Buscar

rprovaemp2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA 2- EMPREENDEDORISMO - UVA/EAD/2023
1- É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Tem por objetivo não esgotar os recursos para o futuro. O conceito mencionado se refere a que desenvolvimento?
A) Econômico.
B) Populacional.
C) Geográfico.
D) Sustentável.
E) Profissional.
2- Empreendedorismo é uma palavra bastante usada no contexto atual. Apesar de popular agora, as primeiras definições desse termo são advindas do século XIV. Considera-se que o termo empreendedor teve origem na palavra francesa entrepreneur, e refere-se à pessoa que faz alguma construção ou coisa. A respeito da evolução do termo empreendedorismo, avalie as informações a seguir.
I. Inicialmente o termo empreendedorismo era utilizado para designar pessoas que assumiam o risco econômico de iniciar um novo negócio.
II. A definição atual sobre o empreendedorismo está relacionada à pessoa que busca solução de problemas potencializando as oportunidades.
III. O termo empreendedorismo passou por transformações desde o seu primeiro uso.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) I, II e III.
E) II e III, apenas.
3- Segundo Kotler, o consumidor forma preferências entre as marcas no conjunto de escolha; pode também formar uma intenção de compra para adquirir a marca preferida. Assinale o item que apresenta 2 fatores que podem influenciar a intenção e a decisão sumária de compra.
A) O preço e a qualidade do produto.
B) A origem do produto e o estilo de vida.
C) O sentimento de urgência e a empresa fabricante.
D) A atitude de outros e as situações imprevistas.
E) A crença e os costumes adquiridos durante a vida.
4- No Brasil, o processo de modernização gerencial, tecnológico e dos processos de trabalho também ocasionou, a partir da segunda metade dos anos 80, o crescimento das taxas de fundação de novos negócios. A terceirização das atividades não essenciais nas empresas de médio e grande porte e as mudanças no mundo do trabalho com redução na oferta de empregos formais geraram a criação de dezenas de empresas de pequeno porte, representando a alternativa encontrada pelas pessoas para obterem trabalho e renda. Uma das preocupações com a expansão dos pequenos negócios é o alto índice de mortalidade desses negócios nos primeiros anos de atividades. Apesar da preocupação com a taxa de mortalidade dos pequenos negócios, verifica-se que, a partir dos anos 90, a cada ano, o nascimento de pequenas empresas continua crescendo, como também vem expandindo o número de atividades autônomas na economia brasileira, parecendo indicar que existem fortes motivos para que milhares de pessoas se aventurem na atividade empreendedora.
OLIVEIRA, Dílson Campos; GUIMARÃES, Liliane de Oliveira. Perfil empreendedor e ações de apoio ao empreendedorismo: o NAE/Sebrae em questão. Revista Economia & Gestão, v. 6, n. 13, 2006. Tendo como base o texto apresentado, analise o caso fictício a seguir.
Ronan é um empreendedor por essência. Em 14/08/2019, ele constituiu, junto com dois amigos, a empresa Turim Comércio de Roupas Ltda. Ronan nunca teve boas condições financeiras e, durante muito tempo, comprou roupas em São Paulo e Goiânia para vendê-las em sua cidade, Ourinhos – SP. Mas, agora, ele era dono de uma empresa e isso lhe trazia muito orgulho. Ronan não tem muito estudo, cursou até o final do ensino fundamental somente. E essa falta de estudo de Ronan tem preocupado Paulo, seu primo e gestor da empresa. Não, necessariamente, pelo estudo em si, mas pela resistência que Ronan tem em se manter informado sobre o negócio, sobre seus clientes, sobre fornecedores e sobre o mercado no qual está inserido. Ronan alega que, para uma empresa dar certo, o dono precisa ter vocação e não ficar estudando. Considerando os conceitos relacionados às características empreendedoras e o caso apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. É possível dizer que a alegação de Ronan quanto à desnecessidade de estudo sobre os aspectos relacionados à sua empresa está correta.
PORQUE
II. Um empreendedor, para ter sucesso em seu negócio, deve ter conhecimento de como negociar, não sendo fundamental buscar outras informações de mercado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) As asserções I e II são proposições falsas.
E) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5- O sonho de obter um negócio próprio consiste muito mais na preparação do negócio e no conhecimento do mercado do que no simples fato de criar um negócio. A respeito dos entraves à atividade empreendedora, julgue os itens a seguir.
I. As características inovadoras dos negócios brasileiros são como um propulsor para o empreendedorismo.
II. A cultura imediatista compromete o planejamento e induz a atitudes reativas por parte dos empreendedores.
III. O apoio aos ambientes político e econômico do País contribue para a o surgimento de novas iniciativas empreendedoras.
