Buscar

BIOQUIMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BIOQUIMICA
CADEIRA RESPIRATÓRIA
Glicose em piruvato (glicólise): citosol
Piruvato em acetil: matriz mitocondrial
Ácidos graxos, aminoácidos: matriz mitocondrial.
Ciclo de Krebs: matriz mitocondrial
Cadeia respiratória: na membrana interna crista mitocondrial
Todas as reações de oxidação, com exceção da glicólise e piruvato, acontecem na matriz mitocondrial. 
Membrana externa permeável a moléculas e íons, presença de porinas que deixa passar. Já a interna não e permeável a pequenas moléculas nem íons, precisa-se de transportadores de membrana. Espaço intermembrana (entre a interna e a externa). 
Quais as enzimas que fazem parte da cadeia respiratória? Complexo I, II,III, IV, ulbiquinona, citocromo C, ...
O elétron vem do FADH e é transportado
Uma única mitocôndria pode ter mais de 10.000 complexos enzimático para formar ATP
Tecidos que tem maior atividade metabólica possuem maior quantidade de mitocôndrias, como musculo esquelético, cérebro, coração.
Tecidos que possuem menor atividade metabólica, possui menor quantidade mitocôndrias, possui menor extensão da membrana interna, como a pele.
NADH e FADH2, que foi produzido ou na glicólise, ou ciclo de Krebs, etc, se o par de elétrons vem do NADH ele transfere par de elétrons para o complexo I. Se vier do FADH2 vai para o complexo II direto. 
Esse par de elétrons vindo do NADH O complexo I se deforma, permite abertura canais de prótons, que são bombeados prótons H+ (exatamente 4 prótons) para o espaço Inter membrana, como se fosse uma hidrelétrica. Esse par de elétrons caminha na direção do oxigênio. Do complexo I vai para a ulbiquinona que esta difundida na membrana interna da mitocôndria (ela é hidrofóbica) ela pega esse par de elétrons e transfere para o complexo III, quando o par de elétrons esta nesse complexo abrem os canais de prótons e são bombeados 4 prótons da matriz para o espaço Inter membrana. Complexo III transfere para o citocromo C que esta no espaço Inter membrana, que transfere para o complexo IV que também abre os canais de prótons, mas bombeia 2 prótons, já que tem pouca energia (da matriz para o espaço Inter membrana). Ai acha o oxigênio, que é o aceptor final de elétrons da cadeia respiratória. 
Todos esses prótons que foram bombeados para o espaço Inter membrana serão retornados para a matriz mitocondrial. Esse retorno dos prótons H+ que faz a enzima girar, nesse giro que fornece energia para ligar fosfato e formar o atp.
Foi bombeado grande quantidade de prótons H+ para o espaço Inter membrana, que acaba criando uma diferença de carga comparada com a matriz mitocondrial. Além disso, há uma diferença de acidez também. Cria-se uma força promotriz que impulsiona os prótons a se liga a voltar para a matriz mitocondrial, quem proporciona essa volta é a força. Ela e gerada em função da diferença de ph do espaço Inter membrana e da diferença de cargas. Esse espaço está mais ácido, mais positivo que a matriz. Espaço intermembrana (p-positivo) e a matriz espaço (n-negativo). Ele (protons) volta através da enzima atpsintase para a matriz, ai gira e fornece energia para formar ATP. Retornam 3 prótons H+ por vez através da ATPsintase, que a faz girar e fornecer energia para o fosfato se ligar ao ADP e formar ATP.
Para gerar atp na matriz precisa de ADP e P (permeáveis a membrana externa), quando o fosfato inorgânico se liga ao ADP forma o ATP. O ATP é formado na matriz mitocondrial. 
Cada NADH forma 2,5 ATP. Cada NADH são bombeados 10 prótons H+. Para formar 1 ATP precisa de 4 protóns H+. 
Transporte ativo:
-uniporte: entra apenas um único íon. 
-antiporte: entra um e sai outro, fluxos contrários. O ADP vai entrar, em troca sai um ATP recém-formado pela ATPsintase (tem que sair da mitocôndria para abastecer os tecidos). 
-simporte: modo que o fosfato entra. Entram dois íons na mesma direção. Fosfato translocase. Entra próton H+ e grupo fosfato. 
*fosforilação oxidação
Se vier do FADH2 tem outro caminho, não passa pelo complexo II. A única coisa diferente é que passa pelo complexo II. Transfere o par de elétrons para o complexo II e ai esse complexo não tem capacidade para bombear prótons, não tem canais, transfere para a ulbiquinona, que transfere para o complexo III que abre canais de prótons. O III para o citocromo C, e deste para o complexo IV que abre canais de prótons, são bombeados 2 prótons e dai para 
*São bombeados 6 protons H+ 
*Fornece menos que o NAD
*Contabilizando: para cada FADH2 são produzidos 1,5 ATP na cadeia respiratória
A enzima que gera atp é a atpsintase
Depois o retorno desses prótons H vai fazer a enzima girar, fornecer energia para formar ATP.ele vai do complexo I, III, IV. 
Essas enzimas estão ligadas a membrana interna da mitocôndria
Balanço geral:

Outros materiais