Buscar

Função tubular 2

Prévia do material em texto

Função tubular
Na alça ascendente espessa irá ter muita ação de diuréticos, pois existem transportadores importantes que atuam captando solutos do túbulo. Área de alta reabsorção de solutos! 
“O ramo ascendente espesso da alça de Henle é o local de ação dos potentes diuréticos de alça, como a furosemida (Lasix), o ácido etacrínico e a bumetanida, todos os quais que inibem o cotransportador de 1-sódio, 2-cloreto, 1-potássio.”
O que torna o interstício medular renal hiper osmótico?
1) Sistema multiplicador contracorrente 
2) Recirculação da ureia
O córtex é isosmótico em relação ao plasma. Já a medula torna-se progressivamente mais concentrada.
SISTEMA MULTIPLICADOR
Etapa 1 – existe um fluxo continuo de filtrado glomerular
Etapa 2 – Reabsorção de solutos para o interstício 
Etapa 3 – Reabsorção de agua para o interstício pois ele está mais concentrado, tornando o filtrado mais concentrado (por isso ficou 400)
Secretamos ADH quando nosso sangue está mais concentrado (situações de desidratação). O ADH, além de reabsorver água nos túbulos distais, também reabsorve UREIA. A ureia colabora em torno de 40-50% da concentração do interstício 
O ADH também é conhecido como arginina vasopressina, ele se liga ao seu receptor do tipo V2 (O V1 é o que faz a contração do músculo liso – outro efeito do ADH), ativa adenilato-ciclase que pega ATP e forma AMPc , ativa a proteína cinase A (PKA) que fosforila algumas proteínas que irão promover a translocação de aquaporinas 2 (AQP-2) para a membrana apical, permitindo a entrada de H2O pela célula.
A osmolalidade do sangue é o principal fator para a liberação de ADH!
CASO CLÍNICO
Devido a cálculos renais recorrentes, uma pessoa foi orientada a beber muita água ao longo do dia. Essa pessoa bebeu 1 litro de água de uma vez. 
A. Após 1 hora da ingesta de água, como está a concentração da urina? E do plasma?
A concentração da urina está baixa e a do plasma também
B. O que acontece com a concentração de ADH após 1 hora da ingesta? 
Diminui, pois não há mais necessidade de reabsorção de água pelo organismo.
C. O que acontecerá com a diurese dessa pessoa após 1 hora?
Ira aumentar, pois mais agua irá se manter no lúmen tubular e ser excretado.
Após 1 hora da ingesta de água, como está a concentração da urina? E do plasma? 
R: A concentração de urina está diminuída e a do plasma fica constante. Porém no gráfico demonstra uma leve queda na concentração do plasma, tal que vai ser respondida com estímulo hormonal que irá rapidamente aumentar a taxa de fluxo urinário.
 O que acontece com a concentração de ADH após 1 hora da ingesta? 
R: Ele está diminuído, porque, não há necessidade de reter água no interstício, logo, a ureia permanece no filtrado e não promove a reabsorção de água para o interstício. 
 O que acontecerá com a diurese dessa pessoa após 1 hora?
R: Vai aumentar, porque a água que ela ingeriu já participou dos processo de filtração no néfron e deu origem à excreta em forma de urina.
2) Recirculação da ureia
O ADH, além de colocar canais de aquaporinas, ele estimula canais transportadores de ureia do tipo UT-A1 e UT-A3.
Por que a água que deixa o ramo descendente da alça de henle não dilui o líquido intersticial medular?
Por conta dos vasos restos que estão organizados de forma CONTRA CORRENTE
CASO 2
Paciente Silvio, 80 anos, teve um acidente vascular cerebral há 5 anos e desde então está acamado. Mantém a fala empastada, o que dificulta a comunicação com sua filha. Certo dia, ela nota que o paciente está mais desanimado que o habitual, sua urina está mais concentrada e em menor volume. Ele é levado ao médico da Unidade Básica de Saúde. Ao exame físico apresenta-se desidratado (2+/4+), mas corado. Pulsos radiais finos, simétricos, auscultas pulmonar e cardíaca normais. Sinais vitais: PA 95/50 mmHg, Frequência Cardíaca 105 bpm, com demais sinais normais. Os exames mostraram sódio sérico de 150 mEq/L (VR: 135-145 mEq/L) e uréia de 70 mg/dL.(VR: 10 - 50 mg/dL). Após hidratação oral e venosa, há normalização dos sinais vitais e dos exames laboratoriais. 
A. Como está a osmolaridade do plasma deste paciente antes do atendimento?
Alta osmolaridade devido a desidratação 
B. Antes do atendimento, é provável que determinado hormônio estava em altos níveis, na tentativa de manter a homeostase. Qual seria este hormônio? 
ADH
C. Por que há aumento da ureia no sangue? 
A ureia no sangue está aumentada devido o ADH promover a reabsorção de água, tornando o filtrado hiperosmótico, ou seja, grande a concentração de ureia no ducto coletor. Assim, ocorre a difusão de ureia para o interstício que, posteriormente acaba sendo reabsorvida pelos capilares sanguíneos ao redor.
D. Possivelmente, o interstício medular desse paciente estava altamente concentrado. Em qual característica essa afirmação se baseia?
Solutos reabsorvidos no ramo ascendente + influxo contínuo de solutos vindo do túbulo proximal = multiplica a concentração no interstício.
CASO 3
Durante uma consulta à pediatra de sua filha, uma mãe relatou que a urina de sua filha recém-nascida era quase transparente, sendo inclusive difícil para enxergar a urina na fralda. A pediatra explicou que os bebês não conseguem concentrar a urina como os adultos pela falta de proteínas na alimentação. 
Explique por que a falta de proteínas na alimentação levará a uma urina diluída.

Continue navegando