Buscar

Obrigação Presente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Obrigação presente é aquela que existe, considerando que uma obrigação envolve sempre outra parte a quem se deve a obrigação. Não é necessário saber a identidade da parte a quem se deve a obrigação, na verdade, a obrigação pode ser ao público em geral. Em virtude de obrigação envolver sempre compromisso com outra parte. Por Exemplo: salários a pagar é uma obrigação da empresa com todos os funcionários. Uma característica essencial para a existência de passivo é que a entidade tenha uma obrigação presente. Uma obrigação presente é um dever ou responsabilidade de agir ou de desempenhar uma dada tarefa de certa maneira, pode ser legalmente exigível ou não formalizada. Obrigação legal é uma obrigação que deriva de: a) contrato (por meio de termos explícitos ou implícitos); b) legislação; ou c) determinação da justiça. As principais obrigações apresentadas no balanço são: 
• Contas a pagar em geral; 
• Financiamentos a pagar; 
• Arrendamento mercantil financeiro; 
• Passivos tributários;
• Instrumentos financeiros – derivativos e debêntures; 
• Provisões passivas; 
• Receitas antecipadas; Obrigação não formalizada surge de padrão estabelecido de práticas passadas, de políticas publicadas ou de declaração onde a entidade tenha indicado a outras partes que aceitará certas responsabilidades. Um evento que não gera imediatamente uma obrigação pode gerá-la em data posterior, por força de alterações na lei ou porque um ato da entidade (por exemplo, uma declaração pública suficientemente específica) dá origem a uma obrigação não formalizada. Por exemplo, quando forem causados danos ambientais, pode não haver obrigação para remediar as consequências, contudo, quando a entidade publicamente aceita a responsabilidade pela retificação do meio ambiente ela cria uma obrigação não formalizada. Esta obrigação normalmente ocorre quando a empresa se compromete, por questão de política mercadológica ou de imagem, retificar defeitos em seus produtos; conceder algum benefício aos funcionários, à sociedade ou ao meio ambiente. 
Por exemplo: Obrigação com a extensão da garantia de produtos já vendidos. Obrigação com a participação nos lucros maior que o acordado com os funcionários. Obrigação com a recuperação ambiental de uma praça ou rio na sua localidade. Como a empresa se comprometeu em público ela não tem nenhuma alternativa realista senão liquidar essa obrigação e as importâncias que espera gastar constituem passivos em contrapartida de despesas que serão lançadas na Demonstração do Resultado do Exercício. Obs.: Guardem: A empresa pode ter uma obrigação contratual (legal) ou uma obrigação que ela assumiu como parte de suas atividades sendo uma promessa (não formalizada). 
Deve-se fazer uma distinção entre obrigação presente e compromisso futuro. A decisão para adquirir ativos no futuro não dá origem, por si só, a uma obrigação presente. A obrigação normalmente surge somente quando um ativo é entregue ou a entidade ingressa em acordo irrevogável para adquirir o ativo. Nesse último caso, a natureza irrevogável do acordo significa que as consequências econômicas de deixar de cumprir a obrigação, como, por exemplo, em função da existência de penalidade contratual significativa, deixam a entidade com pouca, caso haja alguma, liberdade para evitar o desembolso de recursos em favor da outra parte

Continue navegando