Buscar

Objeto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OBJETO JURÍDICO
No que tange ao objeto, para o negócio jurídico ser válido, o objeto deve ser lícito (de acordo com a lei, moral, ordem pública e bons costumes – ex.: é vedado o contrato de herança de pessoa viva pelo art. 426 do CC); deve ser possível (ex.: não pode ser objeto de contrato uma viagem para júpiter); e determinado (individualizado) ou, ao menos, determinável – passível de individualização em um momento futuro (ex.: não se pode comprar um animal sem especificar a espécie). Caso contrário, o negócio jurídico será nulo. 
Art. 426. Não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva
Art. 106. A impossibilidade inicial do objeto não invalida o negócio jurídico se for relativa, ou se cessar antes de realizada a condição a que ele estiver subordinado.
• se a impossibilidade do objeto for relativa, isto é, se a prestação puder ser realizada por outrem, embora não o seja pelo devedor, não ocorre a invalidade do negócio jurídico; e 
• se o negócio jurídico contendo objeto impossível, tiver sua eficácia subordinada a um evento futuro e incerto, e aquela impossibilidade cessar antes de realizada aquela condição válida será a avença.

Continue navegando