Buscar

Ionilde - saude do trabalhador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SAÚDE DO TRABALHADOR
Ionilde Aires Pereira
04070823
Enfermagem
É de função do enfermeiro do trabalho, analisar e observar e posteriormente protocolar, no primeiro caso, verificar se a funcionaria acidentada estava, na hora do ocorrido, usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) corretamente, analisar se no momento do acidente houve falhas no processo de trabalho, e, indubitavelmente, orientar a vítima do acidente com o perfuro cortante a manter a calma e depois de apurar os acontecimentos, dialogar com a mesma para manter a calma e seguir as orientações. 
Quanto a função do enfermeiro no segundo caso, é preciso que o mesmo analise como era realizada as tarefas pelo maqueiro, se ele, ao praticar suas funções correia algum risco de acidente e se o que motivou o seu afastamento foi o seu modo de trabalho repetitivo.
No terceiro caso, é preciso que o profissional designado, avalie as condições de trabalho ao a medica era exposta, encaminhando-a a orientação psicológica para iniciar o tratamento. 
No primeiro caso, a técnica de enfermagem está exposta a doenças ocupacionais relacionadas à exposição a material biológico, como no caso dela que ocorreu um acidente com o vírus do HIV, podendo ser também de hepatites B e C, e outras infecções. No segundo caso, o maqueiro está vulnerável a doenças ocupacionais referentes a constante repetições, como tendinite nos punhos e lesões musculoesqueléticas. Por fim, no terceiro caso, a médica está suscetível a doenças ocupacionais relacionadas ao estresse e à sobrecarga de trabalho, como transtornos mentais.
Os transtornos mentais relacionados ao trabalho são aqueles que têm como causa principal o ambiente de trabalho e as condições oferecidas pelo estabelecimento, é possível que a profissional desenvolta algum tipo de transtorno por conta de fatores como sobrecarga de trabalho, pressão por resultados, falta de autonomia, conflitos interpessoais, assédio moral, entre outros. Os que mais afetam os profissionais da saúde são a ansiedade, a depressão e o estresse, mas também, sendo importante mencionar a síndrome de burnout, que vem acometendo cada vez mais esses profissionais.
Sendo imprescindível que estes estabelecimento de saúde aderem medidas de prevenção e promoção da saúde mental dos trabalhadores, como a realização de campanhas de conscientização, a oferta de suporte psicológico e a melhoria das condições de trabalho.
Referências:
https://hospitalsantamonica.com.br/transtornos-mentais-relacionados-ao-trabalho-conheca-os-principais/

Outros materiais