Buscar

Bandagem

Prévia do material em texto

Gabriella R. de Oliveira
Bandagem: Cap 10 – Primeiros Socorros para Estudantes
Para que serve uma bandagem? = é indicado para evitar a contaminação da ferida, proteger o ferimento, reduz o risco de infecção, não precisa ter agente microbiano, é uma cobertura do ferimento e não curativo. Realizar controle de sangramento. 
Varias técnicas e materiais sobre aplicação de bandagem
Forma que faz-se a bandagem está diretamente relacionada a efetividade do procedimento
Objetivo: controlar o sangramento; evitar maiores lesões e contaminações; manter o ferimento seco: se fez o controle com pressão manual, mantem a pressão e mantem o sangramento interrompido, mas existe ferimentos que têm exsudato que também irão se manter seco; imobilizar o local do ferimento. Se a bandagem estiver sujo, coloca outra por cima, mas se tiver infectado, substitui ela.
A bandagem: prende o curativo no ferimento, cria pressão que controla o sangramento, ajuda a manter as extremidades do ferimento fechadas, segura uma tala em uma parte lesionada do corpo, fornece apoio a uma parte lesionada do corpo e ajuda a prevenir ou reduzir o edema que pode trazer complicações secundarias. Se tem ferimento no antebraço, tem que envolver anterior e posterior desse, extremidades precisam estar fechadas.
Nunca coloque uma bandagem diretamente sobre a ferida: utilize a bandagem apenas para cobrir o ferimento, sobre um pano limpo coloca-se a bandagem. Fratura não tem ferida/ferimento exposto, mas se for fratura exposta, cobre a área exposta e depois aplica a bandagem.
Erros comuns: Deixá-las muito frouxas que causa o cisalhamento ou muito apertadas: compressão dos vasos e compromete a circulação da extremidade distal. Sempre observar a perfusão nas extremidades distais. Cobrir os dedos das mãos ou pés (exceto quando lesionados). Quando por causa do edema a bandagem fica muito apertada, tem que apertar ela, comum em fratura, edema comprime e interrompe circulação distal.
Tipos de bandagem mais utilizadas em PS:
Triangular e gravata são muito praticas de se fazer em casa
Bandagems em rolo: bandagem ou atadura de crepom, mas tem outros materiais: algodão, elastano, ela é disposta em rolo, e vários tamanhos: em largura 5,8,10,15,20 e 30 cm, depende o local que vai aplicar que vai aplicar, de 5 a 10 cm 
Bandagens triangular: através de um triangulo formado faz uma bandagem no paciente 
Bandagens em gravata: depois do triangulo formado, estrutura em formato de gravata para fazer a bandagem 
Diferença entre as duas: com a triangular alcança uma menor compressão, proteje mas não comprime bem, compressão reduzida, na bandagem em gravata consegue fazer uma proteção e compressão efetiva. 
Imobilização sempre de baixo para cima, favorecendo o retorno venoso/sangue ao coração. Distal > Proximal, e não pode fazer movimento de vai e vem, mantem um sentido único, começa da distal dando voltas, movimento circular e segue ate a proximal prosseguindo sem mudar o movimento. 
Em um local só que é feito a bandagem, movimento circular é feito em um local apenas, existem outras técnicas também, como a técnica em 8: compressão, e técnica compressiva: vai girando a atadura de crepom sobre o ferimento. 
Quantas voltas dá: não tem regra, depende do ferimento e do objetivo, se tiver sangrando mais, tem que dar mais voltas, ex: 10 voltas, se for so uma imobilização talvez de somente uma volta. 
No ombro, se realizar compressão excessiva no tórax: proporciona respiração superficial, compromete, hipoxemia, desconforto respiratório
No maléolo, começa ao redor do pe e depois segue para o tornozelo
Importante que as duas voltas iniciais devem ser no mínimo dupla, porque se não afrouxa e solta, e depois segue para as demais.
As tipoias são usadas para dar apoio em caso de lesões no ombro, nos membros superiores ou nas costelas. Feitas através da bandagem triangular, coloca um apoio no braço do paciente. Imobiliza ossos: úmero, radio, ulna, clavícula, todas estruturas ligadas ao MS estarão imóveis. 
- Bandagem triangular pode ser utilizada em todo o corpo, e sempre utiliza as 3 pontas dessa, que vao estar unidas ai consegue fazer a imobilização 
- Na cabeça é mais fácil fazer a triangular do que a em rolo, ferimento cortocontuso na região parietal: triangular mais fácil para não ficar frouxo com a em rolo, região occipital e outras mais inferiores: bandagem em rolo
- Usar tecido limpo 
- No ombro, no pé e na mão é unir as três pontas, objetivo é mais uma proteção do que imobilização, a função de 
- Bandagem em faixa, une as duas pontas, bandagem em gravata, consegue fazer uma compressão importantes
- Bandagem de pressão na palma da mao, pega um pedaço de pano poe na palma da mao do paciente e fecha por cima, consegue fazer um curativo compressivo
- Coloca sobre a lesão, e vai rodando as duas pontas e quando chega amarra

Continue navegando