IV. O sistema tributário e a burocracia na criação de um negócio são considerados ineficientes para a atividade empreendedora.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
A) I, III e IV.
B) II e IV.
C) I e II.
D) I e III.
E) II e III.
6- Empreendedorismo é sinônimo de dinheiro no bolso? O ideal é que a resposta seja positiva. Mas, na prática, nem sempre é assim. Muita gente pensa que quem tem um negócio próprio, literalmente, nada no dinheiro - e toda pessoa que resolve e tem a coragem de empreender quer e merece, de fato, ter prosperidade. No entanto, ser empreendedor não é, literalmente, ter essa garantia. Muito antes, ser empreendedor é ter a ousadia de colocar suas ideias em práticas. Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias por meio da congruência entre criatividade e imaginação. SEBRAE. O que é ser empreendedor. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-ser-empreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 3out2020 (adaptado). Diante do texto apresentado, considere o exemplo a seguir. O senhor Lúcio é um empreendedor muito conceituado em sua região. Desde pequeno, Lúcio apresentava traços de personalidade empreendedora. Ele sempre realizou ações, assumiu riscos e esperou retornos lucrativos de seus negócios. Lúcio acredita que sua busca por autorrealização e suas características pessoais são a força motivadora de seu comportamento empreendedor. Considerando as ideias e a visão de Lúcio sobre os conceitos e a abordagem do empreendedorismo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Diante do exemplo, identifica-se a abordagem psicológica do empreendedorismo, a qual surgiu como uma tentativa de aprimorar o entendimento do fenômeno e estabelecer definições mais adequadas à figura do empreendedor, sendo essa abordagem defendida por Lúcio.
PORQUE
II. A abordagem psicológica defende que o indivíduo empreendedor é aquele dotado de certas características próprias que o faz ser essa figura e agir de forma empreendedora, podendo ser identificado pelos seus traços, comportamentos e características. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
7- Os professores Chan Kim e Renée Mauborgne fazem parte do INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Empresas), uma das melhores escolas de negócios do mundo. Após estudarem cerca de 150 empresas devários setores por mais de 10 anos, eles identificaram estratégias bem peculiares de empresas que conseguem manter suas vantagens competitivas sem a ameaça de concorrentes. A esse conjunto de estratégias deram o nome de ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL.
Faça um texto elucidando como é essa estratégia e quais são suas características principais. Em seguida, dê o exemplo de pelo menos duas empresas que a utilizem (5 linhas).
RESPOSTA: - Trata-se de uma abordagem inovadora para criar novos mercados com vantagens competitivas, onde a concorrência é irrelevante. Dentre as principais características temos: Inovação de Valor, oferecendo um diferencial de valor único ao segmentar a clientela, Foco no Valor e Custo, busca a redução do custo pela eliminação de itens pouco valorizados e oferece em troca algo diferenciado e de valor, além do que, há uma Redefinição de Limites, isto é, vai além, criando outras possibilidades que não os mercados tradicionais. Citamos como exemplo: Cirque de Soleil (circo com teatro, música e dança) e a Yellow Tail (empresa australiana de vinhos).
8- É impressionante o número de novos negócios que surgem no Brasil todos os dias, o que comprova um cenário muito fértil para quem quer empreender. Muitos órgãos, como o Sebrae, têm ótimas iniciativas para fomentar o empreendedorismo no Brasil, como consultoria, capacitações e programas de incentivo. Uma categoria de empresas surge para abranger um número ainda maior de empreendedores, que é a categoria MEI – Microempreendedor Individual, surgida em 2008 com a Lei nº 128. O gráfico a seguir mostra a evolução desse formato, que hoje conta com mais de 14 milhões de empresas. Elabore um texto dissertativo expositivo elucidando os seguintes tópicos:
· O que é MEI.
· Quais as vantagens para o empreendedor.
· Como abrir um MEI. Como fechar um MEI.
RESPOSTA: - MEI são as iniciais de Micro Empreendedor Individual, na verdade um profissional autônomo, conforme a Lei nº128 com direito a CNPJ, isto é, pessoa jurídica, com conta bancária, empréstimos e emissor de NF. Para abrir um MEI bastam os dados pessoais (identificação/endereço); dados do negócio (tipo e forma de atuação e o local de realização), e uma conta gov.br. Para fechar, vá ao portal do Empreendedor em MEI, Baixa na Empresa, entre na sua conta GOV.br, insira o Código de Acesso do Simples Nacional, confirme o seu Cancelamento e gere a declaração de Baixa...
Bsorte Colega!

Outros materiais