Buscar

Denise - saude do trabalhador

Prévia do material em texto

ENFERMEIRO DO TRABALHO FRENTE AS DOENÇAS OCUPACIONAIS E 
Denise Silva Cardoso
04060275
Enfermagem
Ao analisar os três casos expostos no enunciado, é possível afirmar que os casos arremetem a problemas diferentes, entretanto, a conduta do profissional é protocolar, e os pontos fundamentais que devem ser observados e analisados criteriosamente pelo enfermeiro do trabalho, no primeiro caos, relacionado ao acidentes de trabalho com exposição a material biológico (ATEMB), entretanto, de antemão, é imprescindível que o profissional oriente a vítima do acidente a manter a calma, analise se a mesma estava usando de modo correto seus equipamentos de proteção individual (EPIs) e se seguiu de acordo aos protocolos de atendimento pós-acidente. avaliar se estava fazendo uso do equipamento de proteção individual, verificar se houve falhas no processo de trabalho.
Em relação a análise do segundo caso, é preciso que seja ponderar de como o maqueiro exercia suas atividades de trabalho, quais os riscos ele tinha durante sua jornada de trabalho, e também, se o seu afastamento foi motivado pelo movimento repetitivo que atuava diariamente quando trabalhava. 
No terceiro caso, avaliar-se-á as condições de trabalho ao qual o profissional estava exposto, buscar encaminha-lo a orientação psicológica para iniciar o tratamento, sendo considerado o impacto emocional causado pelo acidente de trabalho, como ansiedade, sofrimento e abalo emocional.
Quando o tema base do enunciado são os tipos de doenças ocupacionais presentes em cada caso, no primeiro, há o acidente causado pela exposição ao risco biológico, no segundo caso está se referindo as “Lesões por esforços repetitivo” e os “Distúrbios osteomusculares”, sendo estes, classificados com as siglas Ler e Dort respectivamente, sendo que acorre com muita frequência em profissionais os quais se expõem por um tempo prolongado de forma repetitiva. No terceiro caso, encaixa-se em transtornos mentais, ao qual se manifesta inicialmente por crises de ansiedade, se não tratado precocemente, progride para um quadro de depressão. 
Transtornos mentais relacionados ao trabalho estão diretamente relacionados com as condições de trabalho que o profissional possui, a qual é possível que os mesmos fiquem desanimados, tendo preocupações acumuladas e a falta de expectativas relacionadas ao próprio trabalho, o trabalhador fica muito mais vulnerável a desenvolver transtornos. Os transtornos que mais acometem os trabalhadores, além da ansiedade e depressão, um dos mais diagnosticados é a síndrome de burnout, tendo também o estresse ocupacional, a síndrome do pânico e a somatização.
Referências:
https://hospitalsantamonica.com.br/transtornos-mentais-relacionados-ao-trabalho-conheca-os-principais/
https://www.scielo.br/j/fractal/a/KrXHs3m8gWT7JLFWmX6PkDH/

Continue navegando