Buscar

Atividade Qualitativa Parasitologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Qualitativa Parasitologia – 3P3C/2021
Nome: Gabriella Rodrigues de Oliveira
Nome: Aline Rita de Oliveira Silveira 
Turma: Beta 
Questões:
Leia o artigo: Esquistossomose mansônica em vesícula seminal e responda:
1) Qual o quadro clínico inicial do paciente? 
= Ele estava sendo submetido à avaliação periódica de próstata, quando apresentou uma elevação no antígeno específico de próstata (PSA). Após exames, ele foi diagnosticado com adenocarcinoma de próstata e foi submetido a uma prostatectomia radical com retirada de toda a próstata com sua cápsula, vesículas seminais, deferentes e linfonodos. O exame histopatológico confirmou o diagnóstico de adenocarcinoma de próstata e também identificou ovos inviáveis de schistosoma mansoni na vesícula seminal. Ademais, todas as secções da vesícula seminal revelaram, em meio ao estroma fibromuscular, ovos calcificados deschistosoma mansoni, caracterizados pela presença de espícula lateral, sem evidência de fibrose ou formação de granuloma.
2) Qual exame identificou os ovos do Schistossoma mansoni? 
= Foi o exame histopatológico.
3) Qual o agente etiológico mais comum neste caso? 
= Schistosoma haematobium, e o mais raro é o Schistossoma mansoni. 
4) Qual a relação deste caso com neoplasias? 
= Acredita-se que o Schistosoma haematobium, agente etiológico predominante na esquistossomose urinária, é carcinogênico para humanos e predispõe ao aparecimento do carcinoma de células escamosas da bexiga, um tipo de câncer vesical relativamente incomum em regiões não-endêmicas. Contudo, ainda não existem evidências suficientes que demonstrem relação entre schistosoma mansoni e neoplasias, sejam da bexiga, próstata ou vesículas seminais. Ademais, não sabe-se se essa ou a espécie anterior tem alguma associação com o câncer da próstata, sendo que a questionável associação entre esquistossomose e o câncer de próstata ainda não foi profundamente estudada.
Leia o artigo: Esquistossomose cutânea ectópica: relato de caso e responda:
1) Como explicar a presença de ovos de Schistossoma mansoni na anatomopatológico sendo o exame de fezes negativo? 
= Schistosoma no exame anatomopatológico é o principal para o diagnóstico, uma vez que consegue-se detectar facilmente os ovos em estágio recente, e são necessários múltiplos cortes do tecido quando os ovos estiverem na fase tardia. Por isso, no exame de fezes o resultado foi negativo, uma vez que os ovos situam-se na derme, muitas vezes em grupos, associados a um infiltrado inflamatório difuso, contendo um predomínio de eosinófilos. 
Leia o artigo: Esquistossomíase pulmonar aguda: achados na TCAR e apresentação clínica e responda:
1) a) Quais as principais espécies que parasitam o homem? 
= São elas: Schistosoma mansoni, que é bastante comum na África, Arábia e América do Sul; Schistosoma haematobium, comum na África e Arábia; e Schistosoma japonicum, presente no Japão e na China.
b) Qual o habitat de cada uma delas (parasita adulto)? 
= Os parasitas adultos se localizam no plexo venoso vesical no caso de Schistosoma haematobium, ou no plexo venoso mesentérico, como no caso de Schistosoma mansoni e Schistosoma japonicum. 
c) Qual a via de eliminação dos ovos? 
= A eliminação dos ovos é feita pela urina e pelas fezes. 
2) Cite e explique as fases da esquistossomíase. 
= Ela possui três fases de acordo com a migração do helminto, sendo elas: a dermatite alérgica (cercarial), fase inicial que ocorre durante a penetração da cercária na pele, nessa fase as manifestações alérgicas predominam; são mais intensas nos indivíduos hipersensíveis e nas reinfecções. Além das alterações dermatológicas ocorrem também manifestações gerais devido ao comprometimento em outros tecidos e órgãos; tem a esquistossomíase aguda, que ocorre durante a fase de postura dos ovos; e a esquistossomíase crônica, quando há formação de granulomas e fibrose em volta dos ovos do helminto retidos na vasculatura pulmonar, podendo essa causar arteriolite obliterante e hipertensão pulmonar. Ademais, a doença crônica é geralmente observada em moradores de áreas endêmicas; no entanto, a forma aguda ocorre mais frequentemente em visitantes ocasionais nessas áreas. 
3) Caracterize a esquistossomíase pulmonar aguda em relação ao ciclo biológico. 
= Quanto ao seu ciclo biológico, a doença surge após uma reação de hipersensibilidade que ocorre em cerca de 16-90 dias após a penetração da cercária pela pele, em razão de uma migração de ovos e do esquistossômulo no sangue, atingindo inicialmente os pulmões e, posteriormente, o sistema porta-hepático (circulação do fígado), onde os ovos permanecem até completar a maturação.
4) Qual a importância do diagnóstico e tratamento precoces? 
= A importância do diagnostico e tratamento precoces dessa enfermidade se dá para promover a prevenção de graves complicações tardias, como o desenvolvimento de hipertensão pulmonar, cor pulmonale e fístulas arteriovenosas pulmonares, dentre outras complicações possíveis. 
5) Podemos relacionar a síndrome Loffler-like com a ancilostomíase? Explique
= Essa síndrome é causada principalmente por infecção por parasitas que realizam parte do ciclo biológico nos pulmões, como o Necator americanus e o Ancylostoma duodenale, que causam a ancilostomíase. Sendo que as manifestações pulmonares mais precoces da esquistossomose são decorrentes da migração sanguínea ou linfática do parasita através do pulmão e produzem tal síndrome. Ademais, o padrão radiológico dessa síndrome é caracterizado por áreas de consolidações pulmonares ou de atenuação em vidro fosco, bilaterais e subpleurais, as quais são transitórias e migratórias em curtos intervalos de tempo; em geral, essas áreas desaparecem dentro de um mês. 
Larva migrans cutânea:
Agente etiológico: é causada por uma espécie de ancilóstomo denominada Ancylostoma. Ancilóstomos são parasitas.
Como ocorre a infecção: é uma infecção por ancilóstomos transmitida a partir da terra úmida e quente, ou quando a pele fica exposta à areia.
Sintomatologia: Estes parasitas, ao penetrarem na pele, provocam lesão avermelhada semelhante à picada de insetos, vermelhas e com coceiras. E, nos dias seguintes, a larva faz trajetos sinuosos, pois não consegue alcançar as camadas mais profundas da pele. Essa lesão, tipicamente reconhecida pelo padrão visual das curvas, que formam mapas, chamando-se também de bicho geográfico. Na região glútea, a forma pode ser mais papulosa, e não tanto sinuosa, tornando o diagnóstico mais difícil. 
Diagnóstico: é essencialmente clínico. A aparência do prurido é característica. Tem 2 - 3 milímetros largos, lineares ou tortuosos, erythematous, e frequentemente vesicular, assim como intensas coceiras. Ademais, esta trilha tortuosa aumentada move-se na taxa de 1mm - 2 cm um o dia.

Outros materiais