Buscar

PPE I - Relatorio Observacao Escola

Prévia do material em texto

Aluna: Helena Kira 
Profª.: Neyse Muniz
Disciplina: PPE I (2023.1)
IEF - UFF 
Relatório de observação diagnóstica – COLUNI
A CRECHE 
Localizado no Campus do Gragoatá e parte da Universidade Federal Fluminense (UFF), a Creche da UFF foi inaugurada em outubro de 1997 após partir da demanda da comunidade acadêmica que reivindicavam um espaço voltado à educação e cuidado dos filhos. 
A creche da educação infantil é em tempo integral, das 8h às 17h, e atende crianças até 5 anos e 11 meses, por isso conseguir uma vaga lá se torna bastante concorrido. Dessa forma, o processo seletivo para é feito por meio de um sorteio público, uma forma mais democrática e justa, e não é preciso ter vínculo com a UFF para pleitear a vaga.
Após a pandemia houve uma grande migração de alunos de escolas particulares para as escolas públicas, aumentando ainda mais a procura por essa instituição. 
DADOS INSITUCIONAIS
- 2 Coordenadoras: Flávia Ferreira de Castilho
- Vice Coordenadora: Cristina Corrêa Fernandes
- 55 crianças 
- 4 turmas
- 12 Professores: 9 efetivos e 3 substitutos
- 3 Professores especialistas: 2 efetivos e 1 substituto
- 8 Mediadores de apoio à docência 
- 2 Educadores de apoio
- 3 Bibliotecários
- Equipe multidisciplinar: 2 Assistente Sociais, 1 Psicológico, 1 Enfermeiro, 1 Técnico em enfermagem, 2 Médicos pediatras, 1 Terapeuta ocupacional, 1 Pedagogo de atendimento educacional especializado.
- Para apoio pedagógico, há: 1 funcionária, 1 servidor administrativo, 1 estudante bolsista acadêmico
- 2 Nutricionistas
- 1 Cozinheiro
- 3 Auxiliares de cozinha
- 2 Zeladores
- 1 Porteiro
- 4 Funcionários da limpeza 
Toda a quarta-feira do mês tem reunião com todos os docentes, inclusive com o professor de Educação Física participa e a última quarta-feira do mês é realizada uma reunião com todos os funcionários da escola. 
A PROPOSTA DESENVOLVIDA PELA ESCOLA
A proposta pedagógica se organiza a partir de um conjunto de referências, como a legislação brasileira sobre Educação Infantil; uma concepção teórica de infância e de Educação Infantil; princípios e valores que apontam para as práticas cotidianas na educação de crianças de zero a cinco anos e 11 meses. 
A educação infantil é dividida em 4 turmas multi-idades: azul, amarelo, verde e vermelho. Atualmente 55 crianças estudam lá, com 12 professores efetivos e 3 substitutos, além de 3 professores especialistas, 8 mediadores e 2 educadores de apoio. Os professores têm a carga horária de 40h de dedicação exclusiva. 
As turmas trabalham com projetos, justamente por serem multi-idades. Isso pode causar um estranhamento de “como eles aprendem tendo diferentes idades”, mas nas universidades os alunos também não têm a mesma idade e todos conseguem aprender. 
A escola trabalha com ensino, pesquisa e extensão baseadas em ordenamento legal (constituição de 1988; Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990; LDBEN, 9.394/96); Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil (BRASIL, 2009); e também na ideia de que a criança é um sujeito de direitos; o cuidar e o educar como processo indissociáveis; trabalho integrado com as famílias; incentivar interações e brincadeiras; vivência de práticas democráticas. Assim, a escola cria relações educativas que aposta na organização dos grupos multi-idade; uma educação integral em horário integral; currículo emergente e dinâmica pedagógica; ausência do trabalho com efemérides; construção de conhecimento a partir do encontro entre adultos e crianças, crianças e crianças e adultos e adultos, inseridos no meio; avaliação processual a partir da observação e registros; travessia com as crianças para o “Coluni grande”; educação em conjunto com a comunidade educativa; participação das famílias; e a participação e relação democrática, por meio de entrevistas, representação das famílias por grupos, colegiados, reuniões periódicas e o Encontra com as Famílias.
Dessa forma, algumas vivências muito interessantes foram citadas pelas coordenadoras, como a criança não precisar de permissão para circular pela escola ou para ir ao banheiro. Ela sabe que pode ir a qualquer momento e depois deve retornar para a sala, ou o espaço em que estava.
Essa unidade escolar não trabalha com datas comemorativas, porque elas se tornam algo repetitivo e muitas delas são do campo de privado e não coletivo, como o Dia das Mães e Dia dos Pais, além de serem datas meramente comerciais. Então as crianças não têm o costume de lembrar dessas datas e muito menos pedir presentes, como no Dia das Crianças, por exemplo. Entretanto, a Festa Junina, por ser uma festa popular, é uma data muito celebrada na escola é o Encontro com Famílias, que é outro momento de troca entre os alunos, familiares/rede de apoio e a escola. 
ESPAÇOS FÍSICOS 
- Auditório 
- Espaço de exposição 
- Sala dos professores
- Sala da equipe multidisciplinar 
- Sala de saúde: quando precisa de atendimento, ou acontece algum 
- Sala de recursos multifuncional para atendimento profissional especializado 
- Ateliê
- Refeitório: apenas duas turmas por vez. Os alunos se servem e decidem a quantidade de comida e o que quer comer. É o único momento que os alunos formam fila.
- 3 espaços livres com grama e área aberta
- Biblioteca: os alunos vão à biblioteca 3 vezes por semana e podem reservar, prorrogar o empréstimo de livros etc.
- Todas as salas têm acesso a área externa
- 4 salas: Cada professora organiza a sala de acordo com as suas necessidades. 
MATERIAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 
- Algumas bolas de plásticos
- Algumas bolas de ping-pong
- Corda
- Algumas garrafas pets
- Macarrão de piscina 
TURMA VERMELHA:
- 15 alunos: 9 meninas e 6 meninos
- 2 autistas com laudo (diagnosticados)
- Projeto: “Brincando de Descobrir”
- Nome da professora: Isabela e Roberta (parceira)

Continue navegando