Buscar

pactos adjetos à compra e venda, contrato de doação e atos unilaterais

Prévia do material em texto

Institutos Jurídicos em Contratos
Pactos Adjuntos à Compra e Venda:
 - Explora cláusulas de retrovenda e preferência convencionada em transações imobiliárias, abrangendo direitos, obrigações e violações dessas cláusulas.
Compra e Venda de Móveis com Reserva de Domínio:
 - Detalha a propriedade resolúvel em vendas de bens móveis, onde o vendedor mantém a propriedade até o pagamento integral, incluindo formalidades e riscos para o comprador.
Contrato de Doação:
 - Características, elementos subjetivos e objetivos, formalidades e efeitos do contrato de doação, um contrato gratuito.
Doação: Consentimento e Capacidade Jurídica:
 - Importância do consentimento, capacidade jurídica do doador e do donatário, e as diferentes formas de aceitação da doação.
Doação Meritória e Remuneratória:
 - Exame das doações reconhecendo mérito ou como retribuição, discutindo suas naturezas e consequências jurídicas.
Objeto da Doação e Situações Especiais:
 - Explora situações especiais de doação, como subvenção periódica, doações propter nuptias e reversão de bens doados ao patrimônio do doador.
Doação Universal e Inoficiosa:
 - Análise sobre a nulidade da doação de todos os bens sem reserva e a doação inoficiosa que excede o disposto em testamento.
Doação com Encargo:
 - Explicação das obrigações do donatário em doações com encargos e as condições para revogação da doação.
Revogação da Doação:
 - Causas de revogação da doação, incluindo ingratidão do donatário e inexecução do encargo, e situações em que a revogação por ingratidão não se aplica.
Atos Unilaterais:
 - Visão geral dos atos unilaterais no direito civil, como promessa de recompensa, gestão de negócios, pagamento indevido e enriquecimento sem causa.
Pagamento Indevido: Explora o conceito de pagamento indevido, destacando-o como uma fonte autônoma de obrigação e uma espécie de enriquecimento sem causa.
Enriquecimento Sem Causa: Detalha o princípio do enriquecimento sem causa, incluindo seus pressupostos e diferenças em relação à responsabilidade civil.
Promessa de Recompensa: Explica a natureza jurídica da promessa de recompensa e seus requisitos, como anúncios públicos e condições possíveis.
Gestão de Negócios: Discute a gestão de negócios sem autorização, incluindo a responsabilidade do gestor e a eventual vinculação do dono do negócio aos atos do gestor.

Continue navegando