Buscar

EMPREENDEDORISMO BRUNA AFFONSO 28292422

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE DE GUARULHOS
CURSO PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS
PAULO ÍCARO DE SALES FREITAS
MARIA DO ROZARIO AZEVEDO
BRUNA AFFONSO FERREIRA SANTOS 
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – AOL5
O plano de negócios consiste em uma ferramenta de gestão que analisa detalhadamente todas as áreas de uma organização. O plano de negócios deve permitir a análise da ideia, o seu potencial de implementação dos pontos de vista comercial e financeiro. Existem diferentes tipos de planos de negócios que podem ser implantados esse plano, como por exemplo, na fase inicial (starp-up), fase de crescimento e expansão ou reestruturação. Tem o intuito a estruturação de um empreendimento, sem ele as chances de um negócio se perder no meio do caminho e enfrentar problemas e até vir a fechar são enormes. Para evitar esses riscos e se preparar para o futuro o plano de negócios se torna indispensável. É com ele que se inicia todo o processo de estruturação de um negócio, é a visão completa da empresa onde o empreendedor estuda sobre o setor, a concorrência, fornecedores, clientes e produtos ou serviços que serão vendidos identificando pontos fracos e fortes. Ajudará na expectativa de vendas, das metas novas e aonde o empreendedor quer chegar. Apesar de não ser uma tarefa simples, especialmente em um ambiente de negócios dinâmico como o atual em que startups estão a todo o momento trazendo modelos de negócios inovadores e tornando obsoletos muitos negócios de modelos tradicionais. Por isso é necessário se pensar em um bom e bem estruturado plano de negócios, pois um plano rígido pode ser uma armadilha que leve o empreendedor à perdas e desperdícios. O empreendedor que conhece bem seu negócio, o que ele oferece como se diferencia e quais são seus interesses fica mais fácil tomar decisões e com menos erros mais oportunidades são aproveitadas e no final há uma consolidação quanto ao sucesso. Por isso a importância do plano de negócios para definir o andamento da empresa e suas ações estratégicas rumo ao sucesso do empreendedor.
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SÁ SILVA, EDUARDO; MONTEIRO; FÁTIMA. Empreendedorismo e plano de negócios. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Empreendedorismo_e_Plano_de_Neg%C3%B3cios.html?hl=pt-BR&id=qIZsBAAAQBAJ&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 28/09/2022.
SEBRAE, Artigo. Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 25/09/2022.
ANTONELLI FILHO, Paulo. Plano de negócios: o que é vantagens e como fazer um para o seu empreendimento. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/plano-de-negocios/. Acesso em: 25/09/2022.
CANIAN, Thais. Como montar um plano de negócios completo?Aprenda em 8 passos.Disponível em: https://exame.com/negocios/como-montar-um-plano-de-negocios-completo-aprenda-em-8-passos_red-01/. Acesso em: 27/09/2022
MACHADO CRUZ, JULIANA. Plano de Negócios. Disponível em: https://www.infoescola.com/administracao_/plano-de-negocios/. Acesso em: 28/09/2022.

Outros materiais