. 
Conclusion
We performed a meta-analysis to obtain a prevalence esti-mate of GBS caused by ZIKV infection. This estimate seemsto be low, but cannot be ignored, since ZIKV outbreaks affectsan overwhelming number of individuals, mostly in Southand Central America, posing a challenge to healthcare ser-vices. ZIKV infection cases must be closely followed to assureprompt care to reduce the impact of GBS associated-sequelaeon the quality of life of those affected.
CONCLUSÃO 
A hipótese de relação predisponente da ZV para a SGB não deve ser descartada, visto que esses resultados apontam ligação direta de tempo e espaço entre circulação de ambas as doenças. Estudos abrangidos por esta revisão sugerem a possível variabilidade de cepas do vírus como as responsáveis pelo aumento da SGB pós ZV em algumas regiões e em outras não. Diante disto, constata-se a necessidade de mais estudos na área, principalmente em grandes populações e regiões distintas, devido à relevância epidemiológica que o ZV e a SGB possuem para que, assim, consiga-se compreender a relação entre estas patologias.
CONCLUSÃO 
A literatura corrobora para a hipótese de que a SGB está associada à infecção por vírus Zika, contudo ainda é um assunto pouco estudado e urge-se a necessidade de mais estudos que abordem essa temática, visto que essa mini revisão é limitada pelo número de artigos tomados como referências bibliográficas. A fim de evitar as subnotificações, a negligência na saúde pública e nos planos governamentais, é primordial que se faça a identificação dos indivíduos com alto risco de desenvolver SGB e que o diagnóstico seja feito precocemente a fim de evitar as complicações da doença. Logo, acerca das perspectivas futuras, tem-se que os estudos tendem a avançar e aprofundar na questão genética, social, ambiental, dentre outros, para que se alcance um maior nível de conhecimento das doenças e a sua correlação no meio científico, além do mais produzir novos medicamentos inovadores com tratamentos cada vez mais eficazes, é sempre o grande desafio para novas patologias.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir da análise das diversas pesquisas realizadas a fim de compor o presente trabalho, foi possível constatar que ainda existem muitas questões que carecem de aprofundamento tanto sobre a Síndrome Guillain- Barré quanto a febre Zika e a relação entre as duas doenças. A infecção por Zika se tornou maior preocupação devido ao elevado número de casos de microcefalia emrecém-nascidos que foram associadas ao vírusa partir de 2013 e, posteriormente, pela associação à síndrome de Guillain-Barré. Conforme os estudos analisadosa SGB, por sua vez, é uma síndrome relativamente frequente, principalmente se comparada a outras doenças neurais. Tem progressão rápida, tornando-se grave e exigindo cuidados constantes. O enfermeiro tem um relevante papel no diagnóstico da SGB, que baseia-se nas manifestações clínicas. Ressaltando que, em alguns casos de SGB causados pelo ZIKA, o surgimento das manifestações clínicas é bastante precoce, segundo os estudos analisados, aproximadamente duas semanas após a infecção clinicamente manifestada. Quanto à hipótese de relação predisponente da ZIka para a SGB, o que os estudos abrangidos nesta revisão apontam é que a mesma não deve ser descartada, visto que esses resultados demonstram uma ligação direta de tempo e espaço entre circulação de ambas as doenças. Embora alguns dos estudos sugiram a possível variabilidade de cepas do vírus como as responsáveis pelo aumento da SGB pós Zika em algumas regiões e em outras não, essa relação continua em estudo. Desta forma concluímos que ainda é grande a necessidade de mais estudos abrangendo esta temática, devido à relevância epidemiológica que o ZIKA e a SGB possuem para que, assim, consiga-se compreender a relação entre estas patologias. É importante ainda despertar nos órgãos de saúde pública uma maior preocupação em relação à única ação possível para controle da infecção por ZIKA até o momento, a prevenção.

Mais conteúdos dessa disciplina